Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pelembe, Nélia Armando
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13093
Resumo: Com o surgimento da pandemia da COVID 19 o mundo mudou e a educação teve que acompanhar essas mudanças. Em Moçambique o sector da Educação teve que adotar medidas de prevenção e encontrar formas de dar continuidade ao Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) constituíram uma das principais ferramentas para o ensino. Definiu-se como objetivo deste trabalho: analisar a produção do material didático da disciplina de língua portuguesa, mediada por computador, nas escolas do Ensino Técnico Profissional (ETP), na cidade de Maputo. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa/interpretativa. A recolha de dados foi realizada no período de 2020/2021, através de uma entrevista semiestruturada dirigida aos professores que lecionavam a disciplina de língua portuguesa. O uso das TIC’s na lecionação desta disciplina trouxe algumas dificuldades, devido a falta do material tecnológico e acesso às redes, a falta de preparo dos professores e dos alunos na utilização das tecnologias, a incapacidade financeira das escolas para a aquisição do material tecnológico. Tratando-se do ETP, o processo de adaptação foi desafiador, uma vez que o modelo Baseado em Padrões de Competências (CBT) exige metodologias de ensino viradas para a prática. O que fez com que a disponibilização do material didático, assim como o seu acesso fossem deficientes, levando alguns professores a recorrerem à utilização do material de apoio em formato físico em detrimento ao uso das TIC’s, o que de alguma forma limitou o desenvolvimento de competências comunicativas orais, uma vez que privilegiava apenas o desenvolvimento de tarefas escritas. Apesar das dificuldades algumas escolas conseguiram dar continuidade ao PEA, fazendo o uso dos meios disponibilizados e procurar facilitar de todas formas que o aluno tivesse acesso ao material didático, para poder estudar em casa, sendo acompanhado pelo professor, mesmo à distância.
id RCAP_10b8080480b28ba9c4104621b2707056
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de MaputoMaterial didáticoTecnologias de informação e comunicaçãoEnsino profissionalEnsino-aprendizagemProcesso de Ensino e Aprendizagem (PEA)MaputoDidactic materialTIC'sProfessional technical educationPEAODS::04:Educação de QualidadeCom o surgimento da pandemia da COVID 19 o mundo mudou e a educação teve que acompanhar essas mudanças. Em Moçambique o sector da Educação teve que adotar medidas de prevenção e encontrar formas de dar continuidade ao Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) constituíram uma das principais ferramentas para o ensino. Definiu-se como objetivo deste trabalho: analisar a produção do material didático da disciplina de língua portuguesa, mediada por computador, nas escolas do Ensino Técnico Profissional (ETP), na cidade de Maputo. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa/interpretativa. A recolha de dados foi realizada no período de 2020/2021, através de uma entrevista semiestruturada dirigida aos professores que lecionavam a disciplina de língua portuguesa. O uso das TIC’s na lecionação desta disciplina trouxe algumas dificuldades, devido a falta do material tecnológico e acesso às redes, a falta de preparo dos professores e dos alunos na utilização das tecnologias, a incapacidade financeira das escolas para a aquisição do material tecnológico. Tratando-se do ETP, o processo de adaptação foi desafiador, uma vez que o modelo Baseado em Padrões de Competências (CBT) exige metodologias de ensino viradas para a prática. O que fez com que a disponibilização do material didático, assim como o seu acesso fossem deficientes, levando alguns professores a recorrerem à utilização do material de apoio em formato físico em detrimento ao uso das TIC’s, o que de alguma forma limitou o desenvolvimento de competências comunicativas orais, uma vez que privilegiava apenas o desenvolvimento de tarefas escritas. Apesar das dificuldades algumas escolas conseguiram dar continuidade ao PEA, fazendo o uso dos meios disponibilizados e procurar facilitar de todas formas que o aluno tivesse acesso ao material didático, para poder estudar em casa, sendo acompanhado pelo professor, mesmo à distância.With the emergence of the COVID 19 pandemic, the world changed and education had to keep up with these changes. In Mozambique, the Education sector had to adopt preventive measures and find ways to continue the Teaching and Learning Process (PEA). Information and Communication Technologies (ICTs) were one of the main tools for teaching. The objective of this work was defined as: to analyze the production of didactic material for the Portuguese language discipline, mediated by computer, in the Professional Technical Education (ETP) schools in the city of Maputo. The investigation followed a qualitative/interpretive methodology. Data collection was carried out in the period of 2020/2021, through a semi-structured interview directed to the teachers who taught the Portuguese language subject. The use of ICTs in teaching this discipline brought some