Movimento para a renovação da arte religiosa : o caso do atelier de Nuno Teotónio Pereira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Luísa Sanches, 1989-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2054
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015
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spelling Movimento para a renovação da arte religiosa : o caso do atelier de Nuno Teotónio PereiraArquitectura de igrejas - PortugalArquitectura religiosa - PortugalPereira, Nuno Teotónio, 1922- - - Crítica e interpretaçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2015Exame público realizado em 7 de Março de 2016A presente dissertação tem como objecto de estudo a arquitectura dos espaços de culto cristão. Para tal, foram eleitas três tipologias de Igreja concebidas pela equipa do Atelier de Nuno Teotónio Pereira ao longo do século XX que se constituem como casos de estudo: a Igreja Rural: Igreja de Águas em Penamacor; a Igreja Urbana: Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa; a Igreja-Objecto: Igreja Paroquial de Almada. O sucesso que estas obras conquistaram deve-se não só ao atelier que as executou como também à influência do Movimento para a Renovação da Arte Religiosa empenhado em elevar a dignidade e qualidade plástica da arquitectura e da arte sacra em Portugal. A sua importância deve-se ao facto de terem influenciado uma nova geração de arquitectos portugueses empenhados em reivindicar uma arquitectura verdadeiramente moderna – não só de cariz religioso – cujos princípios se constituíram como a charneira da mudança de que resultou a contemporaneidade. Para melhor entender em que parâmetros concretos de actuação estes grupos se basearam no sentido de constituir uma metodologia coerente para a concepção de uma determinada igreja, fomos estudar a génese e evolução do templo cristão ao longo da história, desde a Domus Ecclesiae romana até à igreja paroquial moderna. De facto, ao longo do tempo e do espaço – por maiores que sejam as variações linguísticas inerentes ao contexto – existem elementos essenciais a ter em conta na concepção de um espaço de culto cristão que devem ser mantidos e relacionados de tal modo que permitam o eficaz funcionamento dos rituais litúrgicos, por um lado, e que satisfaçam - por meio da expressão da própria arquitectura - o lado espiritual do Homem, por outro.2016-03-10T16:44:37Z2016-03-102016-03-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2054http://hdl.handle.net/11067/2054TID:201130173porSilva, Ana Luísa Sanches, 1989-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:48Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:47.860092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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