Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Sandra Rita da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55411
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão
id RCAP_10a2097f76e6bb0fdf9ee72bd74567b4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtilImpactoQualidadeSistema de gestão da qualidadeImplementaçãoNorma ISO 9001ImpactQualityQuality management systemImplementationStandard ISO 9001Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Estudos de GestãoO termo qualidade não deixa ninguém indiferente no mundo industrial de hoje. Este termo refere-se a vários conceitos que podem ser encontrados e estudados a partir de um Sistema de Gestão da Qualidade. A qualidade e a satisfação dos clientes são o principal objetivo de uma empresa, e com a ajuda de um Sistema de Gestão eficiente, torna-se cada vez mais uma forma de diferenciação das empresas perante os seus clientes. As organizações reconhecem que o caminho para a implementação e certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade pode ser complexo, ainda assim, cada vez mais é necessário que as empresas implementem esta norma pois a qualidade é fundamental nos dias de hoje. Este estudo teve como objetivo descrever a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa empresa do setor têxtil. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo estudar se a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001, traz ou não mais-valias à empresa, e quais os seus resultados depois da implementação. No sentido de analisar este impacto foram recolhidos dados antes e depois da implementação a fim de compará-los, e investigar as melhorias desenvolvidas pelo Sistema de Gestão. Através destes resultados pode constatar-se que a norma ISO 9001 trouxe, de facto, melhorias significativas à empresa. Esta norma consegue não só ajudar a empresa a medir os seus problemas como também ajuda a resolver os mesmos. A BeStitch, antes da implementação, não fazia qualquer monitorização e, consequentemente, não traçava objetivos por não ter base de comparação. Depois da implementação da norma, já foi possível à BeStitch fazer monitorizações e assim conseguir quantificar os seus principais problemas.The term quality doesn’t leave anyone indifferent this days, in the industrial world. It refers to several concepts that can be found and studied from a Quality Management System. Quality and customer satisfaction are the main goal of a company, and with the help of an efficient Management System it becomes increasingly a way of differentiating companies towards their clients. Organizations recognize that the road to implementing and certifying a Quality Management System can be complex, nevertheless, it is necessary for companies to implement this standard, since quality is fundamental today and is a differentiation factor. This study aims to describe the implementation of a Quality Management System in a textile company. In this way, this dissertation aims to study whether the implementation of a Quality Management System, according to ISO 9001, brings value to the company or not, and what are the company results after the implementation. In order to analyze this impact, data were collected before and after the implementation in order to compare them and evaluate the improvements developed by the Management System. Through these results it can be seen that ISO 9001 standard has, in fact, brought significant improvements in to the company. This standard not only helps the company to measure its problems but also helps to solve them. Before implementation, BeStitch did not make any measurements and did not even set goals for not having something to base it on. After the standard implementation, it was already possible for BeStitch to take measurements and thus be able to quantify its main problems.Crispim, José António AlmeidaUniversidade do MinhoMachado, Sandra Rita da Silva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55411por201951428info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:43.907599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
title Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
spellingShingle Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
Machado, Sandra Rita da Silva
Impacto
Qualidade
Sistema de gestão da qualidade
Implementação
Norma ISO 9001
Impact
Quality
Quality management system
Implementation
Standard ISO 9001
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
title_full Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
title_fullStr Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
title_full_unstemmed Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
title_sort Implementação da norma ISO 9001 numa empresa do setor têxtil
author Machado, Sandra Rita da Silva
author_facet Machado, Sandra Rita da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crispim, José António Almeida
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Sandra Rita da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Impacto
Qualidade
Sistema de gestão da qualidade
Implementação
Norma ISO 9001
Impact
Quality
Quality management system
Implementation
Standard ISO 9001
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Impacto
Qualidade
Sistema de gestão da qualidade
Implementação
Norma ISO 9001
Impact
Quality
Quality management system
Implementation
Standard ISO 9001
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55411
url http://hdl.handle.net/1822/55411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201951428
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133023195627520