Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2819 |
Resumo: | Este artigo inscreve-se no âmbito do pensamento artístico contemporâneo. Pretende reflectir acerca das contaminações de linguagens nos territórios da arte, nomeadamente entre o fílmico e a pintura, cujas relações intertextuais tornam-se ambíguas, abrindo-se à polissemia de sentidos. Toma-se como análise um caso paradigmático destas questões, Julião Sarmento, cujas obras desconstroem fronteiras artísticas entre o cinema e as artes visuais. Sarmento, subverte referenciais e modos operativos na criação artística, numa perspectiva existencial, exercita territórios do desejo em múltiplas dimensões. This paper is related to the contemporary artistic thought. It aims at reflecting about the contaminations of the languages in the fields of art, namely between what film and painting languages are concerned. These intertextual relationships become ambiguous, allowing a polysemy of meanings. A paradigmatic case of these questions is Julião Sarmento, whose paintings shade off artistic frontiers between cinema and visual arts. Sarmento subverts the referencial system and the operative way in the artistic creation. Furthermore, in an existencial perspective he experiences the territory of desire in multiple dimensions. |
id |
RCAP_1024bda894be6dbf49cd882263272874 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião SarmentoArte contemporâneaCinemaEstéticaIntertextualidadeJulião SarmentoPinturaContemporary artAestheticIntertextualityPaintingEste artigo inscreve-se no âmbito do pensamento artístico contemporâneo. Pretende reflectir acerca das contaminações de linguagens nos territórios da arte, nomeadamente entre o fílmico e a pintura, cujas relações intertextuais tornam-se ambíguas, abrindo-se à polissemia de sentidos. Toma-se como análise um caso paradigmático destas questões, Julião Sarmento, cujas obras desconstroem fronteiras artísticas entre o cinema e as artes visuais. Sarmento, subverte referenciais e modos operativos na criação artística, numa perspectiva existencial, exercita territórios do desejo em múltiplas dimensões. This paper is related to the contemporary artistic thought. It aims at reflecting about the contaminations of the languages in the fields of art, namely between what film and painting languages are concerned. These intertextual relationships become ambiguous, allowing a polysemy of meanings. A paradigmatic case of these questions is Julião Sarmento, whose paintings shade off artistic frontiers between cinema and visual arts. Sarmento subverts the referencial system and the operative way in the artistic creation. Furthermore, in an existencial perspective he experiences the territory of desire in multiple dimensions.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, Teresa2012-02-22T15:54:39Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2819porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 264-272.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:17Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:53.075009Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento |
title |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento |
spellingShingle |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento Silva, Teresa Arte contemporânea Cinema Estética Intertextualidade Julião Sarmento Pintura Contemporary art Aesthetic Intertextuality Painting |
title_short |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento |
title_full |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento |
title_fullStr |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento |
title_full_unstemmed |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento |
title_sort |
Corpos mutantes entre a pintura e o cinema em Julião Sarmento |
author |
Silva, Teresa |
author_facet |
Silva, Teresa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte contemporânea Cinema Estética Intertextualidade Julião Sarmento Pintura Contemporary art Aesthetic Intertextuality Painting |
topic |
Arte contemporânea Cinema Estética Intertextualidade Julião Sarmento Pintura Contemporary art Aesthetic Intertextuality Painting |
description |
Este artigo inscreve-se no âmbito do pensamento artístico contemporâneo. Pretende reflectir acerca das contaminações de linguagens nos territórios da arte, nomeadamente entre o fílmico e a pintura, cujas relações intertextuais tornam-se ambíguas, abrindo-se à polissemia de sentidos. Toma-se como análise um caso paradigmático destas questões, Julião Sarmento, cujas obras desconstroem fronteiras artísticas entre o cinema e as artes visuais. Sarmento, subverte referenciais e modos operativos na criação artística, numa perspectiva existencial, exercita territórios do desejo em múltiplas dimensões. This paper is related to the contemporary artistic thought. It aims at reflecting about the contaminations of the languages in the fields of art, namely between what film and painting languages are concerned. These intertextual relationships become ambiguous, allowing a polysemy of meanings. A paradigmatic case of these questions is Julião Sarmento, whose paintings shade off artistic frontiers between cinema and visual arts. Sarmento subverts the referencial system and the operative way in the artistic creation. Furthermore, in an existencial perspective he experiences the territory of desire in multiple dimensions. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2010-01-01T00:00:00Z 2012-02-22T15:54:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2819 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 7 (2010) 264-272. 1646-0502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130264633344000 |