O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Susana Cristina de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7251
Resumo: Este estudo foi desenvolvido num agrupamento de escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e pretende constituir um elemento de reflexão sobre a importância dos assistentes sociais em contexto escolar. A escola na sociedade atual assume especial importância na vida das crianças e jovens, uma vez que com o aumento da escolaridade obrigatória estes passam cada vez mais tempo da sua vida em contexto escolar. A escola é confrontada com problemas complexos, como por exemplo, insucesso, abandono, absentismo e violência escolar. Para além destes fenómenos a escola confronta-se também com um conjunto de problema a nível social, fruto de alterações económicas, socias e culturais. Apesar desta realidade a presença de assistentes sociais nas escolas ainda apresenta uma expressão pouco significativa. Assim, refletir sobre a atuação dos assistentes sociais nas escolas é fundamental e constitui uma forma de exploração deste campo de atuação a nível profissional. Este estudo pretende abordar a necessidade da escola articular com as instituições da comunidade local para enfrentar os problemas que vive no seu quotidiano, refletindo na importância que os assistentes sociais apresentam neste trabalho. Para realizar este estudo foi utilizada a abordagem mista, tendo-se partido da aplicação de inquéritos por questionários a trinta e seis diretores de turma do agrupamento de escolas em estudo e a trinta e um profissionais das instituições da comunidade local. Para além do inquérito por questionário foram realizadas cinco entrevistas a elementos considerados fundamentais para a exploração de algumas questões. Este estudo permitiu concluir que os professores do agrupamento de escolas em estudo consideram que existem problemas sociais e escolares em que é necessário estabelecer a articulação com as instituições da comunidade local o que remete para a necessidade da escola ser encarada como um sistema aberto em comunicação com a comunidade em que está inserida. Foi possível também perceber que quer os professores quer os profissionais das instituições da comunidade local consideram que atuação do assistente social se diferencia da do professor ao nível da articulação e que o assistente social apresenta um conjunto de mais-valias ao nível da intervenção nesta área de atuação, uma vez que facilita a comunicação, a partilha de saberes e a concertação de estratégia de intervenção que possibilitam rentabilizar e otimizar recursos.
id RCAP_104561c57027708eb2051a6e67896324
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade localAssistente socialEscolaArticulaçãoInstituições da comunidade localEste estudo foi desenvolvido num agrupamento de escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e pretende constituir um elemento de reflexão sobre a importância dos assistentes sociais em contexto escolar. A escola na sociedade atual assume especial importância na vida das crianças e jovens, uma vez que com o aumento da escolaridade obrigatória estes passam cada vez mais tempo da sua vida em contexto escolar. A escola é confrontada com problemas complexos, como por exemplo, insucesso, abandono, absentismo e violência escolar. Para além destes fenómenos a escola confronta-se também com um conjunto de problema a nível social, fruto de alterações económicas, socias e culturais. Apesar desta realidade a presença de assistentes sociais nas escolas ainda apresenta uma expressão pouco significativa. Assim, refletir sobre a atuação dos assistentes sociais nas escolas é fundamental e constitui uma forma de exploração deste campo de atuação a nível profissional. Este estudo pretende abordar a necessidade da escola articular com as instituições da comunidade local para enfrentar os problemas que vive no seu quotidiano, refletindo na importância que os assistentes sociais apresentam neste trabalho. Para realizar este estudo foi utilizada a abordagem mista, tendo-se partido da aplicação de inquéritos por questionários a trinta e seis diretores de turma do agrupamento de escolas em estudo e a trinta e um profissionais das instituições da comunidade local. Para além do inquérito por questionário foram realizadas cinco entrevistas a elementos considerados fundamentais para a exploração de algumas questões. Este estudo permitiu concluir que os professores do agrupamento de escolas em estudo consideram que existem problemas sociais e escolares em que é necessário estabelecer a articulação com as instituições da comunidade local o que remete para a necessidade da escola ser encarada como um sistema aberto em comunicação com a comunidade em que está inserida. Foi possível também perceber que quer os professores quer os profissionais das instituições da comunidade local consideram que atuação do assistente social se diferencia da do professor ao nível da articulação e que o assistente social apresenta um conjunto de mais-valias ao nível da intervenção nesta área de atuação, uma vez que facilita a comunicação, a partilha de saberes e a concertação de estratégia de intervenção que possibilitam rentabilizar e otimizar recursos.This study was developed within a group of TEIP schools (Educational Territories of Priority Intervention) and intends to be an element of reflection on the importance of social workers in schools. In today's society, the school is particularly important in the lives of children and young people, due to the increasing amount of time they spend in schools and due to the increasing compulsory education period. The school faces complex problems such as school absenteeism, failure, violence and school leavers. In addition, the school