Policromia sobre madeira e pedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grimaldi, Karla Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/28558
Resumo: Este relatório descreve o estudo e intervenção de Conservação e Restauro realizados sobre três esculturas policromadas de origem portuguesa, identificadas como São João no Calvário, Santa Abadessa e Imaculada Conceição. As obras pertencem ao Convento de Cristo, sendo uma com suporte em pedra (São João) e duas com suporte em madeira (Santa Abadessa e Imaculada Conceição). As esculturas foram intervencionadas no âmbito do estágio curricular do mestrado em Conservação e Restauro. A acção foi baseada na filosofia da mínima intervenção e nos demais princípios éticos do restauro com ênfase na conservação. Pela falta de informações a respeito das obras, o trabalho iniciou-se com a peritagem, onde se investigou as características estilísticas, iconográficas e técnicas, visando o enquadramento, atribuição e datação. O estudo empregou diversos métodos de exames e análises com o objetivo de identificar os materiais constituintes e as técnicas empregadas na execução das obras. Também se analisou os fatores de alteração e os restauros antigos que pudessem comprometer a integridade das obras. Elaborou-se uma metodologia adequada ao tratamento para cada obra. Os tratamentos e materiais utilizados nas operações de conservação e restauro, assim como os resultados obtidos, apresentam-se descritos e registados em pormenores, em fotografias e imagens ilustrativas. Na conclusão apresenta-se as datações estimadas para cada obra e a sua linguagem estilística contextualizada com os materiais encontrados e com a história da arte em Portugal. Por fim, complementa-se o corpo do trabalho com um manual de conservação para as obras no contexto de reserva técnica e exposição
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