Agir para aprender: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Marta Luísa Antunes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13181
Resumo: O presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra. O presente documento tem como principal objetivo mostrar as reflexões e as aprendizagens realizadas ao longo do estágio desenvolvido em Educação Pré-Escolar. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte contém a caracterização da instituição, do espaço e grupo, assim como, o itinerário formativo da prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte apresentam-se os resultados do exercício investigativo “Qual a perspetiva das crianças sobre o Jardim-de Infância?”, realizado com recurso à Abordagem de Mosaico (Clark e Moss, 2001). Nesta parte explicitarei as experiências-chave: a aprendizagem pela ação, a importância da hora do conto, as artes plásticas como forma de expressão e, por último, a importância da participação da família nas instituições educativas. No presente relatório pretende-se através de um conjunto de experiências que enriqueceram o estágio num jardim-de-infância, privilegiar a aprendizagem ativa, que coloca a criança, os seus interesses e vontades, no centro do processo de ensino e de aprendizagem. Por outo lado, a aplicação da metodologia de trabalho de projeto, que vai de encontro ao processo investigativo priorizado, complementava o processo de crescimento, na medida em que permitia promover o desenvolvimento das crianças através de descobertas, por meio da aprendizagem ativa.
id RCAP_10d99de519e0bab4415eceb76efcccb0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Agir para aprender: relatório finalEducação Pré-EscolarPrática PedagógicaPráticas EducativasO presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra. O presente documento tem como principal objetivo mostrar as reflexões e as aprendizagens realizadas ao longo do estágio desenvolvido em Educação Pré-Escolar. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte contém a caracterização da instituição, do espaço e grupo, assim como, o itinerário formativo da prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte apresentam-se os resultados do exercício investigativo “Qual a perspetiva das crianças sobre o Jardim-de Infância?”, realizado com recurso à Abordagem de Mosaico (Clark e Moss, 2001). Nesta parte explicitarei as experiências-chave: a aprendizagem pela ação, a importância da hora do conto, as artes plásticas como forma de expressão e, por último, a importância da participação da família nas instituições educativas. No presente relatório pretende-se através de um conjunto de experiências que enriqueceram o estágio num jardim-de-infância, privilegiar a aprendizagem ativa, que coloca a criança, os seus interesses e vontades, no centro do processo de ensino e de aprendizagem. Por outo lado, a aplicação da metodologia de trabalho de projeto, que vai de encontro ao processo investigativo priorizado, complementava o processo de crescimento, na medida em que permitia promover o desenvolvimento das crianças através de descobertas, por meio da aprendizagem ativa.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumEsteves, Marta Luísa Antunes2016-04-15T11:51:34Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13181201335115porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:00.526966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Agir para aprender: relatório final
title Agir para aprender: relatório final
spellingShingle Agir para aprender: relatório final
Esteves, Marta Luísa Antunes
Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
title_short Agir para aprender: relatório final
title_full Agir para aprender: relatório final
title_fullStr Agir para aprender: relatório final
title_full_unstemmed Agir para aprender: relatório final
title_sort Agir para aprender: relatório final
author Esteves, Marta Luísa Antunes
author_facet Esteves, Marta Luísa Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Marta Luísa Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
topic Educação Pré-Escolar
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
description O presente relatório final foi elaborado no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Coimbra. O presente documento tem como principal objetivo mostrar as reflexões e as aprendizagens realizadas ao longo do estágio desenvolvido em Educação Pré-Escolar. Este relatório divide-se em duas partes. A primeira parte contém a caracterização da instituição, do espaço e grupo, assim como, o itinerário formativo da prática pedagógica supervisionada. Na segunda parte apresentam-se os resultados do exercício investigativo “Qual a perspetiva das crianças sobre o Jardim-de Infância?”, realizado com recurso à Abordagem de Mosaico (Clark e Moss, 2001). Nesta parte explicitarei as experiências-chave: a aprendizagem pela ação, a importância da hora do conto, as artes plásticas como forma de expressão e, por último, a importância da participação da família nas instituições educativas. No presente relatório pretende-se através de um conjunto de experiências que enriqueceram o estágio num jardim-de-infância, privilegiar a aprendizagem ativa, que coloca a criança, os seus interesses e vontades, no centro do processo de ensino e de aprendizagem. Por outo lado, a aplicação da metodologia de trabalho de projeto, que vai de encontro ao processo investigativo priorizado, complementava o processo de crescimento, na medida em que permitia promover o desenvolvimento das crianças através de descobertas, por meio da aprendizagem ativa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-15T11:51:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13181
201335115
url http://hdl.handle.net/10400.26/13181
identifier_str_mv 201335115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015102664704