Importância das competências pessoais/sociais de autoconhecimento e empatia no autocuidado do cuidador informal familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Lisneti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Dayse Neri de, Pereira, Anabela, Santos, Evelyn, Teixeira, Helena, Lomeo, Roselane, Mendes, Laurinda, Magalhães, Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32144
Resumo: A tarefa de cuidador exige conhecimento sobre a doença que cuida, mas sobretudo o reconhecimento da importância do autocuidado, assegurando o seu bem-estar. Objetivo: Analisar a perspetiva dos cuidadores sobre o seu autoconhecimento e empatia, antes e depois de assumirem a tarefa de cuidar. Método: Estudo de cariz qualitativo com recurso ao paradigma interpretativo. Participaram 12 cuidadores selecionados por conveniência, provenientes do centro de Saúde de Ovar e de Aveiro. Foram realizadas 10 sessões psicoeducativas, operacionalizadas através de exercícios de dinâmica de grupo. Os dados foram analisados com apoio do software webQDA versão 3.0. Resultados: Os cuidadores conseguiram percecionar as suas competências de autoconhecimento e empatia. Conclusão: A psicoeducação é uma ferramenta que ajuda o cuidador a conhecer as suas potencialidades e limitações, e também a reconhecer a importância do autocuidado.
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