“What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrão, Marta Sampaio Soto-Mayor
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/57019
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_102ffc79bf8d9a3a7ec269a18c54e026
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57019
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group“O que é ser Cigano?”: análise do conhecimento de alunos do ensino básico sobre a etniaGypsy ethnicityKnowledgeElementary studentsQualitative studyEtnia CiganaConhecimentoAlunos do ensino básicoEstudo qualitativoCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaThe Gypsy ethnicity is a minority group that is largely discriminated. Although the many measures adopted in terms of their inclusion, the education’s field doesn’t have such a positive scenario. Previous research report that Gypsy children are not always well integrated in school and the discrimination suffered can be due to a lack of knowledge of their culture. The present study aims to analyze elementary school student’s knowledge on this ethnic group. Eighty definitions about the Gypsy ethnicity provided by students from the 4th grade were analyzed. Findings indicate that the majority of the participants report respect for an intra and intercultural diversity, attributes more “culture” than “nature” characteristics to this group, and holds a more positive connotation about the Gypsy people. However, the knowledge children have on Gypsies is poor. Children know that Gypsies have a different culture and beliefs and are worthy of respect and human rights, but they cannot define specifically this ethnicity. Participants with class experience with Gypsy children have a more positive opinion about Gypsies and a better understanding about them too. These results indicate the need to provide information to students about the Gypsy ethnicity. Incrementing their awareness about this group may help integrate Gypsies in school and, consequently, in the community they live in, and promote their school engagement.A etnia cigana é um grupo minoritário que é largamente discriminado. Apesar das várias medidas adoptadas com via à sua inclusão, no campo da educação o cenário não é tão positivo. Estudos anteriores mostram que as crianças Ciganas nem sempre são bem integradas na escola e que a discriminação que sofrem pode estar relacionada com a falta de conhecimento da sua cultura. O presente estudo tem como objectivo analisar o conhecimento acerca da etnia Cigana de alunos do ensino básico. Foram analisadas 80 definições sobre a etnia Cigana escritas por alunos do 4.º ano de escolaridade. Os resultados revelam que a maioria dos participantes apresenta no seu discurso respeito pela diversidade intra e intercultural, atribui mais características “culture” do que “nature” a este grupo, e mais respostas com uma conotação positiva. No entanto, o conhecimento que estas crianças têm acerca da etnia Cigana é baixo. Sabem que têm uma cultura e crenças diferentes e defendem que os mesmos merecem respeito e direitos, mas não sabem definir concretamente a etnia em causa. Participantes com contacto em sala de aula com crianças da etnia Cigana têm uma opinião mais positiva acerca desta etnia e maior conhecimento acerca da sua cultura. Os resultados demonstram a necessidade de fazer chegar aos estudantes informação acerca da etnia Cigana. Aumentar o conhecimento acerca deste grupo étnico poderá contribuir para a sua integração escolar e consequentemente na comunidade onde estão inseridos, e promover o seu envolvimento escolar.Rosário, PedroMagalhães, PaulaUniversidade do MinhoNegrão, Marta Sampaio Soto-Mayor20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/57019eng202016536info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:19:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:19:58Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
“O que é ser Cigano?”: análise do conhecimento de alunos do ensino básico sobre a etnia
title “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
spellingShingle “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
Negrão, Marta Sampaio Soto-Mayor
Gypsy ethnicity
Knowledge
Elementary students
Qualitative study
Etnia Cigana
Conhecimento
Alunos do ensino básico
Estudo qualitativo
Ciências Sociais::Psicologia
title_short “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
title_full “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
title_fullStr “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
title_full_unstemmed “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
title_sort “What is to be a Gypsy?”: examining elementary school students’ knowledge on the ethnic group
author Negrão, Marta Sampaio Soto-Mayor
author_facet Negrão, Marta Sampaio Soto-Mayor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Magalhães, Paula
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrão, Marta Sampaio Soto-Mayor
dc.subject.por.fl_str_mv Gypsy ethnicity
Knowledge
Elementary students
Qualitative study
Etnia Cigana
Conhecimento
Alunos do ensino básico
Estudo qualitativo
Ciências Sociais::Psicologia
topic Gypsy ethnicity
Knowledge
Elementary students
Qualitative study
Etnia Cigana
Conhecimento
Alunos do ensino básico
Estudo qualitativo
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/57019
url https://hdl.handle.net/1822/57019
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202016536
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544586895032320