Modernidade Lírica em Ruy Belo - o poema em prosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/28862 |
Resumo: | Com este ensaio pretende-se dar visibilidade crítica ao poema em prosa na obra de Ruy Belo. Justamente, a última secção de Homem de Palavra[s], seu quarto livro de poesia, integralmente composta por poemas em prosa, tem como título “Imagens vindas dos dias”. As suas configurações e possibilidades de sentido justificam um estudo atento, por se tratar de um género recente do discurso, que representa talvez a mais significativa evolução da poesia até à atualidade ao trazer à discussão as fronteiras com o verso e com a prosa (nas suas modalidades narrativa, descritiva e reflexiva). E desde logo importa insistir em algumas noções teóricas que distinguem, fundamentalmente, a prosa do verso, tendo em atenção as etimologias das respetivas palavras. Ora, prosa tem origem em prorsus que significa para a frente, isto é, discurso linear, com um sentido; verso surge de versus que remete para um movimento de volta, uma volta sobre si mesmo, um movimento de certo modo circular. |
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Modernidade Lírica em Ruy Belo - o poema em prosaBelo, Rui, 1933-1978 - Crítica e interpretaçãoPoesiaCom este ensaio pretende-se dar visibilidade crítica ao poema em prosa na obra de Ruy Belo. Justamente, a última secção de Homem de Palavra[s], seu quarto livro de poesia, integralmente composta por poemas em prosa, tem como título “Imagens vindas dos dias”. As suas configurações e possibilidades de sentido justificam um estudo atento, por se tratar de um género recente do discurso, que representa talvez a mais significativa evolução da poesia até à atualidade ao trazer à discussão as fronteiras com o verso e com a prosa (nas suas modalidades narrativa, descritiva e reflexiva). E desde logo importa insistir em algumas noções teóricas que distinguem, fundamentalmente, a prosa do verso, tendo em atenção as etimologias das respetivas palavras. Ora, prosa tem origem em prorsus que significa para a frente, isto é, discurso linear, com um sentido; verso surge de versus que remete para um movimento de volta, uma volta sobre si mesmo, um movimento de certo modo circular.GradivaRepositório da Universidade de LisboaBorges, António José2017-09-05T13:10:42Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/28862por1647-8088info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:20:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/28862Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:00.289044Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com este ensaio pretende-se dar visibilidade crítica ao poema em prosa na obra de Ruy Belo. Justamente, a última secção de Homem de Palavra[s], seu quarto livro de poesia, integralmente composta por poemas em prosa, tem como título “Imagens vindas dos dias”. As suas configurações e possibilidades de sentido justificam um estudo atento, por se tratar de um género recente do discurso, que representa talvez a mais significativa evolução da poesia até à atualidade ao trazer à discussão as fronteiras com o verso e com a prosa (nas suas modalidades narrativa, descritiva e reflexiva). E desde logo importa insistir em algumas noções teóricas que distinguem, fundamentalmente, a prosa do verso, tendo em atenção as etimologias das respetivas palavras. Ora, prosa tem origem em prorsus que significa para a frente, isto é, discurso linear, com um sentido; verso surge de versus que remete para um movimento de volta, uma volta sobre si mesmo, um movimento de certo modo circular. |
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