Determinantes da extensão e seletividades da divulgação sobre responsabilidade social: evidência nas empresas cotadas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Patrícia Raquel Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16537
Resumo: A divulgação de informação de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tem aumentado a sua importância no meio organizacional, uma vez que a informação financeira se tornou insuficiente para muitos dos stakeholders. Este trabalho pretende averiguar quais os determinantes das políticas de seletividade adotadas na divulgação de informação de RSE, assim como os fatores determinantes da quantidade de informação divulgada sobre RSE pelas empresas cotadas na Euronext Lisbon, no período de 20052014. Na análise dos fatores da seletividade foi utilizado um modelo de regressão ordinal e na análise dos fatores determinantes da quantidade de informação divulgada foi utilizado um modelo de regressão linear múltipla. Os resultados da pesquisa indicam que a dimensão, o endividamento, a adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade estão relacionados com a escolha do documento de divulgação de informação sobre RSE. Para a extensão de informação divulgada sobre RSE, os fatores preponderantes foram a dimensão, reputação da empresa, adoção das diretrizes GRI e o setor de atividade.
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