Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14556
Resumo: O comportamento acústico de salas para música é um tema que tem vindo a destacar-se ao nível da engenharia nas últimas décadas. Todavia, no que diz respeito a questões musicais mais específicas, o mesmo não tem vindo acontecer. Desta forma, optou-se por realizar um estudo sobre a perspetiva dos professores de música relativamente à qualidade acústica das salas onde lecionam. Estudo esse que pretendeu aferir as características favoráveis a este tipo de salas para que na opinião dos professores privilegiassem o ensino musical. Mediante a pouca bibliografia existente, a investigação direcionou-se para uma pesquisa exploratória e descritiva. A recolha de dados foi feita através da observação e de inquéritos-questionários aos professores. Enquanto, o tratamento de dados foi estatístico e descritivo. Contudo, as diferentes sensações sonoras e os poucos conhecimentos acústicos dos professores não permitiram alcançar o objetivo principal de forma clara e precisa. No entanto, conseguiu-se verificar quais as salas existentes que melhor e pior se adaptam ao ensino musical e quais as suas tendências; ABSTRACT: ACOUSTIC BEHAVIOR OF ROOMS FOR MUSICAL EDUCATION IN ALGARVE The perspective of the various stakeholders The acoustic behavior of rooms for music is a topic that has come to prominence in engineering over the past decades. However, with regard to more specific musical issues it has not been happening . Thus it was decided to conduct a study on the prospect of music teachers regarding the acoustic quality of the rooms where they teach. This study sought to assess the favorable characteristics for this type of rooms which in the opinion of teachers favoring musical teaching. By little existing literature, research directed to an exploratory and descriptive research. Data collection was done through observation and surveys, questionnaires to teachers. While treatment data was statistical and descriptive. However, different sound sensations and the few acoustic knowledge of teachers not allowed to reach the main goal of clearly and precisely. However, we could note that the existing rooms that best and worst fits to music teaching and what their trends.
id RCAP_10be8faf7488765ec2bd83ac2bb20430
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14556
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientesAcústica físicaPsicoacústicaAcústica musicalAcústica de edifíciosAcústica de salasPhysical acousticsPsychoacousticsMusical acousticsBuilding acousticsRoom acousticsO comportamento acústico de salas para música é um tema que tem vindo a destacar-se ao nível da engenharia nas últimas décadas. Todavia, no que diz respeito a questões musicais mais específicas, o mesmo não tem vindo acontecer. Desta forma, optou-se por realizar um estudo sobre a perspetiva dos professores de música relativamente à qualidade acústica das salas onde lecionam. Estudo esse que pretendeu aferir as características favoráveis a este tipo de salas para que na opinião dos professores privilegiassem o ensino musical. Mediante a pouca bibliografia existente, a investigação direcionou-se para uma pesquisa exploratória e descritiva. A recolha de dados foi feita através da observação e de inquéritos-questionários aos professores. Enquanto, o tratamento de dados foi estatístico e descritivo. Contudo, as diferentes sensações sonoras e os poucos conhecimentos acústicos dos professores não permitiram alcançar o objetivo principal de forma clara e precisa. No entanto, conseguiu-se verificar quais as salas existentes que melhor e pior se adaptam ao ensino musical e quais as suas tendências; ABSTRACT: ACOUSTIC BEHAVIOR OF ROOMS FOR MUSICAL EDUCATION IN ALGARVE The perspective of the various stakeholders The acoustic behavior of rooms for music is a topic that has come to prominence in engineering over the past decades. However, with regard to more specific musical issues it has not been happening . Thus it was decided to conduct a study on the prospect of music teachers regarding the acoustic quality of the rooms where they teach. This study sought to assess the favorable characteristics for this type of rooms which in the opinion of teachers favoring musical teaching. By little existing literature, research directed to an exploratory and descriptive research. Data collection was done through observation and surveys, questionnaires to teachers. While treatment data was statistical and descriptive. However, different sound sensations and the few acoustic knowledge of teachers not allowed to reach the main goal of clearly and precisely. However, we could note that the existing rooms that best and worst fits to music teaching and what their trends.Universidade de Évora2015-05-29T10:36:02Z2015-05-292014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14556http://hdl.handle.net/10174/14556TID:201126346porDepartamento Engenharia Civilana.mateus23485@gmail.com462Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14556Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:40.052923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
title Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
spellingShingle Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus de
Acústica física
Psicoacústica
Acústica musical
Acústica de edifícios
Acústica de salas
Physical acoustics
Psychoacoustics
Musical acoustics
Building acoustics
Room acoustics
title_short Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
title_full Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
title_fullStr Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
title_full_unstemmed Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
title_sort Comportamento acústico de salas para o ensino musical no Algarve: a perspetiva dos vários intervenientes
author Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus de
author_facet Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Ana Sofia Dâmaso Mateus de
dc.subject.por.fl_str_mv Acústica física
Psicoacústica
Acústica musical
Acústica de edifícios
Acústica de salas
Physical acoustics
Psychoacoustics
Musical acoustics
Building acoustics
Room acoustics
topic Acústica física
Psicoacústica
Acústica musical
Acústica de edifícios
Acústica de salas
Physical acoustics
Psychoacoustics
Musical acoustics
Building acoustics
Room acoustics
description O comportamento acústico de salas para música é um tema que tem vindo a destacar-se ao nível da engenharia nas últimas décadas. Todavia, no que diz respeito a questões musicais mais específicas, o mesmo não tem vindo acontecer. Desta forma, optou-se por realizar um estudo sobre a perspetiva dos professores de música relativamente à qualidade acústica das salas onde lecionam. Estudo esse que pretendeu aferir as características favoráveis a este tipo de salas para que na opinião dos professores privilegiassem o ensino musical. Mediante a pouca bibliografia existente, a investigação direcionou-se para uma pesquisa exploratória e descritiva. A recolha de dados foi feita através da observação e de inquéritos-questionários aos professores. Enquanto, o tratamento de dados foi estatístico e descritivo. Contudo, as diferentes sensações sonoras e os poucos conhecimentos acústicos dos professores não permitiram alcançar o objetivo principal de forma clara e precisa. No entanto, conseguiu-se verificar quais as salas existentes que melhor e pior se adaptam ao ensino musical e quais as suas tendências; ABSTRACT: ACOUSTIC BEHAVIOR OF ROOMS FOR MUSICAL EDUCATION IN ALGARVE The perspective of the various stakeholders The acoustic behavior of rooms for music is a topic that has come to prominence in engineering over the past decades. However, with regard to more specific musical issues it has not been happening . Thus it was decided to conduct a study on the prospect of music teachers regarding the acoustic quality of the rooms where they teach. This study sought to assess the favorable characteristics for this type of rooms which in the opinion of teachers favoring musical teaching. By little existing literature, research directed to an exploratory and descriptive research. Data collection was done through observation and surveys, questionnaires to teachers. While treatment data was statistical and descriptive. However, different sound sensations and the few acoustic knowledge of teachers not allowed to reach the main goal of clearly and precisely. However, we could note that the existing rooms that best and worst fits to music teaching and what their trends.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-29T10:36:02Z
2015-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14556
http://hdl.handle.net/10174/14556
TID:201126346
url http://hdl.handle.net/10174/14556
identifier_str_mv TID:201126346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento Engenharia Civil
ana.mateus23485@gmail.com
462
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136560923279360