Inovação e (Trans)Formação Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Catarina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Célia, Pimenta, Elisa, Neves, Fernanda, Martins, Filipa, Oliveira, Francisca, Sousa, José, Rocha, J. Filipe, Cunha, M. Antonina, Amorim, Maria Fernanda, Tavares, Marta, Oliveira, Carla
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3160
Resumo: Na génese desta publicação, está a intenção de compreender caminhos de transformação educacional que têm vindo a ser trilhados por docentes e instituições, resultantes da 1ª edição da pós-graduação em Inovação e (trans)Formação educacional, desenhada com o propósito do desenvolvimento de conhecimentos e competências que promovem e/ou apoiam a emergência e a consolidação de estratégias, práticas e estruturas inovadoras, designadamente nos âmbitos da pedagogia e do currículo, do desenvolvimento organizacional das escolas, do desenvolvimento profissional dos professores e do relacionamento com a comunidade educativa. A inovação na pedagogia, no currículo, nos processos e nas relações profissionais nas instituições educativas é um dos principais fatores impulsionadores da melhoria do sistema educativo, com repercussões na (trans)formação educacional. Neste sentido, o leitor terá a oportunidade de refletir sobre diferentes objetivos - promover o reconhecimento e a valorização do trabalho e da profissão docente; conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e as possibilidades de inovação e (trans)formação educacional; construir modelos e cenários de inovação organizacional e pedagógica; compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito das propostas de autonomia e flexibilidade curricular; articular o desenvolvimento profissional docente com os processos de desenvolvimento das identidades profissionais e organizacionais; desenvolver quadros de inovação pedagógica e de mudança educativa; planificar, gerir, monitorizar e avaliar projetos de inovação e mudança; construir novos modos de ação pedagógica e organizacional - que globalmente estão presentes no conjunto dos capítulos que se seguem e que foram definidos para este percurso formativo. Perceções de inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar/Carla Oliveira; Das Intenções às Transformações: Retrato(s) das Dinâmicas Inovadoras de AE de um Concelho/Catarina Gonçalves; Os professores de Matemática e a inovação nas suas práticas/Célia Silva; Portefólio como instrumento de avaliação na disciplina de matemática – partilha de uma experiência de implementação numa turma de 6.º ano/Elisa Pimenta; A metodologia de aprendizagem CienTE em contexto pré-escolar – “Vamos juntos salvar o nosso mar!”/Fernanda Neves; Encontro(s) propositado(s) entre processos de inovação e abordagens interdisciplinares/Filipa Martins; (A)colher com o coração: quando a inovação reside nas pessoas/Francisca Oliveira; O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas e (trans)formação educacional - da teoria à prática/José Sousa; Aprender a pensar geograficamente a partir do Mantle of Expert no Ensino Profissional/ J. Filipe Rocha; Leitura e Literacia Mediática/ M. Antonina Cunha; Desenho, implementação e avaliação de um itinerário de Aprendizagem/ Maria Fernanda Amorim; Inovações Inclusivamente Possíveis/ Marta Tavares
id RCAP_10c88da76844443a2d40dcaf7a46b0d9
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação e (Trans)Formação EducacionalInovação educacionalInovação PedagógicaProfissão docenteDesenvolvimento profissional de professoresNa génese desta publicação, está a intenção de compreender caminhos de transformação educacional que têm vindo a ser trilhados por docentes e instituições, resultantes da 1ª edição da pós-graduação em Inovação e (trans)Formação educacional, desenhada com o propósito do desenvolvimento de conhecimentos e competências que promovem e/ou apoiam a emergência e a consolidação de estratégias, práticas e estruturas inovadoras, designadamente nos âmbitos da pedagogia e do currículo, do desenvolvimento organizacional das escolas, do desenvolvimento profissional dos professores e do relacionamento com a comunidade educativa. A inovação na pedagogia, no currículo, nos processos e nas relações profissionais nas instituições educativas é um dos principais fatores impulsionadores da melhoria do sistema educativo, com repercussões na (trans)formação educacional. Neste sentido, o leitor terá a oportunidade de refletir sobre diferentes objetivos - promover o reconhecimento e a valorização do trabalho e da profissão docente; conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e as possibilidades de inovação e (trans)formação educacional; construir modelos e cenários de inovação organizacional e pedagógica; compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito das propostas de autonomia e flexibilidade curricular; articular o desenvolvimento profissional docente com os processos de desenvolvimento das identidades profissionais e organizacionais; desenvolver quadros de inovação pedagógica e de mudança educativa; planificar, gerir, monitorizar e avaliar projetos de inovação e mudança; construir novos modos de ação pedagógica e organizacional - que globalmente estão presentes no conjunto dos capítulos que se seguem e que foram definidos para este percurso formativo. Perceções de inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar/Carla Oliveira; Das Intenções às Transformações: Retrato(s) das Dinâmicas Inovadoras de AE de um Concelho/Catarina Gonçalves; Os professores de Matemática e a inovação nas suas práticas/Célia Silva; Portefólio como instrumento de avaliação na disciplina de matemática – partilha de uma experiência de implementação numa turma de 6.º ano/Elisa Pimenta; A metodologia de aprendizagem CienTE em contexto pré-escolar – “Vamos juntos salvar o nosso mar!”