Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Manuel
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Infante, Paulo, Mendes, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9246
Resumo: Apresentámos, anteriormente, um novo método, adaptativo, que utiliza a função de Laplace para definir intervalos de amostragem. O método de amostragem, denominado LSI (Laplace Sampling Intervals), mostrou bom desempenho quando comparado com o método clássico FSI e com o método VSI. Neste trabalho apresentamos um estudo que permite avaliar a robustez deste método numa perspectiva de avaliar o seu desempenho estatístico em condições diferentes daquelas que inicialmente foi concebido: num primeiro caso considera-se que o menor intervalo de amostragem não pode ser inferior a um dado valor fixo, por limitações do processo a ser monitorizado e, num segundo caso, que a característica da qualidade não segue uma distribuição normal. Este último caso é abordado, por um lado, assumindo uma mistura de normais com valores diferentes dos desvios padrão e considerando 3 níveis de contaminação ̃e, por outro lado, assumindo que a característica da qualidade segue uma distribuição t-Student. Utilizando cartas para médias, tipo Shewhart, compara-se o desempenho do método LSI com o dos métodos FSI e VSI. Os resultados, obtidos por simulação, mostram que o método LSI apresenta bom desempenho e robustez na detecção de diversas alterações.
id RCAP_1076dcb7bf5549d02daa667e188aee89
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidadeRobustezSimulaçãoAmostragem AdaptativaControlo de QualidadeApresentámos, anteriormente, um novo método, adaptativo, que utiliza a função de Laplace para definir intervalos de amostragem. O método de amostragem, denominado LSI (Laplace Sampling Intervals), mostrou bom desempenho quando comparado com o método clássico FSI e com o método VSI. Neste trabalho apresentamos um estudo que permite avaliar a robustez deste método numa perspectiva de avaliar o seu desempenho estatístico em condições diferentes daquelas que inicialmente foi concebido: num primeiro caso considera-se que o menor intervalo de amostragem não pode ser inferior a um dado valor fixo, por limitações do processo a ser monitorizado e, num segundo caso, que a característica da qualidade não segue uma distribuição normal. Este último caso é abordado, por um lado, assumindo uma mistura de normais com valores diferentes dos desvios padrão e considerando 3 níveis de contaminação ̃e, por outro lado, assumindo que a característica da qualidade segue uma distribuição t-Student. Utilizando cartas para médias, tipo Shewhart, compara-se o desempenho do método LSI com o dos métodos FSI e VSI. Os resultados, obtidos por simulação, mostram que o método LSI apresenta bom desempenho e robustez na detecção de diversas alterações.SPE2014-01-06T16:16:01Z2014-01-062013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9246http://hdl.handle.net/10174/9246porCarmo, M.; Infante, P.; Mendes, J. (2013). Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade, in Estatística Novos Desenvolvimentos e Inspirações (Eds. Maia, M., Campos, P. e Duarte Silva, P.), Edições SPE, pp. 95-108.MATManuel.Carmo@europeia.ptpinfante@uevora.ptnd336Carmo, ManuelInfante, PauloMendes, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:20.039445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
title Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
spellingShingle Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
Carmo, Manuel
Robustez
Simulação
Amostragem Adaptativa
Controlo de Qualidade
title_short Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
title_full Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
title_fullStr Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
title_full_unstemmed Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
title_sort Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade
author Carmo, Manuel
author_facet Carmo, Manuel
Infante, Paulo
Mendes, Jorge
author_role author
author2 Infante, Paulo
Mendes, Jorge
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Manuel
Infante, Paulo
Mendes, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Robustez
Simulação
Amostragem Adaptativa
Controlo de Qualidade
topic Robustez
Simulação
Amostragem Adaptativa
Controlo de Qualidade
description Apresentámos, anteriormente, um novo método, adaptativo, que utiliza a função de Laplace para definir intervalos de amostragem. O método de amostragem, denominado LSI (Laplace Sampling Intervals), mostrou bom desempenho quando comparado com o método clássico FSI e com o método VSI. Neste trabalho apresentamos um estudo que permite avaliar a robustez deste método numa perspectiva de avaliar o seu desempenho estatístico em condições diferentes daquelas que inicialmente foi concebido: num primeiro caso considera-se que o menor intervalo de amostragem não pode ser inferior a um dado valor fixo, por limitações do processo a ser monitorizado e, num segundo caso, que a característica da qualidade não segue uma distribuição normal. Este último caso é abordado, por um lado, assumindo uma mistura de normais com valores diferentes dos desvios padrão e considerando 3 níveis de contaminação ̃e, por outro lado, assumindo que a característica da qualidade segue uma distribuição t-Student. Utilizando cartas para médias, tipo Shewhart, compara-se o desempenho do método LSI com o dos métodos FSI e VSI. Os resultados, obtidos por simulação, mostram que o método LSI apresenta bom desempenho e robustez na detecção de diversas alterações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-06T16:16:01Z
2014-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9246
http://hdl.handle.net/10174/9246
url http://hdl.handle.net/10174/9246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carmo, M.; Infante, P.; Mendes, J. (2013). Alguns resultados de robustez de um método adaptativo em controlo de qualidade, in Estatística Novos Desenvolvimentos e Inspirações (Eds. Maia, M., Campos, P. e Duarte Silva, P.), Edições SPE, pp. 95-108.
MAT
Manuel.Carmo@europeia.pt
pinfante@uevora.pt
nd
336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv SPE
publisher.none.fl_str_mv SPE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136517453512704