A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soeiro, Eduardo Miguel Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35283
Resumo: Hoje em dia, a Internet é o palco de diversas atividades comerciais. A tendência crescente de pessoas a usar a Internet e, consequentemente, a realizar compras através dela, tem sido cada vez mais uma realidade que faz com que as empresas comecem a apostar no desenvolvimento de lojas online. No entanto, algumas empresas descartam a hipótese de investirem em pesquisa no âmbito da usabilidade e experiência do utilizador, fazendo com que as interfaces da sua loja online não estejam de acordo com as expectativas dos clientes, causem insegurança e desconfiança ou até que dificultem a interação. Estes aspetos vão prejudicar a conversão dos clientes e, consequentemente, a empresa não fará lucro. Desta forma surgiu a oportunidade de, em contexto empresarial, ser feito um estudo às interfaces da loja online Mistolin Solutions e, de acordo com boas práticas para o desenvolvimento de e-commerce, apresentar propostas que visam melhorar as interfaces atuais no que respeita à usabilidade e à experiência do utilizador. Através de uma análise preliminar às interfaces atuais, foram desenvolvidos protótipos de alta-fidelidade validados, posteriormente, por especialistas numa sessão de focus group. Após concretizadas as correções e melhorias indicadas por estes, procedeu-se à realização de testes de usabilidade com utilizadores reais, tanto à loja online como aos protótipos desenvolvidos. Os resultados obtidos com esta investigação comprovam que um design de plataformas de e-commerce baseado em boas práticas vem, de facto, melhorar a sua usabilidade e influenciar positivamente a decisão de compra de um cliente. Os resultados dos questionários System Usability Scale realizados demonstram essa melhoria, sendo a usabilidade da loja atual considerada pobre e a dos protótipos excelente. Relativamente à decisão de compra, os resultados confirmam que os utilizadores comprariam mais facilmente um produto nos protótipos desenvolvidos.
id RCAP_107ad8e8a767e64f4a98c759990f7aa8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin SolutionsE-commerceUsabilidadeExperiência do utilizadorInterfaceMistolin SolutionsHoje em dia, a Internet é o palco de diversas atividades comerciais. A tendência crescente de pessoas a usar a Internet e, consequentemente, a realizar compras através dela, tem sido cada vez mais uma realidade que faz com que as empresas comecem a apostar no desenvolvimento de lojas online. No entanto, algumas empresas descartam a hipótese de investirem em pesquisa no âmbito da usabilidade e experiência do utilizador, fazendo com que as interfaces da sua loja online não estejam de acordo com as expectativas dos clientes, causem insegurança e desconfiança ou até que dificultem a interação. Estes aspetos vão prejudicar a conversão dos clientes e, consequentemente, a empresa não fará lucro. Desta forma surgiu a oportunidade de, em contexto empresarial, ser feito um estudo às interfaces da loja online Mistolin Solutions e, de acordo com boas práticas para o desenvolvimento de e-commerce, apresentar propostas que visam melhorar as interfaces atuais no que respeita à usabilidade e à experiência do utilizador. Através de uma análise preliminar às interfaces atuais, foram desenvolvidos protótipos de alta-fidelidade validados, posteriormente, por especialistas numa sessão de focus group. Após concretizadas as correções e melhorias indicadas por estes, procedeu-se à realização de testes de usabilidade com utilizadores reais, tanto à loja online como aos protótipos desenvolvidos. Os resultados obtidos com esta investigação comprovam que um design de plataformas de e-commerce baseado em boas práticas vem, de facto, melhorar a sua usabilidade e influenciar positivamente a decisão de compra de um cliente. Os resultados dos questionários System Usability Scale realizados demonstram essa melhoria, sendo a usabilidade da loja atual considerada pobre e a dos protótipos excelente. Relativamente à decisão de compra, os resultados confirmam que os utilizadores comprariam mais facilmente um produto nos protótipos desenvolvidos.Nowadays, the Internet is the stage for many commercial activities. The growing tendency of people to use the Internet and, consequently, to make purchases through it, has been increasingly a reality that makes companies start to invest in the development of online stores. However, some companies rule out the possibility of investing in research in terms of usability and user experience, causing the interfaces of their online store not to meet customer expectations, causing insecurity and distrust, or even making interaction difficult. These aspects will harm the