Multimédia: do contexto académico à esfera laboral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Ivone Sofia Oliveira Ferreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10826
Resumo: No âmbito da Unidade Curricular Dissertação/Projeto/Estágio do curso de Mestrado em Multimédia do departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realizou-se este documento escrito para obtenção de grau Mestre em Multimédia. O mesmo apresenta o Relatório de Estágio do respetivo ano escolar na Empresa bleam – Agência de Marketing Digital, localizada no Regia Douro Park em Vila Real. Comunicação, Multimédia e Marketing Digital são as três grandes áreas que a empresa reúne e, portanto, seguem-se abaixo descritas as tarefas desempenhadas para cada uma. Os contextos académico e laboral, apesar de divergentes apontam algumas semelhanças. Exigência a nível técnico, expressividade, criatividade, unidade e consistência ou, por outras palavras, excelência. No entanto durante o processo criativo os desejos do cliente tornam-se bastante influenciadores e, deste modo, o produto final é moldado conforme as necessidades de cada projeto. A resposta ao cliente pretende-se que seja quase imediata e com a qualidade técnica exigida bem como “a linha estética” assumida pela empresa. Nasce, portanto, um desafio conseguir obedecer a todos os parâmetros requisitados. Começa aqui a aplicação e modelação de conhecimentos adquiridos para integrar a esfera laboral. Neste documento apresentam-se dez projetos em que se participou durante toda a extensão do estágio curricular. Na vertente informática apresentam-se três, nomeadamente manutenção, redesign e mapas de websites. Em design e comunicação encontram-se dois projetos associados a comunicação em redes sociais e processo criativo. Já em audiovisual são apresentadas as tarefas relativas a fotografia e vídeo onde se encontram descritas a recolha de imagem estática e respetiva edição com finalidades diferentes, conforme o propósito e, em vídeo a criação de um guião técnico para auxílio e organização entre colaboradores. À parte destes participou-se na criação de um plano de ação que promove o bom funcionamento da empresa, uma vez que, as informações necessárias apresentam-se registadas neste documento. Desta forma os colaboradores não necessitam de se interromperem para obter informação relativa aos clientes, basta apenas pesquisar no documento. Em suma foi também pedido por Fábio Sigre, Chief Executive Officer (CEO) da empresa bleam e responsável na empresa sobre o estágio, o auxílio da integração de novos membros estagiários na empresa. O plano de ação referido anteriormente foi um aspeto bastante importante para os novos estagiários compreenderem a dinâmica da empresa.
id RCAP_10ee0c24dd85efc9e31ba00029e12b30
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10826
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multimédia: do contexto académico à esfera laboralEstágio CurricularbleamNo âmbito da Unidade Curricular Dissertação/Projeto/Estágio do curso de Mestrado em Multimédia do departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realizou-se este documento escrito para obtenção de grau Mestre em Multimédia. O mesmo apresenta o Relatório de Estágio do respetivo ano escolar na Empresa bleam – Agência de Marketing Digital, localizada no Regia Douro Park em Vila Real. Comunicação, Multimédia e Marketing Digital são as três grandes áreas que a empresa reúne e, portanto, seguem-se abaixo descritas as tarefas desempenhadas para cada uma. Os contextos académico e laboral, apesar de divergentes apontam algumas semelhanças. Exigência a nível técnico, expressividade, criatividade, unidade e consistência ou, por outras palavras, excelência. No entanto durante o processo criativo os desejos do cliente tornam-se bastante influenciadores e, deste modo, o produto final é moldado conforme as necessidades de cada projeto. A resposta ao cliente pretende-se que seja quase imediata e com a qualidade técnica exigida bem como “a linha estética” assumida pela empresa. Nasce, portanto, um desafio conseguir obedecer a todos os parâmetros requisitados. Começa aqui a aplicação e modelação de conhecimentos adquiridos para integrar a esfera laboral. Neste documento apresentam-se dez projetos em que se participou durante toda a extensão do estágio curricular. Na vertente informática apresentam-se três, nomeadamente manutenção, redesign e mapas de websites. Em design e comunicação encontram-se dois projetos associados a comunicação em redes sociais e processo criativo. Já em audiovisual são apresentadas as tarefas relativas a fotografia e vídeo onde se encontram descritas a recolha de imagem estática e respetiva edição com finalidades diferentes, conforme o propósito e, em vídeo a criação de um guião técnico para auxílio e organização entre colaboradores. À parte destes participou-se na criação de um plano de ação que promove o bom funcionamento da empresa, uma vez que, as informações necessárias apresentam-se registadas neste documento. Desta forma os colaboradores não necessitam de se interromperem para obter informação relativa aos clientes, basta apenas pesquisar no documento. Em suma foi também pedido por Fábio Sigre, Chief Executive Officer (CEO) da empresa bleam e responsável na empresa sobre o estágio, o auxílio da integração de novos membros estagiários na empresa. O plano de ação referido anteriormente foi um aspeto bastante importante para os novos estagiários compreenderem a dinâmica da empresa.Within the scope of the Dissertation / Project / Internship Course of the Master's course in Multimedia of the Engineering department of the School of Science and Technology of the University Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD), this written document was made to obtain a degree Master in Multimedia. It presents the Internship Report for the respective school year at Empresa bleam - Digital Marketing Agency, located in Regia Douro Park in Vila Real. Communication, Multimedia and Digital Marketing are the three main areas that the