A sustentabilidade e o bem-estar nas instituições de ensino superior: estudo de caso sobre o ISCTE-IUL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19140 |
Resumo: | As instituições de ensino superior são um dos exemplos que seguem as diretrizes de sustentabilidade recomendados por organizações internacionais, como a OCDE. As organizações assumem o compromisso de se tornarem mais sustentáveis, usando uma abordagem que beneficia as pessoas e o meio ambiente, acrescentando aos objetivos económicos. Realizou-se um estudo de caso do ISCTE-IUL, procurando obter informação junto dos colaboradores informação sobre o seu bem-estar através da aplicação de questionários. Estes foram elaborados com base nos parâmetros definidos pela OCDE e o modelo de questionário do ESS. Concluiu-se, de forma geral, que o ISCTE-IUL não indica medidas concretas acerca da medição do bem-estar dos seus colaboradores, focando-se na avaliação do seu impacto ambiental e respetiva certificação, a dimensão social fica-se apenas pela componente externa afeta às políticas de responsabilidade social. Os colaboradores do ISCTE-IUL apresentam uma boa perceção acerca do bem-estar e da sua saúde, mas relevam-se fatores como a perceção de cansaço, a pouca confiança entre colegas e o facto de alongarem o seu horário de trabalho carecem de ser melhor observados e compreendidos. |
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A sustentabilidade e o bem-estar nas instituições de ensino superior: estudo de caso sobre o ISCTE-IULBem-estarBem-estar socialObjetivos de desenvolvimento sustentávelSustentabilidadeSustentabilidade socialSocial responsibilitySustainabilityWell-beingAs instituições de ensino superior são um dos exemplos que seguem as diretrizes de sustentabilidade recomendados por organizações internacionais, como a OCDE. As organizações assumem o compromisso de se tornarem mais sustentáveis, usando uma abordagem que beneficia as pessoas e o meio ambiente, acrescentando aos objetivos económicos. Realizou-se um estudo de caso do ISCTE-IUL, procurando obter informação junto dos colaboradores informação sobre o seu bem-estar através da aplicação de questionários. Estes foram elaborados com base nos parâmetros definidos pela OCDE e o modelo de questionário do ESS. Concluiu-se, de forma geral, que o ISCTE-IUL não indica medidas concretas acerca da medição do bem-estar dos seus colaboradores, focando-se na avaliação do seu impacto ambiental e respetiva certificação, a dimensão social fica-se apenas pela componente externa afeta às políticas de responsabilidade social. Os colaboradores do ISCTE-IUL apresentam uma boa perceção acerca do bem-estar e da sua saúde, mas relevam-se fatores como a perceção de cansaço, a pouca confiança entre colegas e o facto de alongarem o seu horário de trabalho carecem de ser melhor observados e compreendidos.Higher education institutions are one of the examples that follow the sustainability guidelines recommended by international organizations such as the OECD. Organizations are committed to becoming more sustainable, using an approach that benefits people and the environment, adding to their economic objectives. A case study of ISCTE-IUL was carried out, seeking information from employee’s perception about their well-being through the application of questionnaires. These were elaborated based on the parameters defined by the OECD and the ESS questionnaire model. It was generally concluded that ISCTE-IUL does not indicate concrete measures on measuring the well-being of its employees, focusing on the assessment of its environmental impact and certification, the social dimension is reduced to its external component regarding social responsibility policies. ISCTE-IUL employees have a good perception about their well-being and their health, but factors such as tiredness perception, little trust among colleagues and the lengthy working hours need to be better observed and understood.2019-12-12T13:18:44Z2019-11-26T00:00:00Z2019-11-262019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19140TID:202318443porSantos, Nicolle Lucasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:33Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:12.991301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As instituições de ensino superior são um dos exemplos que seguem as diretrizes de sustentabilidade recomendados por organizações internacionais, como a OCDE. As organizações assumem o compromisso de se tornarem mais sustentáveis, usando uma abordagem que beneficia as pessoas e o meio ambiente, acrescentando aos objetivos económicos. Realizou-se um estudo de caso do ISCTE-IUL, procurando obter informação junto dos colaboradores informação sobre o seu bem-estar através da aplicação de questionários. Estes foram elaborados com base nos parâmetros definidos pela OCDE e o modelo de questionário do ESS. Concluiu-se, de forma geral, que o ISCTE-IUL não indica medidas concretas acerca da medição do bem-estar dos seus colaboradores, focando-se na avaliação do seu impacto ambiental e respetiva certificação, a dimensão social fica-se apenas pela componente externa afeta às políticas de responsabilidade social. Os colaboradores do ISCTE-IUL apresentam uma boa perceção acerca do bem-estar e da sua saúde, mas relevam-se fatores como a perceção de cansaço, a pouca confiança entre colegas e o facto de alongarem o seu horário de trabalho carecem de ser melhor observados e compreendidos. |
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