Avós, crianças e livros: relato crítico de práticas e investigação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Andreia Lourenço
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6829
Resumo: Na sociedade atual, as características e o papel dos avós na família apresenta diferenças em relação a outras épocas. São avós mais jovens, tendendo a cuidar-se e a manterem-se atualizados, acompanhando a geração dos seus netos em vez de se identificar uma diferença de estilo de vida e cultural significativa. A sociedade levou a uma aumento significativo de condições para um envelhecimento ativo e dinâmico. Também são avós cuja qualidade de vida lhes proporciona oportunidades de viverem de forma mais duradoura, também por avanços na Medicina. A nível familiar, os avós sempre foram considerados como pilares nas necessidades requeridas pela família, auxiliando e, por vezes, substituindo as principais funções dos progenitores na vida dos seus netos. O papel dos avós na vida das crianças foi o tema que orientou este relatório final de estágio que aborda as práticas de ensino supervisionadas realizadas em contextos de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e um estudo desenvolvido sobre a temática da representação dos avós na Literatura para a Infância. A partir do estudo, pretende-se contribuir para o conhecimento da forma como os avós são representados em livros de Literatura para a Infância, através de uma análise criteriosa de aspetos caraterísticos dos avós e relações intergeracionais. Discute-se, ainda, o potencial dos livros de Literatura para a Infância enquanto suporte para atividades sobre os avós com crianças em idade pré-escolar
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