/Fernanda Neves; Encontro(s) propositado(s) entre processos de inovação e abordagens interdisciplinares/Filipa Martins; (A)colher com o coração: quando a inovação reside nas pessoas/Francisca Oliveira; O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas e (trans)formação educacional - da teoria à prática/José Sousa; Aprender a pensar geograficamente a partir do Mantle of Expert no Ensino Profissional/ J. Filipe Rocha; Leitura e Literacia Mediática/ M. Antonina Cunha; Desenho, implementação e avaliação de um itinerário de Aprendizagem/ Maria Fernanda Amorim; Inovações Inclusivamente Possíveis/ Marta TavaresEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)2022-08-03T10:59:32Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3160por978-989-53380-5-4Gonçalves, CatarinaSilva, CéliaPimenta, ElisaNeves, FernandaMartins, FilipaOliveira, FranciscaSousa, JoséRocha, J. FilipeCunha, M. AntoninaAmorim, Maria FernandaTavares, MartaOliveira, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T05:54:26Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:47.813460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação e (Trans)Formação Educacional
title Inovação e (Trans)Formação Educacional
spellingShingle Inovação e (Trans)Formação Educacional
Gonçalves, Catarina
Inovação educacional
Inovação Pedagógica
Profissão docente
Desenvolvimento profissional de professores
title_short Inovação e (Trans)Formação Educacional
title_full Inovação e (Trans)Formação Educacional
title_fullStr Inovação e (Trans)Formação Educacional
title_full_unstemmed Inovação e (Trans)Formação Educacional
title_sort Inovação e (Trans)Formação Educacional
author Gonçalves, Catarina
author_facet Gonçalves, Catarina
Silva, Célia
Pimenta, Elisa
Neves, Fernanda
Martins, Filipa
Oliveira, Francisca
Sousa, José
Rocha, J. Filipe
Cunha, M. Antonina
Amorim, Maria Fernanda
Tavares, Marta
Oliveira, Carla
author_role author
author2 Silva, Célia
Pimenta, Elisa
Neves, Fernanda
Martins, Filipa
Oliveira, Francisca
Sousa, José
Rocha, J. Filipe
Cunha, M. Antonina
Amorim, Maria Fernanda
Tavares, Marta
Oliveira, Carla
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Catarina
Silva, Célia
Pimenta, Elisa
Neves, Fernanda
Martins, Filipa
Oliveira, Francisca
Sousa, José
Rocha, J. Filipe
Cunha, M. Antonina
Amorim, Maria Fernanda
Tavares, Marta
Oliveira, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação educacional
Inovação Pedagógica
Profissão docente
Desenvolvimento profissional de professores
topic Inovação educacional
Inovação Pedagógica
Profissão docente
Desenvolvimento profissional de professores
description Na génese desta publicação, está a intenção de compreender caminhos de transformação educacional que têm vindo a ser trilhados por docentes e instituições, resultantes da 1ª edição da pós-graduação em Inovação e (trans)Formação educacional, desenhada com o propósito do desenvolvimento de conhecimentos e competências que promovem e/ou apoiam a emergência e a consolidação de estratégias, práticas e estruturas inovadoras, designadamente nos âmbitos da pedagogia e do currículo, do desenvolvimento organizacional das escolas, do desenvolvimento profissional dos professores e do relacionamento com a comunidade educativa. A inovação na pedagogia, no currículo, nos processos e nas relações profissionais nas instituições educativas é um dos principais fatores impulsionadores da melhoria do sistema educativo, com repercussões na (trans)formação educacional. Neste sentido, o leitor terá a oportunidade de refletir sobre diferentes objetivos - promover o reconhecimento e a valorização do trabalho e da profissão docente; conhecer e compreender os enquadramentos normativos da educação e as possibilidades de inovação e (trans)formação educacional; construir modelos e cenários de inovação organizacional e pedagógica; compreender as lógicas de ação das escolas no âmbito das propostas de autonomia e flexibilidade curricular; articular o desenvolvimento profissional docente com os processos de desenvolvimento das identidades profissionais e organizacionais; desenvolver quadros de inovação pedagógica e de mudança educativa; planificar, gerir, monitorizar e avaliar projetos de inovação e mudança; construir novos modos de ação pedagógica e organizacional - que globalmente estão presentes no conjunto dos capítulos que se seguem e que foram definidos para este percurso formativo. Perceções de inovação pedagógica na Educação Pré-Escolar/Carla Oliveira; Das Intenções às Transformações: Retrato(s) das Dinâmicas Inovadoras de AE de um Concelho/Catarina Gonçalves; Os professores de Matemática e a inovação nas suas práticas/Célia Silva; Portefólio como instrumento de avaliação na disciplina de matemática – partilha de uma experiência de implementação numa turma de 6.º ano/Elisa Pimenta; A metodologia de aprendizagem CienTE em contexto pré-escolar – “Vamos juntos salvar o nosso mar!”/Fernanda Neves; Encontro(s) propositado(s) entre processos de inovação e abordagens interdisciplinares/Filipa Martins; (A)colher com o coração: quando a inovação reside nas pessoas/Francisca Oliveira; O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas e (trans)formação educacional - da teoria à prática/José Sousa; Aprender a pensar geograficamente a partir do Mantle of Expert no Ensino Profissional/ J. Filipe Rocha; Leitura e Literacia Mediática/ M. Antonina Cunha; Desenho, implementação e avaliação de um itinerário de Aprendizagem/ Maria Fernanda Amorim; Inovações Inclusivamente Possíveis/ Marta Tavares
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-03T10:59:32Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3160
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-53380-5-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131634085134336