Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9423 |
Resumo: | A reutilização de troços de linhas ferroviárias desativadas tem vindo a ser considerada como uma forma de promover a mobilidade suave por representar um meio de transporte não poluente, que reduz o tráfego automóvel e estimula um modo de vida mais saudável. A transformação das linhas de caminho-de-ferro em pistas cicláveis, para além de promoverem a prática de desporto ao ar livre e o contacto com a Natureza, oferecendo benefícios para a saúde física e mental, redefinem rotas turísticas e destacam pontos de interesse paisagístico. As linhas de caminho-de-ferro construídas em Portugal apresentam ao longo dos seus percursos, apeadeiros, estações, pontes de travessia sobre rios, ligações a aldeias e suas gentes, percorrendo paisagens que refletem os valores naturais da região. Também as características próprias dos traçados das linhas de caminho-de-ferro tornam estes espaços atrativos à implementação de percursos destinados a veículos não motorizados e a peões. Assim, aproveitando-se a plataforma da linha ferroviária do Corgo, entretanto desativada, definiu-se um percurso ciclável que liga a cidade de Chaves à vila de Vidago. Esta intervenção afigura-se como uma oportunidade para promover a mobilidade e o recreio no concelho de Chaves. No âmbito de um estágio desenvolvido na Câmara Municipal de Chaves, realizou-se um projeto para o percurso ciclável denominado por ‘’Ecovia do Tâmega: Trajeto Chaves-Vidago’’, onde se aplicaram os conceitos e princípios de desenho do ‘’Rails-toTrails’’ e de valorização e requalificação dos valores naturais e culturais da paisagem. Este projeto, para além de ponderar os fatores necessários à implementação de um percurso ciclável, faz também uma avaliação e valorização da paisagem em que o percurso se insere, tendo por objetivo conferir-lhe identidade e carácter próprio, que se considera ser motivador da visitação e fruição do percurso em questão |
id |
RCAP_10420ad72352583c7c45eed6db05e519 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9423 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de ChavesTâmegaPercuso CiclávelA reutilização de troços de linhas ferroviárias desativadas tem vindo a ser considerada como uma forma de promover a mobilidade suave por representar um meio de transporte não poluente, que reduz o tráfego automóvel e estimula um modo de vida mais saudável. A transformação das linhas de caminho-de-ferro em pistas cicláveis, para além de promoverem a prática de desporto ao ar livre e o contacto com a Natureza, oferecendo benefícios para a saúde física e mental, redefinem rotas turísticas e destacam pontos de interesse paisagístico. As linhas de caminho-de-ferro construídas em Portugal apresentam ao longo dos seus percursos, apeadeiros, estações, pontes de travessia sobre rios, ligações a aldeias e suas gentes, percorrendo paisagens que refletem os valores naturais da região. Também as características próprias dos traçados das linhas de caminho-de-ferro tornam estes espaços atrativos à implementação de percursos destinados a veículos não motorizados e a peões. Assim, aproveitando-se a plataforma da linha ferroviária do Corgo, entretanto desativada, definiu-se um percurso ciclável que liga a cidade de Chaves à vila de Vidago. Esta intervenção afigura-se como uma oportunidade para promover a mobilidade e o recreio no concelho de Chaves. No âmbito de um estágio desenvolvido na Câmara Municipal de Chaves, realizou-se um projeto para o percurso ciclável denominado por ‘’Ecovia do Tâmega: Trajeto Chaves-Vidago’’, onde se aplicaram os conceitos e princípios de desenho do ‘’Rails-toTrails’’ e de valorização e requalificação dos valores naturais e culturais da paisagem. Este projeto, para além de ponderar os fatores necessários à implementação de um percurso ciclável, faz também uma avaliação e valorização da paisagem em que o percurso se insere, tendo por objetivo conferir-lhe identidade e carácter próprio, que se considera ser motivador da visitação e fruição do percurso em questãoThe reutilization of abandoned railways has been lately developed as an important way to promote smooth mobility, which is now more stimulated for representing a nonpollutant mean of transport, capable of reducing automobile traffic and stimulating a healthier lifestyle. The transformation of abandoned railways in cycleways, more than just promoting exercise practice outdoors and the contact with Nature, which are beneficial for physical and mental health, these paths redefine touristic routes and bring out some landscapes of interest. The