A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/17699 |
Resumo: | A Compagnie Philippe Genty, com os seus espetáculos multidisciplinares e imagéticos, onde a “impossibilidade é apenas mais uma possibilidade entre muitas”, leva os espectadores a mergulhar nos seus abismos pessoais. Em Ne m’oublie pas, dez atores noruegueses são guiados por Clarisse, mulher-chimpanzé, ao longo de Paisagens Interiores imaginadas por Philippe Genty e coreografadas por Mary Underwood, que ecoarão no universo de cada espectador. O trabalho do ator – nas criações da companhia – nivela-se com o dos restantes elementos que as integram. Sendo que não é o ator que perde uma posição de destaque, mas sim todos os outros elementos (objetos, materiais e marionetes) que se elevam até ao seu nível de importância, num teatro que desafia a capacidade da linguagem para traduzir as complexidades da vida. Fala-se de um ator pós-dramático, cujas características específicas, relacionadas com o jogo de ator, movimento, canto, manipulação de materiais, objetos e marionetes se estendem para além das competências adquiridas pelo ator dramático; ABSTRACT: The Compagnie Philippe Genty, with its multidisciplinary and visual shows, where "impossibility is just one possibility amongst others", leads the public towards an immersion into their personal chasms. In Ne m'oublie pas, ten Norwegian actors are guided by Clarisse, a chimpanzee, through Inner Landscapes imagined by Philippe Genty and choreographed by Mary Underwood, which will echo in the universe of each spectator. The actor’s work – in the company's creations – is at the same level of all the other composing elements. Even so, it is not the actor who loses a prominent position, but all other elements (objects, materials and puppets) that rise up to his level of importance, in a theatre that challenges the language’s ability to translate the complexities of life. We’re talking about a post dramatic actor, whose specific characteristics concerning acting, movement, singing and puppeteering, extend beyond the competences acquired by the dramatic actor. |
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A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe GentyA Compagnie Philippe Genty, com os seus espetáculos multidisciplinares e imagéticos, onde a “impossibilidade é apenas mais uma possibilidade entre muitas”, leva os espectadores a mergulhar nos seus abismos pessoais. Em Ne m’oublie pas, dez atores noruegueses são guiados por Clarisse, mulher-chimpanzé, ao longo de Paisagens Interiores imaginadas por Philippe Genty e coreografadas por Mary Underwood, que ecoarão no universo de cada espectador. O trabalho do ator – nas criações da companhia – nivela-se com o dos restantes elementos que as integram. Sendo que não é o ator que perde uma posição de destaque, mas sim todos os outros elementos (objetos, materiais e marionetes) que se elevam até ao seu nível de importância, num teatro que desafia a capacidade da linguagem para traduzir as complexidades da vida. Fala-se de um ator pós-dramático, cujas características específicas, relacionadas com o jogo de ator, movimento, canto, manipulação de materiais, objetos e marionetes se estendem para além das competências adquiridas pelo ator dramático; ABSTRACT: The Compagnie Philippe Genty, with its multidisciplinary and visual shows, where "impossibility is just one possibility amongst others", leads the public towards an immersion into their personal chasms. In Ne m'oublie pas, ten Norwegian actors are guided by Clarisse, a chimpanzee, through Inner Landscapes imagined by Philippe Genty and choreographed by Mary Underwood, which will echo in the universe of each spectator. The actor’s work – in the company's creations – is at the same level of all the other composing elements. Even so, it is not the actor who loses a prominent position, but all other elements (objects, materials and puppets) that rise up to his level of importance, in a theatre that challenges the language’s ability to translate the complexities of life. We’re talking about a post dramatic actor, whose specific characteristics concerning acting, movement, singing and puppeteering, extend beyond the competences acquired by the dramatic actor.Universidade de Évora2016-03-02T18:13:14Z2016-03-022013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17699http://hdl.handle.net/10174/17699porDepartamento de Artes Cénicasteses@bib.uevora.pt203Santos, Ana Carolina Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:15:55ZPortal AgregadorONG |
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