company brings together and, therefore, the tasks performed for each one are described below. The academic and work contexts, although divergent, point out some similarities. Demand at the technical level, expressiveness, creativity, unity and consistency or, in other words, excellence. However, during the creative process, the customer's wishes become very influential and, thus, the final product is shaped according to the needs of each project. The response to the client is intended to be almost immediate and with the required technical quality as well as "the aesthetic line" assumed by the company. Therefore, a challenge is born to be able to obey all the required parameters. Here begins the application and modeling of knowledge acquired to integrate the labor sphere. In this document, ten projects are presented in which they participated during the entire extension of the curricular internship. In the IT area there are three, namely maintenance, redesign and website maps. In design and communication there are two projects associated with communication on social networks and the creative process. In audiovisual, the tasks related to photography and video are presented, where the collection of static image and respective editing for different purposes are described, according to the purpose and, in video, the creation of a technical guide for assistance and organization among employees. Apart from these, they participated in the creation of an action plan that promotes the good functioning of the company, since the necessary information is recorded in this document. This way, employees do not need to interrupt themselves to obtain information related to customers, just search the document. In short, it was also asked by Fábio Sigre, Chief Executive Officer (CEO) of the bleam company and responsible for the internship on the company, to help integrate new trainee members into the company. The action plan mentioned above was a very important aspect for new trainees to understand the company's dynamics.2021-11-22T17:11:35Z2020-12-09T00:00:00Z2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10826pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Ivone Sofia Oliveira Ferreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:47Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10826Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:42.859407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
title Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
spellingShingle Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
Pinheiro, Ivone Sofia Oliveira Ferreira
Estágio Curricular
bleam
title_short Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
title_full Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
title_fullStr Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
title_full_unstemmed Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
title_sort Multimédia: do contexto académico à esfera laboral
author Pinheiro, Ivone Sofia Oliveira Ferreira
author_facet Pinheiro, Ivone Sofia Oliveira Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Ivone Sofia Oliveira Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Curricular
bleam
topic Estágio Curricular
bleam
description No âmbito da Unidade Curricular Dissertação/Projeto/Estágio do curso de Mestrado em Multimédia do departamento de Engenharias da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realizou-se este documento escrito para obtenção de grau Mestre em Multimédia. O mesmo apresenta o Relatório de Estágio do respetivo ano escolar na Empresa bleam – Agência de Marketing Digital, localizada no Regia Douro Park em Vila Real. Comunicação, Multimédia e Marketing Digital são as três grandes áreas que a empresa reúne e, portanto, seguem-se abaixo descritas as tarefas desempenhadas para cada uma. Os contextos académico e laboral, apesar de divergentes apontam algumas semelhanças. Exigência a nível técnico, expressividade, criatividade, unidade e consistência ou, por outras palavras, excelência. No entanto durante o processo criativo os desejos do cliente tornam-se bastante influenciadores e, deste modo, o produto final é moldado conforme as necessidades de cada projeto. A resposta ao cliente pretende-se que seja quase imediata e com a qualidade técnica exigida bem como “a linha estética” assumida pela empresa. Nasce, portanto, um desafio conseguir obedecer a todos os parâmetros requisitados. Começa aqui a aplicação e modelação de conhecimentos adquiridos para integrar a esfera laboral. Neste documento apresentam-se dez projetos em que se participou durante toda a extensão do estágio curricular. Na vertente informática apresentam-se três, nomeadamente manutenção, redesign e mapas de websites. Em design e comunicação encontram-se dois projetos associados a comunicação em redes sociais e processo criativo. Já em audiovisual são apresentadas as tarefas relativas a fotografia e vídeo onde se encontram descritas a recolha de imagem estática e respetiva edição com finalidades diferentes, conforme o propósito e, em vídeo a criação de um guião técnico para auxílio e organização entre colaboradores. À parte destes participou-se na criação de um plano de ação que promove o bom funcionamento da empresa, uma vez que, as informações necessárias apresentam-se registadas neste documento. Desta forma os colaboradores não necessitam de se interromperem para obter informação relativa aos clientes, basta apenas pesquisar no documento. Em suma foi também pedido por Fábio Sigre, Chief Executive Officer (CEO) da empresa bleam e responsável na empresa sobre o estágio, o auxílio da integração de novos membros estagiários na empresa. O plano de ação referido anteriormente foi um aspeto bastante importante para os novos estagiários compreenderem a dinâmica da empresa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09T00:00:00Z
2020-12-09
2021-11-22T17:11:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10826
url http://hdl.handle.net/10348/10826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137144894128128