railway lines built in Portugal have along their course many train stations and halts, bridges crossing over rivers, connections to villages and their people, crossing landscapes that reflect the natural values of the region. Moreover, some characteristics of the terrain where railways are built turn abandoned railways into attractive spaces for implementing courses for non-motorized vehicles and pedestrians. Thus, by taking advantage of the existing platform that once belonged to the Corgo railway, nowadays deactivated, a cyclepath was defined connecting the city of Chaves to the village of Vidago. This comes out as an opportunity to promote mobility and recreational resources in the county of Chaves. Therefore, during an internship developed in the City Council of Chaves, a project was developed for the cycling route named "Ecovia do Tâmega: Chaves-Vidago Path", where the concepts and design principles of the "Rails-to-Trails" project and the valorization and requalification of the natural and cultural values of the landscape were applied. This project, in addition to balancing the necessary factors for implementing of a cycling route, also evaluates and enhances the landscape in which the course is inserted, with the purpose of conferring some identity and self-character to it, which are considered to be motivators for the visitation and enjoyment of the referred cycling path.2019-07-09T10:54:44Z2019-06-11T00:00:00Z2019-06-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9423porLopes, Tiago José Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:53.366226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves |
title |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves |
spellingShingle |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves Lopes, Tiago José Martins Tâmega Percuso Ciclável |
title_short |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves |
title_full |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves |
title_fullStr |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves |
title_full_unstemmed |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves |
title_sort |
Percursos cicláveis e paisagem: uma experiência no Município de Chaves |
author |
Lopes, Tiago José Martins |
author_facet |
Lopes, Tiago José Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Tiago José Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tâmega Percuso Ciclável |
topic |
Tâmega Percuso Ciclável |
description |
A reutilização de troços de linhas ferroviárias desativadas tem vindo a ser considerada como uma forma de promover a mobilidade suave por representar um meio de transporte não poluente, que reduz o tráfego automóvel e estimula um modo de vida mais saudável. A transformação das linhas de caminho-de-ferro em pistas cicláveis, para além de promoverem a prática de desporto ao ar livre e o contacto com a Natureza, oferecendo benefícios para a saúde física e mental, redefinem rotas turísticas e destacam pontos de interesse paisagístico. As linhas de caminho-de-ferro construídas em Portugal apresentam ao longo dos seus percursos, apeadeiros, estações, pontes de travessia sobre rios, ligações a aldeias e suas gentes, percorrendo paisagens que refletem os valores naturais da região. Também as características próprias dos traçados das linhas de caminho-de-ferro tornam estes espaços atrativos à implementação de percursos destinados a veículos não motorizados e a peões. Assim, aproveitando-se a plataforma da linha ferroviária do Corgo, entretanto desativada, definiu-se um percurso ciclável que liga a cidade de Chaves à vila de Vidago. Esta intervenção afigura-se como uma oportunidade para promover a mobilidade e o recreio no concelho de Chaves. No âmbito de um estágio desenvolvido na Câmara Municipal de Chaves, realizou-se um projeto para o percurso ciclável denominado por ‘’Ecovia do Tâmega: Trajeto Chaves-Vidago’’, onde se aplicaram os conceitos e princípios de desenho do ‘’Rails-toTrails’’ e de valorização e requalificação dos valores naturais e culturais da paisagem. Este projeto, para além de ponderar os fatores necessários à implementação de um percurso ciclável, faz também uma avaliação e valorização da paisagem em que o percurso se insere, tendo por objetivo conferir-lhe identidade e carácter próprio, que se considera ser motivador da visitação e fruição do percurso em questão |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-09T10:54:44Z 2019-06-11T00:00:00Z 2019-06-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9423 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137103365275648 |