also faces a set of problems at the social level, resulting from economic, social and cultural changes. Despite this reality, the presence of social workers in schools still has a minor expression. Therefore, it is essential to reflect on the role of social workers in schools as a form of exploring this aspect of social work practice. This study aims to address the need for schools to work with local community institutions to effectively face the school’s daily problems and highlight the importance of social workers in this context. A mixed methods approach was used to conduct this study. Survey questionnaires gathered the views of thirty-six class directors from the group of TEIP schools and thirty-one professionals from local community institutions. In addition, five interviews were conducted to fundamental players, aiming to explore specific aspects of this investigation. This study found that the sample of teachers used in this research considered that there are social and academic problems when coordinating efforts with local community institutions. The previous, denotes the need for the school to be seen as an open system of communication with the community, in which it operates. Moreover, both teachers and professionals from the local community institutions believe that the social workers’ actions differ from the teacher at the level of interaction. Conclusions also point that the social worker brings a set of advantages to interventions in this area of activity/occupation, by facilitating communication, knowledge exchange and strategic intervention skills that allow the maximization and optimization of resources.2017-02-06T12:03:37Z2017-02-06T00:00:00Z2017-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7251TID:201980240porRibeiro, Susana Cristina de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:35Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:48.774797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
title O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
spellingShingle O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
Ribeiro, Susana Cristina de Sousa
Assistente social
Escola
Articulação
Instituições da comunidade local
title_short O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
title_full O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
title_fullStr O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
title_full_unstemmed O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
title_sort O serviço social em contexto escolar: o papel do assistente social na articulação da escola com as instituições da comunidade local
author Ribeiro, Susana Cristina de Sousa
author_facet Ribeiro, Susana Cristina de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Susana Cristina de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Assistente social
Escola
Articulação
Instituições da comunidade local
topic Assistente social
Escola
Articulação
Instituições da comunidade local
description Este estudo foi desenvolvido num agrupamento de escolas TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária) e pretende constituir um elemento de reflexão sobre a importância dos assistentes sociais em contexto escolar. A escola na sociedade atual assume especial importância na vida das crianças e jovens, uma vez que com o aumento da escolaridade obrigatória estes passam cada vez mais tempo da sua vida em contexto escolar. A escola é confrontada com problemas complexos, como por exemplo, insucesso, abandono, absentismo e violência escolar. Para além destes fenómenos a escola confronta-se também com um conjunto de problema a nível social, fruto de alterações económicas, socias e culturais. Apesar desta realidade a presença de assistentes sociais nas escolas ainda apresenta uma expressão pouco significativa. Assim, refletir sobre a atuação dos assistentes sociais nas escolas é fundamental e constitui uma forma de exploração deste campo de atuação a nível profissional. Este estudo pretende abordar a necessidade da escola articular com as instituições da comunidade local para enfrentar os problemas que vive no seu quotidiano, refletindo na importância que os assistentes sociais apresentam neste trabalho. Para realizar este estudo foi utilizada a abordagem mista, tendo-se partido da aplicação de inquéritos por questionários a trinta e seis diretores de turma do agrupamento de escolas em estudo e a trinta e um profissionais das instituições da comunidade local. Para além do inquérito por questionário foram realizadas cinco entrevistas a elementos considerados fundamentais para a exploração de algumas questões. Este estudo permitiu concluir que os professores do agrupamento de escolas em estudo consideram que existem problemas sociais e escolares em que é necessário estabelecer a articulação com as instituições da comunidade local o que remete para a necessidade da escola ser encarada como um sistema aberto em comunicação com a comunidade em que está inserida. Foi possível também perceber que quer os professores quer os profissionais das instituições da comunidade local consideram que atuação do assistente social se diferencia da do professor ao nível da articulação e que o assistente social apresenta um conjunto de mais-valias ao nível da intervenção nesta área de atuação, uma vez que facilita a comunicação, a partilha de saberes e a concertação de estratégia de intervenção que possibilitam rentabilizar e otimizar recursos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-06T12:03:37Z
2017-02-06T00:00:00Z
2017-02-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7251
TID:201980240
url http://hdl.handle.net/10348/7251
identifier_str_mv TID:201980240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137123793633280