Eficácia na organização-escola:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rita
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/24174
Resumo: O nosso estudo realizou-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. A relação entre os indicadores de uma escola eficaz, a liderança e as estratégias utilizadas sempre nos mereceu uma certa preocupação, o que nos levou a escolher como tema do nosso estudo a eficácia da organização-escola. O objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos líderes do Agrupamento A sobre indicadores de eficácia e estratégias utilizadas. Para alcançar este objetivo, adotámos uma metodologia de investigação qualitativa, consubstanciada num estudo de caso. O objeto do nosso estudo foi um Agrupamento de Escolas do ensino público. A nossa amostra foi constituída por alguns elementos da gestão de topo e da gestão intermédia desse agrupamento. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, e a entrevista a membros da gestão de topo e da gestão intermédia. Os instrumentos construídos foram o guião das entrevistas, a grelha de análise de conteúdo das entrevistas e a grelha de análise global das entrevistas. Através da análise dos resultados, e tendo por base a fundamentação teórica e a nossa perspetiva, identificámos, no caso estudado e através da perceção de elementos da gestão, indicadores de eficácia e estratégias utilizadas na eficácia da escola.
id RCAP_1023e7cb0752bd500e632718b1be4b64
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24174
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Eficácia na organização-escola:Perceção dos líderes sobre indicadores de eficácia e estratégias utilizadas: Um estudo de casoEscola como organizaçãoLiderançaEscola eficazDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO nosso estudo realizou-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. A relação entre os indicadores de uma escola eficaz, a liderança e as estratégias utilizadas sempre nos mereceu uma certa preocupação, o que nos levou a escolher como tema do nosso estudo a eficácia da organização-escola. O objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos líderes do Agrupamento A sobre indicadores de eficácia e estratégias utilizadas. Para alcançar este objetivo, adotámos uma metodologia de investigação qualitativa, consubstanciada num estudo de caso. O objeto do nosso estudo foi um Agrupamento de Escolas do ensino público. A nossa amostra foi constituída por alguns elementos da gestão de topo e da gestão intermédia desse agrupamento. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, e a entrevista a membros da gestão de topo e da gestão intermédia. Os instrumentos construídos foram o guião das entrevistas, a grelha de análise de conteúdo das entrevistas e a grelha de análise global das entrevistas. Através da análise dos resultados, e tendo por base a fundamentação teórica e a nossa perspetiva, identificámos, no caso estudado e através da perceção de elementos da gestão, indicadores de eficácia e estratégias utilizadas na eficácia da escola.Dores, Maria AugustaRepositório ComumPinto, Rita2018-10-01T16:38:26Z2015-10-022015-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24174TID:201044501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:18:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24174Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:14.772979Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia na organização-escola:
Perceção dos líderes sobre indicadores de eficácia e estratégias utilizadas: Um estudo de caso
title Eficácia na organização-escola:
spellingShingle Eficácia na organização-escola:
Pinto, Rita
Escola como organização
Liderança
Escola eficaz
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Eficácia na organização-escola:
title_full Eficácia na organização-escola:
title_fullStr Eficácia na organização-escola:
title_full_unstemmed Eficácia na organização-escola:
title_sort Eficácia na organização-escola:
author Pinto, Rita
author_facet Pinto, Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dores, Maria Augusta
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Escola como organização
Liderança
Escola eficaz
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Escola como organização
Liderança
Escola eficaz
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O nosso estudo realizou-se no âmbito da dissertação do Mestrado em Administração e Gestão Escolar. A relação entre os indicadores de uma escola eficaz, a liderança e as estratégias utilizadas sempre nos mereceu uma certa preocupação, o que nos levou a escolher como tema do nosso estudo a eficácia da organização-escola. O objetivo deste estudo foi identificar a perceção dos líderes do Agrupamento A sobre indicadores de eficácia e estratégias utilizadas. Para alcançar este objetivo, adotámos uma metodologia de investigação qualitativa, consubstanciada num estudo de caso. O objeto do nosso estudo foi um Agrupamento de Escolas do ensino público. A nossa amostra foi constituída por alguns elementos da gestão de topo e da gestão intermédia desse agrupamento. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a análise documental, e a entrevista a membros da gestão de topo e da gestão intermédia. Os instrumentos construídos foram o guião das entrevistas, a grelha de análise de conteúdo das entrevistas e a grelha de análise global das entrevistas. Através da análise dos resultados, e tendo por base a fundamentação teórica e a nossa perspetiva, identificámos, no caso estudado e através da perceção de elementos da gestão, indicadores de eficácia e estratégias utilizadas na eficácia da escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02
2015-10-02T00:00:00Z
2018-10-01T16:38:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/24174
TID:201044501
url http://hdl.handle.net/10400.26/24174
identifier_str_mv TID:201044501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134916546396160