A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Carolina Alves dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17699
Resumo: A Compagnie Philippe Genty, com os seus espetáculos multidisciplinares e imagéticos, onde a “impossibilidade é apenas mais uma possibilidade entre muitas”, leva os espectadores a mergulhar nos seus abismos pessoais. Em Ne m’oublie pas, dez atores noruegueses são guiados por Clarisse, mulher-chimpanzé, ao longo de Paisagens Interiores imaginadas por Philippe Genty e coreografadas por Mary Underwood, que ecoarão no universo de cada espectador. O trabalho do ator – nas criações da companhia – nivela-se com o dos restantes elementos que as integram. Sendo que não é o ator que perde uma posição de destaque, mas sim todos os outros elementos (objetos, materiais e marionetes) que se elevam até ao seu nível de importância, num teatro que desafia a capacidade da linguagem para traduzir as complexidades da vida. Fala-se de um ator pós-dramático, cujas características específicas, relacionadas com o jogo de ator, movimento, canto, manipulação de materiais, objetos e marionetes se estendem para além das competências adquiridas pelo ator dramático; ABSTRACT: The Compagnie Philippe Genty, with its multidisciplinary and visual shows, where "impossibility is just one possibility amongst others", leads the public towards an immersion into their personal chasms. In Ne m'oublie pas, ten Norwegian actors are guided by Clarisse, a chimpanzee, through Inner Landscapes imagined by Philippe Genty and choreographed by Mary Underwood, which will echo in the universe of each spectator. The actor’s work – in the company's creations – is at the same level of all the other composing elements. Even so, it is not the actor who loses a prominent position, but all other elements (objects, materials and puppets) that rise up to his level of importance, in a theatre that challenges the language’s ability to translate the complexities of life. We’re talking about a post dramatic actor, whose specific characteristics concerning acting, movement, singing and puppeteering, extend beyond the competences acquired by the dramatic actor.
id RCAP_10f18240ca2c0954020732bd7132b712
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17699
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe GentyA Compagnie Philippe Genty, com os seus espetáculos multidisciplinares e imagéticos, onde a “impossibilidade é apenas mais uma possibilidade entre muitas”, leva os espectadores a mergulhar nos seus abismos pessoais. Em Ne m’oublie pas, dez atores noruegueses são guiados por Clarisse, mulher-chimpanzé, ao longo de Paisagens Interiores imaginadas por Philippe Genty e coreografadas por Mary Underwood, que ecoarão no universo de cada espectador. O trabalho do ator – nas criações da companhia – nivela-se com o dos restantes elementos que as integram. Sendo que não é o ator que perde uma posição de destaque, mas sim todos os outros elementos (objetos, materiais e marionetes) que se elevam até ao seu nível de importância, num teatro que desafia a capacidade da linguagem para traduzir as complexidades da vida. Fala-se de um ator pós-dramático, cujas características específicas, relacionadas com o jogo de ator, movimento, canto, manipulação de materiais, objetos e marionetes se estendem para além das competências adquiridas pelo ator dramático; ABSTRACT: The Compagnie Philippe Genty, with its multidisciplinary and visual shows, where "impossibility is just one possibility amongst others", leads the public towards an immersion into their personal chasms. In Ne m'oublie pas, ten Norwegian actors are guided by Clarisse, a chimpanzee, through Inner Landscapes imagined by Philippe Genty and choreographed by Mary Underwood, which will echo in the universe of each spectator. The actor’s work – in the company's creations – is at the same level of all the other composing elements. Even so, it is not the actor who loses a prominent position, but all other elements (objects, materials and puppets) that rise up to his level of importance, in a theatre that challenges the language’s ability to translate the complexities of life. We’re talking about a post dramatic actor, whose specific characteristics concerning acting, movement, singing and puppeteering, extend beyond the competences acquired by the dramatic actor.Universidade de Évora2016-03-02T18:13:14Z2016-03-022013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17699http://hdl.handle.net/10174/17699porDepartamento de Artes Cénicasteses@bib.uevora.pt203Santos, Ana Carolina Alves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T04:15:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
title A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
spellingShingle A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
Santos, Ana Carolina Alves dos
title_short A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
title_full A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
title_fullStr A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
title_full_unstemmed A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
title_sort A expansão do possível - Ne m' oublie pas, pela Cie. Philippe Genty
author Santos, Ana Carolina Alves dos
author_facet Santos, Ana Carolina Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Carolina Alves dos
description A Compagnie Philippe Genty, com os seus espetáculos multidisciplinares e imagéticos, onde a “impossibilidade é apenas mais uma possibilidade entre muitas”, leva os espectadores a mergulhar nos seus abismos pessoais. Em Ne m’oublie pas, dez atores noruegueses são guiados por Clarisse, mulher-chimpanzé, ao longo de Paisagens Interiores imaginadas por Philippe Genty e coreografadas por Mary Underwood, que ecoarão no universo de cada espectador. O trabalho do ator – nas criações da companhia – nivela-se com o dos restantes elementos que as integram. Sendo que não é o ator que perde uma posição de destaque, mas sim todos os outros elementos (objetos, materiais e marionetes) que se elevam até ao seu nível de importância, num teatro que desafia a capacidade da linguagem para traduzir as complexidades da vida. Fala-se de um ator pós-dramático, cujas características específicas, relacionadas com o jogo de ator, movimento, canto, manipulação de materiais, objetos e marionetes se estendem para além das competências adquiridas pelo ator dramático; ABSTRACT: The Compagnie Philippe Genty, with its multidisciplinary and visual shows, where "impossibility is just one possibility amongst others", leads the public towards an immersion into their personal chasms. In Ne m'oublie pas, ten Norwegian actors are guided by Clarisse, a chimpanzee, through Inner Landscapes imagined by Philippe Genty and choreographed by Mary Underwood, which will echo in the universe of each spectator. The actor’s work – in the company's creations – is at the same level of all the other composing elements. Even so, it is not the actor who loses a prominent position, but all other elements (objects, materials and puppets) that rise up to his level of importance, in a theatre that challenges the language’s ability to translate the complexities of life. We’re talking about a post dramatic actor, whose specific characteristics concerning acting, movement, singing and puppeteering, extend beyond the competences acquired by the dramatic actor.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-02T18:13:14Z
2016-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17699
http://hdl.handle.net/10174/17699
url http://hdl.handle.net/10174/17699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Cénicas
teses@bib.uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304613208195072