Policromia sobre madeira e pedra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/28558 |
Resumo: | Este relatório descreve o estudo e intervenção de Conservação e Restauro realizados sobre três esculturas policromadas de origem portuguesa, identificadas como São João no Calvário, Santa Abadessa e Imaculada Conceição. As obras pertencem ao Convento de Cristo, sendo uma com suporte em pedra (São João) e duas com suporte em madeira (Santa Abadessa e Imaculada Conceição). As esculturas foram intervencionadas no âmbito do estágio curricular do mestrado em Conservação e Restauro. A acção foi baseada na filosofia da mínima intervenção e nos demais princípios éticos do restauro com ênfase na conservação. Pela falta de informações a respeito das obras, o trabalho iniciou-se com a peritagem, onde se investigou as características estilísticas, iconográficas e técnicas, visando o enquadramento, atribuição e datação. O estudo empregou diversos métodos de exames e análises com o objetivo de identificar os materiais constituintes e as técnicas empregadas na execução das obras. Também se analisou os fatores de alteração e os restauros antigos que pudessem comprometer a integridade das obras. Elaborou-se uma metodologia adequada ao tratamento para cada obra. Os tratamentos e materiais utilizados nas operações de conservação e restauro, assim como os resultados obtidos, apresentam-se descritos e registados em pormenores, em fotografias e imagens ilustrativas. Na conclusão apresenta-se as datações estimadas para cada obra e a sua linguagem estilística contextualizada com os materiais encontrados e com a história da arte em Portugal. Por fim, complementa-se o corpo do trabalho com um manual de conservação para as obras no contexto de reserva técnica e exposição |
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Policromia sobre madeira e pedraEstudo e intervenção de 3 esculturas do Convento de Cristo - TomarEscultura em madeiraEscultura em pedraPolicromiaConvento de CristoConservação e restauroDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEste relatório descreve o estudo e intervenção de Conservação e Restauro realizados sobre três esculturas policromadas de origem portuguesa, identificadas como São João no Calvário, Santa Abadessa e Imaculada Conceição. As obras pertencem ao Convento de Cristo, sendo uma com suporte em pedra (São João) e duas com suporte em madeira (Santa Abadessa e Imaculada Conceição). As esculturas foram intervencionadas no âmbito do estágio curricular do mestrado em Conservação e Restauro. A acção foi baseada na filosofia da mínima intervenção e nos demais princípios éticos do restauro com ênfase na conservação. Pela falta de informações a respeito das obras, o trabalho iniciou-se com a peritagem, onde se investigou as características estilísticas, iconográficas e técnicas, visando o enquadramento, atribuição e datação. O estudo empregou diversos métodos de exames e análises com o objetivo de identificar os materiais constituintes e as técnicas empregadas na execução das obras. Também se analisou os fatores de alteração e os restauros antigos que pudessem comprometer a integridade das obras. Elaborou-se uma metodologia adequada ao tratamento para cada obra. Os tratamentos e materiais utilizados nas operações de conservação e restauro, assim como os resultados obtidos, apresentam-se descritos e registados em pormenores, em fotografias e imagens ilustrativas. Na conclusão apresenta-se as datações estimadas para cada obra e a sua linguagem estilística contextualizada com os materiais encontrados e com a história da arte em Portugal. Por fim, complementa-se o corpo do trabalho com um manual de conservação para as obras no contexto de reserva técnica e exposiçãoInstituto Politécnico de TomarRego, CarlaCosta, FernandoRepositório ComumGrimaldi, Karla Oliveira2019-05-17T11:48:24Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/28558TID:202242609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/28558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:00.524311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este relatório descreve o estudo e intervenção de Conservação e Restauro realizados sobre três esculturas policromadas de origem portuguesa, identificadas como São João no Calvário, Santa Abadessa e Imaculada Conceição. As obras pertencem ao Convento de Cristo, sendo uma com suporte em pedra (São João) e duas com suporte em madeira (Santa Abadessa e Imaculada Conceição). As esculturas foram intervencionadas no âmbito do estágio curricular do mestrado em Conservação e Restauro. A acção foi baseada na filosofia da mínima intervenção e nos demais princípios éticos do restauro com ênfase na conservação. Pela falta de informações a respeito das obras, o trabalho iniciou-se com a peritagem, onde se investigou as características estilísticas, iconográficas e técnicas, visando o enquadramento, atribuição e datação. O estudo empregou diversos métodos de exames e análises com o objetivo de identificar os materiais constituintes e as técnicas empregadas na execução das obras. Também se analisou os fatores de alteração e os restauros antigos que pudessem comprometer a integridade das obras. Elaborou-se uma metodologia adequada ao tratamento para cada obra. Os tratamentos e materiais utilizados nas operações de conservação e restauro, assim como os resultados obtidos, apresentam-se descritos e registados em pormenores, em fotografias e imagens ilustrativas. Na conclusão apresenta-se as datações estimadas para cada obra e a sua linguagem estilística contextualizada com os materiais encontrados e com a história da arte em Portugal. Por fim, complementa-se o corpo do trabalho com um manual de conservação para as obras no contexto de reserva técnica e exposição |
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