difficulties, due to the lack of technological material and access to networks, the lack of preparation of teachers and students in the use of technologies, the financial inability of schools to acquire technological material. In the case of ETP, the adaptation process was challenging, since the model Based on Competency Standards (CBT) requires teaching methodologies focused on practice. This meant that the availability of didactic material, as well as its access, were deficient, leading some teachers to resort to using support material in physical format to the detriment of the use of ICTs, which in some way limited the development of skills oral communicative tasks, since it privileged only the development of written tasks. Despite the difficulties, some schools managed to continue the PEA, making use of the available means and seeking to facilitate in every way that the student had access to the didactic material, so that he could study at home, being accompanied by the teacher, even from a distance.Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraRepositório AbertoPelembe, Nélia Armando2022-10-272023-01-092025-10-27T00:00:00Z2022-10-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13093TID:203188411porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:44:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:13.536550Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
title Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
spellingShingle Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
Pelembe, Nélia Armando
Material didático
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino profissional
Ensino-aprendizagem
Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA)
Maputo
Didactic material
TIC's
Professional technical education
PEA
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
title_full Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
title_fullStr Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
title_full_unstemmed Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
title_sort Análise de produção do material didático da disciplina de língua portuguesa mediada por computador, nas escolas do ensino técnico-profissional na cidade de Maputo
author Pelembe, Nélia Armando
author_facet Pelembe, Nélia Armando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pelembe, Nélia Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino profissional
Ensino-aprendizagem
Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA)
Maputo
Didactic material
TIC's
Professional technical education
PEA
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Material didático
Tecnologias de informação e comunicação
Ensino profissional
Ensino-aprendizagem
Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA)
Maputo
Didactic material
TIC's
Professional technical education
PEA
ODS::04:Educação de Qualidade
description Com o surgimento da pandemia da COVID 19 o mundo mudou e a educação teve que acompanhar essas mudanças. Em Moçambique o sector da Educação teve que adotar medidas de prevenção e encontrar formas de dar continuidade ao Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA). As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) constituíram uma das principais ferramentas para o ensino. Definiu-se como objetivo deste trabalho: analisar a produção do material didático da disciplina de língua portuguesa, mediada por computador, nas escolas do Ensino Técnico Profissional (ETP), na cidade de Maputo. A investigação seguiu uma metodologia de natureza qualitativa/interpretativa. A recolha de dados foi realizada no período de 2020/2021, através de uma entrevista semiestruturada dirigida aos professores que lecionavam a disciplina de língua portuguesa. O uso das TIC’s na lecionação desta disciplina trouxe algumas dificuldades, devido a falta do material tecnológico e acesso às redes, a falta de preparo dos professores e dos alunos na utilização das tecnologias, a incapacidade financeira das escolas para a aquisição do material tecnológico. Tratando-se do ETP, o processo de adaptação foi desafiador, uma vez que o modelo Baseado em Padrões de Competências (CBT) exige metodologias de ensino viradas para a prática. O que fez com que a disponibilização do material didático, assim como o seu acesso fossem deficientes, levando alguns professores a recorrerem à utilização do material de apoio em formato físico em detrimento ao uso das TIC’s, o que de alguma forma limitou o desenvolvimento de competências comunicativas orais, uma vez que privilegiava apenas o desenvolvimento de tarefas escritas. Apesar das dificuldades algumas escolas conseguiram dar continuidade ao PEA, fazendo o uso dos meios disponibilizados e procurar facilitar de todas formas que o aluno tivesse acesso ao material didático, para poder estudar em casa, sendo acompanhado pelo professor, mesmo à distância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
2022-10-27T00:00:00Z
2023-01-09
2025-10-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13093
TID:203188411
url http://hdl.handle.net/10400.2/13093
identifier_str_mv TID:203188411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135114893983744