conversion of customers and, consequently, the company will not make a profit. In this way, the opportunity arose, in a business context, to carry out a study on the interfaces of the Mistolin Solutions online store and, in accordance with good practices for the development of e-commerce, to present proposals that aim to improve the current interfaces in terms of usability and user experience. Through a preliminary analysis of the current interfaces, high-fidelity prototypes were developed, later validated by specialists in a focus group session. After making the corrections and improvements indicated by them, usability tests were carried out with real users, both in the online store and in the developed prototypes. The results obtained from this investigation prove that a design of e-commerce platforms based on good practices does, in fact, improve their usability and positively influence a customer's purchase decision. The results of the System Usability Scale questionnaires carried out demonstrate this improvement, with the usability of the current store being considered poor and that of the prototypes excellent. Regarding the purchase decision, the results confirm that users would more easily buy a product in the developed prototypes.2022-11-24T10:16:30Z2022-07-19T00:00:00Z2022-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35283porSoeiro, Eduardo Miguel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:55Zoai:ria.ua.pt:10773/35283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:19.971964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
title A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
spellingShingle A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
Soeiro, Eduardo Miguel Marques
E-commerce
Usabilidade
Experiência do utilizador
Interface
Mistolin Solutions
title_short A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
title_full A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
title_fullStr A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
title_full_unstemmed A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
title_sort A influência do design de interfaces de e-commerce na decisão de compra de um cliente: o caso da Mistolin Solutions
author Soeiro, Eduardo Miguel Marques
author_facet Soeiro, Eduardo Miguel Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soeiro, Eduardo Miguel Marques
dc.subject.por.fl_str_mv E-commerce
Usabilidade
Experiência do utilizador
Interface
Mistolin Solutions
topic E-commerce
Usabilidade
Experiência do utilizador
Interface
Mistolin Solutions
description Hoje em dia, a Internet é o palco de diversas atividades comerciais. A tendência crescente de pessoas a usar a Internet e, consequentemente, a realizar compras através dela, tem sido cada vez mais uma realidade que faz com que as empresas comecem a apostar no desenvolvimento de lojas online. No entanto, algumas empresas descartam a hipótese de investirem em pesquisa no âmbito da usabilidade e experiência do utilizador, fazendo com que as interfaces da sua loja online não estejam de acordo com as expectativas dos clientes, causem insegurança e desconfiança ou até que dificultem a interação. Estes aspetos vão prejudicar a conversão dos clientes e, consequentemente, a empresa não fará lucro. Desta forma surgiu a oportunidade de, em contexto empresarial, ser feito um estudo às interfaces da loja online Mistolin Solutions e, de acordo com boas práticas para o desenvolvimento de e-commerce, apresentar propostas que visam melhorar as interfaces atuais no que respeita à usabilidade e à experiência do utilizador. Através de uma análise preliminar às interfaces atuais, foram desenvolvidos protótipos de alta-fidelidade validados, posteriormente, por especialistas numa sessão de focus group. Após concretizadas as correções e melhorias indicadas por estes, procedeu-se à realização de testes de usabilidade com utilizadores reais, tanto à loja online como aos protótipos desenvolvidos. Os resultados obtidos com esta investigação comprovam que um design de plataformas de e-commerce baseado em boas práticas vem, de facto, melhorar a sua usabilidade e influenciar positivamente a decisão de compra de um cliente. Os resultados dos questionários System Usability Scale realizados demonstram essa melhoria, sendo a usabilidade da loja atual considerada pobre e a dos protótipos excelente. Relativamente à decisão de compra, os resultados confirmam que os utilizadores comprariam mais facilmente um produto nos protótipos desenvolvidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-24T10:16:30Z
2022-07-19T00:00:00Z
2022-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35283
url http://hdl.handle.net/10773/35283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137718136995840