Figuras da criança na sociologia da infância em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/7379 |
Resumo: | A sociologia da infância é uma disciplina que em Portugal tem duas décadas de existência, desde o surgimento do primeiro trabalho que se reivindica desta área científica. Enquanto disciplina das ciências sociais não deixa de refletir as especificidades da formação social onde radica, bem como a da língua em que maioritariamente se expressa. Apesar da sua forte articulação com a sociologia da infância de outros universos linguísticos, o trabalho teórico de duas décadas não deixa de ser marcado por especificidades temáticas, teóricas e metodológicas. Mais do que fazer um balanço do trabalho no campo ou proceder ao levantamento das suas produções, este artigo preocupa-se em sinalizar as “figuras de criança”, isto é, os constructos através dos quais são pensadas as crianças, os quais emanam da produção teórica e se articulam com a produção normativa sobre as crianças, com incidência na construção das políticas públicas e nas práticas sociais e profissionais. |
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Figuras da criança na sociologia da infância em PortugalFiguras de criançaSociologia da infânciaPortugalFiguras de los niños y niñasSociología de la infanciaChild figuresSociology of childhoodA sociologia da infância é uma disciplina que em Portugal tem duas décadas de existência, desde o surgimento do primeiro trabalho que se reivindica desta área científica. Enquanto disciplina das ciências sociais não deixa de refletir as especificidades da formação social onde radica, bem como a da língua em que maioritariamente se expressa. Apesar da sua forte articulação com a sociologia da infância de outros universos linguísticos, o trabalho teórico de duas décadas não deixa de ser marcado por especificidades temáticas, teóricas e metodológicas. Mais do que fazer um balanço do trabalho no campo ou proceder ao levantamento das suas produções, este artigo preocupa-se em sinalizar as “figuras de criança”, isto é, os constructos através dos quais são pensadas as crianças, os quais emanam da produção teórica e se articulam com a produção normativa sobre as crianças, com incidência na construção das políticas públicas e nas práticas sociais e profissionais.Resumen. La sociología de la infancia es una disciplina que tiene dos décadas de existencia en Portugal, desde la aparición del primer trabajo que se reivindica como parte de este campo científico. En tanto que disciplina de las ciencias sociales, refleja las especificidades de la formación social en la que está enraizada, así como las de la lengua en la que se expresa mayoritariamente. A pesar de su estrecho vínculo con la sociología de la infancia de otros universos lingüísticos, el trabajo teórico de estas dos décadas continúa marcado por especificidades temáticas, teóricas y metodológicas. Pero este artículo no se preocupa tanto por realizar un balance del trabajo en este campo o por presentar sus principales producciones, sino por señalar las “figuras de la infancia”. Es decir, los constructos a través de los cuales se piensan los niños y niñas, que se derivan de la producción teórica y se articulan con la producción normativa sobre ellos y ellas. Dichas figuras inciden en la elaboración de las políticas públicas y en las prácticas sociales y profesionales.Abstract. The sociology of childhood is a discipline that was born in Portugal two decades ago, since the publication of the first work that claimed to belong to this scientific area. As a discipline of thesocial sciences, it reflects the specificities of the social formation where it resides, as well as that of the language in which it is mostly expressed. Despite its strong articulation with the sociology of childhood developed in other linguistic universes, the theoretical work of these two decades is still defined by thematic, theoretical and methodological specificities. Rather than to present the work that has been carried out in this field of research, or to survey its productions, this article is concerned with pointing out the "child figures", that is, the constructs through which children are thought. These “figures” are the result of the theoretical work and are articulated with the normative production about children, and have an impact on policy making and on social and professional practicesUniversidad Complutense de MadridRCIPLSarmento, Manuel JacintoFernandes, NatáliaTomás, Catarina2017-09-21T15:55:52Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7379porSarmento, M. , Fernandes, N. & Tomás, C. (2017). Figuras da criança na sociologia da infância em Portugal. Sociedad y Infancias, 1, 39-60.10.5209/SOCI.56363info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:53:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/7379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:16:20.525504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A sociologia da infância é uma disciplina que em Portugal tem duas décadas de existência, desde o surgimento do primeiro trabalho que se reivindica desta área científica. Enquanto disciplina das ciências sociais não deixa de refletir as especificidades da formação social onde radica, bem como a da língua em que maioritariamente se expressa. Apesar da sua forte articulação com a sociologia da infância de outros universos linguísticos, o trabalho teórico de duas décadas não deixa de ser marcado por especificidades temáticas, teóricas e metodológicas. Mais do que fazer um balanço do trabalho no campo ou proceder ao levantamento das suas produções, este artigo preocupa-se em sinalizar as “figuras de criança”, isto é, os constructos através dos quais são pensadas as crianças, os quais emanam da produção teórica e se articulam com a produção normativa sobre as crianças, com incidência na construção das políticas públicas e nas práticas sociais e profissionais. |
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