Modernidade Lírica em Ruy Belo - o poema em prosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, António José
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/28862
Resumo: Com este ensaio pretende-se dar visibilidade crítica ao poema em prosa na obra de Ruy Belo. Justamente, a última secção de Homem de Palavra[s], seu quarto livro de poesia, integralmente composta por poemas em prosa, tem como título “Imagens vindas dos dias”. As suas configurações e possibilidades de sentido justificam um estudo atento, por se tratar de um género recente do discurso, que representa talvez a mais significativa evolução da poesia até à atualidade ao trazer à discussão as fronteiras com o verso e com a prosa (nas suas modalidades narrativa, descritiva e reflexiva). E desde logo importa insistir em algumas noções teóricas que distinguem, fundamentalmente, a prosa do verso, tendo em atenção as etimologias das respetivas palavras. Ora, prosa tem origem em prorsus que significa para a frente, isto é, discurso linear, com um sentido; verso surge de versus que remete para um movimento de volta, uma volta sobre si mesmo, um movimento de certo modo circular.
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