A depressão na adolescência : o risco do trauma e a protecção do flourishing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24977 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e de Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
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A depressão na adolescência : o risco do trauma e a protecção do flourishingDepressão (Psicologia), adolescenteTraumaDissertação de mestrado em Psicologia (Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e de Saúde) apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.A depressão na adolescência: O risco do trauma e a proteção do flourishing Mª Eduarda C. Nabais (mariaedcn@hotmail.com) 2012 A depressão na adolescência: o risco do trauma e a proteção do flourishing O estudo da Perturbação depressiva Major continua a assumir um papel de destaque na investigação. Durante a adolescência, esta evidencia-se como uma das perturbações psicológicas mais comuns. Emerge assim a necessidade de estudar esta psicopatologia nesta faixa etária. Seguindo esta contextualização, surge a seguinte dissertação, de modo a compreender um pouco do funcionamento do desenvolvimento da sintomatologia depressiva. Avaliaram-se as variáveis trauma, flourishing e sintomatologia depressiva em dois momentos distintos (T1 e T2), com um intervalo de um ano. Pretende-se analisar as diferenças de género nas variáveis em estudo (trauma, flourishing e sintomatologia depressiva); identificar a existência da ligação entre as dificuldades escolares com o trauma e a sintomatologia depressiva; analisar a relação entre as variáveis. A amostra é constituída por 117 sujeitos com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos. O trauma (mais especificamente o abuso e a negligência) é avaliado pelo Childhood Trauma Questionnaire. O flourishing é avaliado através do Mental Health Continuum- Short Form. E finalmente a sintomatologia depressiva é avaliada pelo Children’s Depression Inventory. Os resultados encontrados revelam diferenças de género no trauma (T1) e no flourishing (T2). Relativamente às dificuldades escolares, os dados não são conclusivos para o trauma e para a sintomatologia depressiva. No género feminino evidencia-se uma associação positiva entre o trauma (T1) e a sintomatologia depressiva (T2). Verifica-se ainda no género feminino uma associação negativa entre o flourishing (T1) e a sintomatologia depressiva (T2). Existe também associação, quando se considera a sintomatologia depressiva em T1 e o flourishing em T2. Os resultados mostram o flourishing (T1) como moderador (T1) na relação entre o trauma e o desenvolvimento de sintomatologia depressiva (T2), para o género feminino. A compreensão da depressão permite auxiliar numa possível prevenção do desenvolvimento da sintomatologia depressiva e na promoção de saúde mental que emerge actualmente.The study of Major depressive disorders continues to take a leading role in research. In adolescence it has been found to be a common psychological disorder. Thus the need to study this psychopathology in this age group has emerged. This dissertation was written in this contaxt, so that the development of depressive symptoms can be more easily understood. The variables trauma, flourishing and depressive symptoms at different moments (T1 and T2), within a year have been assessed. We intend to analyze gender differences in the variables under study (trauma, flourishing and depressive symptoms), identify the existence of a connection between learning disabilities with the trauma and depressive symptoms and analyze the relathionship between variables. The sample comprised 117 subjects, aged between13 and 15 years old. Abuse and neglect are assessed by the Childhood Trauma Questionnaire. Flourishing is assessed by the Mental Health Continuum- Short Form. Finally the depressive symptoms are assessed by the Children’s Depression Inventory. Findings show gender differences in trauma (T1) and flourishing (T2). Regarding learning disabilities, data are not conclusive for trauma and depressive symptoms. In female adolescents a positive association between trauma (T1) and depressive symptoms (T2) was evident. For female adolescents, negative association between the flourishing (T1) and depressive symptoms (T2) has been found. There is association, when we consider depressive symptoms at T1 and flourishing at T2. Findings show flourishing (T1) as a moderator in the relationship between trauma (T1) and the development of depressive symptoms (T2) for females. Understanding depression allows the help to prevent the development of depressive symptoms or the current promotion of mental health.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24977http://hdl.handle.net/10316/24977porNabais, Maria Eduarda Cruzeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:23.650741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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