A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/23682 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
id |
RCAP_10a79a725301efaad40b58e6ac3a42f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23682 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A371.68681.324Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)Este trabalho pretendeu investigar a utilidade do blogue no ensino-aprendizagem – num estudo de caso da disciplina de Geometria Descritiva A, dentro de um contexto de utilização das novas metodologias que possam complementar o trabalho presencial da sala de aula e contribuir para melhorar o sucesso educativo dos alunos, tanto ao nível da classificação interna como ao nível da aferição externa no exame nacional da disciplina. Uma vez que vivemos na era da Web 2.0, que nos oferece uma série de ferramentas gratuitas e fáceis de usar, e cujas potencialidades educativas importa explorar, idealizamos e implementamos uma estratégia pedagógica diferenciada que pressupôs a disponibilização de diversos recursos aos alunos, através do blogue, capazes de fomentar a autoaprendizagem, favorecedora de melhores resultados individuais. O projeto foi desenvolvido numa turma completa de 11º ano de escolaridade, de Artes Visuais, e consistiu na utilização dos recursos oportunamente disponibilizados aos alunos, incluindo informações pertinentes; a colocação de desafios; a utilização da imagem na resolução de exercícios aliada ao texto explicativo; a disponibilização de vídeos, simultaneamente no blogue e no youtube, de modo a permitir a acessibilidade de todos os dispositivos móveis, como iPod, iPhone, iPad, Plataforma Android, Windows Phone ou telemóveis, deixando acessível em qualquer momento e em qualquer local a possibilidade de os alunos reverem os conteúdos lecionados preparando-se, desta forma, para melhorarem os seus resultados de Geometria Descritiva A. Com a finalidade de concretizar este estudo de caso, foram aplicados dois questionários aos alunos: — um no início do período formal do estudo, que decorreu de janeiro a março de 2012, com o objetivo de aferir as condições materiais e tecnológicas dos alunos; e um segundo, realizado no final do tempo formal de implementação do projeto, aferindo a opinião dos alunos sobre o real aproveitamento da utilização do blogue. Os resultados evidenciaram que os alunos consideraram esta experiência como tendo sido bastante profícua ao nível do processo de ensino/aprendizagem. Constatámos, ainda, que o elevado número de visualizações reforça a nossa convicção de que este projeto valeu a pena e pode contribuir para outras experiências análogas nas escolas, sempre sublinhando a ideia de que nunca pretendemos substituir o professor, mas antes complementar o ensino presencial.This study aimed at investigating the advantages of the blog in teaching / learning process – a case study within the subject of Descriptive Geometry A, using new methodologies that may complement the classroom work and contribute to improving the students’ educational success, both at the internal evaluation level and at the level of the external results of the national exam of the subject. As we live in the era of Web 2.0, that offers us a series of free and easy-to-use tools, of which educational potential is worth of being exploited, we have devised and implemented a different pedagogical strategy that entailed the accessibility to students of a variety of resources, through the blog, capable of promoting self-learning, supportive of better individual results. The project was developed in a 11th-grade class of Arts and consisted in using the resources opportunely provided to students, which included relevant information; the assignment of challenges; the image of the solved exercises combined with explanatory text; providing videos both on the blog and on the youtube in order to allow the accessibility of all mobile devices like the iPod, the iPhone, the iPad, the Android Platform, the Windows Phone or mobile phones, making it possible for students to review the taught issues at anytime and anywhere, thus preparing themselves for the enhancement their results in the national exam of Descriptive Geometry A. In order to accomplish this case study, two questionnaires were administered to students — one at the beginning of the formal period of the study, which took place between January and March 2012, designed to assess the material and technological conditions of students’ accessibility; and a second one, administered at the end of the formal period of implementation of the project, assessing students' opinions about the actual value of using of the blog. The results show that students found this experience very fruitful in what concerns the teaching / learning process. We could also confirm that the high number of visits to the blog reinforces our conviction that this project was worthwhile and may contribute to similar experiences at school, always emphasizing the idea that never had we intended to replace the teacher but to complement the classroom teaching.Silva, Bento Duarte daUniversidade do MinhoCosta, António Oliveira da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:54:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:51.182626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A |
title |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A |
spellingShingle |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A Costa, António Oliveira da 371.68 681.324 |
title_short |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A |
title_full |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A |
title_fullStr |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A |
title_full_unstemmed |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A |
title_sort |
A utilização do blogue no ensino-aprendizagem : estudo de caso na disciplina de Geometria Descritiva A |
author |
Costa, António Oliveira da |
author_facet |
Costa, António Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Bento Duarte da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, António Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.68 681.324 |
topic |
371.68 681.324 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/23682 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/23682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133135876653056 |