A sustentabilidade e o bem-estar nas instituições de ensino superior: estudo de caso sobre o ISCTE-IUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nicolle Lucas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19140
Resumo: As instituições de ensino superior são um dos exemplos que seguem as diretrizes de sustentabilidade recomendados por organizações internacionais, como a OCDE. As organizações assumem o compromisso de se tornarem mais sustentáveis, usando uma abordagem que beneficia as pessoas e o meio ambiente, acrescentando aos objetivos económicos. Realizou-se um estudo de caso do ISCTE-IUL, procurando obter informação junto dos colaboradores informação sobre o seu bem-estar através da aplicação de questionários. Estes foram elaborados com base nos parâmetros definidos pela OCDE e o modelo de questionário do ESS. Concluiu-se, de forma geral, que o ISCTE-IUL não indica medidas concretas acerca da medição do bem-estar dos seus colaboradores, focando-se na avaliação do seu impacto ambiental e respetiva certificação, a dimensão social fica-se apenas pela componente externa afeta às políticas de responsabilidade social. Os colaboradores do ISCTE-IUL apresentam uma boa perceção acerca do bem-estar e da sua saúde, mas relevam-se fatores como a perceção de cansaço, a pouca confiança entre colegas e o facto de alongarem o seu horário de trabalho carecem de ser melhor observados e compreendidos.
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