The link between interpersonal and interorganizational networking: the role of start-up member's achivement affect

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esperança, Maria Beatriz Belo do Carmo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/15621
Resumo: O estudo atual teve um duplo propósito. Em primeiro lugar, analisar o efeito moderador do afeto pela realização no trabalho por parte dos membros de uma "start-up" na relação entre a construção da rede pessoal de contatos e a importância percebida das relações interorganizationais (IORs) com "stakeholders" ao nível da "start-up". Em segundo lugar, estudar o efeito mediador do afeto pela realização no trabalho por parte dos membros de uma "start-up" na relação entre a manutenção da rede de contactos pessoal e a importância percebida das IORs com investidores ao nível da "start-up". Uma amostra de 469 colaboradores (135 "start-ups" da Alemanha e 65 "start-ups" de Portugal) preencheu um questionário. Com o objetivo de analisar as variáveis de construção da rede de contactos interpessoal, manutenção da rede de contactos interpessoal, importância percebida das IORs com "stakeholders" e importância percebida das IORs com investidores por "start-up", as respostas às respetivas escalas foram agregadas ao nível da "start-up". Num período pós-estudo, com o objetivo de compreender a relação entre as redes de contacto individuais e as redes de contacto interorganizacionais e o papel do afeto pela realização dos membros de "start-up" nessa relação, uma amostra de 19 membros de diferentes "start-ups" portuguesas (50% CEOs) participou em entrevistas qualitativas. Os resultados para o modelo de moderação mostraram que para os membros de "start-up" com maiores níveis de afeto pela realização no trabalho, a frequência com que se dedicam à construção da rede de contatos interpessoal teve correlação positiva significativa com a importância percebida das IORs com "stakeholders". Os resultados para o modelo de mediação, mostraram um efeito indireto da frequência com que se dedicam à manutenção da rede pessoal de contatos na importância percebida das IORs com investidores, através do afeto pela realização dos membros da "start-up".
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