Determinantes da extensão e seletividades da divulgação sobre responsabilidade social: evidência nas empresas cotadas portuguesas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16537 |
Resumo: | A divulgação de informação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem aumentado a sua importância no meio organizacional, uma vez que a informação financeira se tornou insuficiente para muitos dos stakeholders. Este trabalho pretende averiguar quais os determinantes das políticas de seletividade adotadas na divulgação de informação de RSE, assim como os fatores determinantes da quantidade de informação divulgada sobre RSE pelas empresas cotadas na Euronext Lisbon, no período de 20052014. Na análise dos fatores da seletividade foi utilizado um modelo de regressão ordinal e na análise dos fatores determinantes da quantidade de informação divulgada foi utilizado um modelo de regressão linear múltipla. Os resultados da pesquisa indicam que a dimensão, o endividamento, a adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade estão relacionados com a escolha do documento de divulgação de informação sobre RSE. Para a extensão de informação divulgada sobre RSE, os fatores preponderantes foram a dimensão, reputação da empresa, adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade. |
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Determinantes da extensão e seletividades da divulgação sobre responsabilidade social: evidência nas empresas cotadas portuguesasGestão de empresasResponsabilidade social - Empresas - PortugalDesenvolvimento sustentávelA divulgação de informação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem aumentado a sua importância no meio organizacional, uma vez que a informação financeira se tornou insuficiente para muitos dos stakeholders. Este trabalho pretende averiguar quais os determinantes das políticas de seletividade adotadas na divulgação de informação de RSE, assim como os fatores determinantes da quantidade de informação divulgada sobre RSE pelas empresas cotadas na Euronext Lisbon, no período de 20052014. Na análise dos fatores da seletividade foi utilizado um modelo de regressão ordinal e na análise dos fatores determinantes da quantidade de informação divulgada foi utilizado um modelo de regressão linear múltipla. Os resultados da pesquisa indicam que a dimensão, o endividamento, a adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade estão relacionados com a escolha do documento de divulgação de informação sobre RSE. Para a extensão de informação divulgada sobre RSE, os fatores preponderantes foram a dimensão, reputação da empresa, adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade.The disclosure of Corporate Social Responsibility (CSR) has increased its importance in the organizational level, since the financial information has become insufficient for many of the stakeholders. This paper aims to observe which determinants of selectivity policies adopted in the disclosure of CSR information, such as the major factors of the amount of CSR information disclosured by listed companies on Euronext Lisbon, between the years 2005 – 2014. In analyzing of selectivity factors was used an ordinal regression model and in analyzing the determinants factors of amount of disclosure information was used a multiple linear regression model. The research results indicate that the size, the debt, the adoption of the GRI guidelines and business sector are related to the choice of document disclosure of information on CSR. For extended disclosure information about CSR, the major factors were the size, company reputation, adoption of the GRI guidelines and the business sector.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:58Z2015-12-21T00:00:00Z2015-12-212017-12-14T19:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16537TID:201559390porMonteiro, Patrícia Raquel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:53Zoai:ria.ua.pt:10773/16537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:39.854130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A divulgação de informação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem aumentado a sua importância no meio organizacional, uma vez que a informação financeira se tornou insuficiente para muitos dos stakeholders. Este trabalho pretende averiguar quais os determinantes das políticas de seletividade adotadas na divulgação de informação de RSE, assim como os fatores determinantes da quantidade de informação divulgada sobre RSE pelas empresas cotadas na Euronext Lisbon, no período de 20052014. Na análise dos fatores da seletividade foi utilizado um modelo de regressão ordinal e na análise dos fatores determinantes da quantidade de informação divulgada foi utilizado um modelo de regressão linear múltipla. Os resultados da pesquisa indicam que a dimensão, o endividamento, a adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade estão relacionados com a escolha do documento de divulgação de informação sobre RSE. Para a extensão de informação divulgada sobre RSE, os fatores preponderantes foram a dimensão, reputação da empresa, adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade. |
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