Manutenção preventiva de pavimentos com microaglomerado enquanto estratégia económica e sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14111 |
Resumo: | A presente dissertação teve como principal objetivo avaliar e comparar, a nível económico e ambiental, diferentes soluções de manutenção e reabilitação de pavimentos rodoviários. Foram consideradas 3 tipos de intervenções, com base em períodos de vida útil do pavimento de 10, 15 e 20 anos: reconstrução do pavimento, reforço estrutural e tratamento de manutenção preventiva com recurso a microaglomerado. O estudo contínuo de novas técnicas de manutenção preventiva de pavimentos rodoviários surge devido à necessidade de conciliar o impacto económico, de uma crescente rede rodoviária mundial, com as significativas implicações ambientais que esse crescimento acarreta. As situações mais desvantajosas foram as que incluíram reconstruções e não incluíram nenhum tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado. Já a mais vantajosa foi a situação com recurso apenas ao tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado, seguida da sua conjugação com o reforço estrutural e/ou reconstrução. Os resultados finais apontam para o tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado ser um tratamento económica e ambientalmente sustentável, sendo o de menor custo, com menos emissões de CO2 e menor gasto energético, permitindo alcançar o horizonte de serviço pretendido de 40 anos. Os programas de manutenção preventiva demonstram inúmeras vantagens, no entanto, exigem uma mudança de mentalidades e um significativo controlo e planeamento das intervenções necessárias e dos seus custos, sendo essencial um maior envolvimento e investigação, por parte da engenharia, nestes tratamentos. |
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Manutenção preventiva de pavimentos com microaglomerado enquanto estratégia económica e sustentávelEngenharia civilPavimentos rodoviários - Reabilitação - Aspectos ambientaisAnálise de custosAglomeradosA presente dissertação teve como principal objetivo avaliar e comparar, a nível económico e ambiental, diferentes soluções de manutenção e reabilitação de pavimentos rodoviários. Foram consideradas 3 tipos de intervenções, com base em períodos de vida útil do pavimento de 10, 15 e 20 anos: reconstrução do pavimento, reforço estrutural e tratamento de manutenção preventiva com recurso a microaglomerado. O estudo contínuo de novas técnicas de manutenção preventiva de pavimentos rodoviários surge devido à necessidade de conciliar o impacto económico, de uma crescente rede rodoviária mundial, com as significativas implicações ambientais que esse crescimento acarreta. As situações mais desvantajosas foram as que incluíram reconstruções e não incluíram nenhum tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado. Já a mais vantajosa foi a situação com recurso apenas ao tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado, seguida da sua conjugação com o reforço estrutural e/ou reconstrução. Os resultados finais apontam para o tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado ser um tratamento económica e ambientalmente sustentável, sendo o de menor custo, com menos emissões de CO2 e menor gasto energético, permitindo alcançar o horizonte de serviço pretendido de 40 anos. Os programas de manutenção preventiva demonstram inúmeras vantagens, no entanto, exigem uma mudança de mentalidades e um significativo controlo e planeamento das intervenções necessárias e dos seus custos, sendo essencial um maior envolvimento e investigação, por parte da engenharia, nestes tratamentos.The present thesis had as the main goal to assess and compare different solutions for maintenance and rehabilitation of road pavements, considering both economic and environmental aspects. Three different interventions where considered, based on a lifetime span of 10, 15 and 20 years: reconstruction of the pavement, structural reinforcement and preventive maintenance treatment with microsurfacing. The economic impact of a growing world road network and its environmental implications leads to the necessity of continuously studying new preventive maintenance techniques for road pavements. On one side we have the reconstruction of the pavement without any preventive maintenance treatment with microsurfacing, the most disadvantageous solution, and on the other side we have the situation that only uses preventive maintenance treatment with microsurfacing, followed by their combination with structural reinforcement and/or reconstruction of the pavement. The preventive maintenance treatment with microsurfacing seems to be both economical and environmentally sustainable, assuring the level of service for the desired life span of 40 years, with fewer costs, less CO2 emissions and a smaller usage of energy. Despite the fact of showing several advantages, the usage of preventive maintenance plans still requires a change of the current mentalities and significant planning and control of the interventions and its costs, requiring a greater participation and investigation by the engineers.Universidade de Aveiro2015-05-21T15:40:06Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14111TID:201572702porSimões, Diogo Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:46Zoai:ria.ua.pt:10773/14111Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:46.335988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente dissertação teve como principal objetivo avaliar e comparar, a nível económico e ambiental, diferentes soluções de manutenção e reabilitação de pavimentos rodoviários. Foram consideradas 3 tipos de intervenções, com base em períodos de vida útil do pavimento de 10, 15 e 20 anos: reconstrução do pavimento, reforço estrutural e tratamento de manutenção preventiva com recurso a microaglomerado. O estudo contínuo de novas técnicas de manutenção preventiva de pavimentos rodoviários surge devido à necessidade de conciliar o impacto económico, de uma crescente rede rodoviária mundial, com as significativas implicações ambientais que esse crescimento acarreta. As situações mais desvantajosas foram as que incluíram reconstruções e não incluíram nenhum tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado. Já a mais vantajosa foi a situação com recurso apenas ao tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado, seguida da sua conjugação com o reforço estrutural e/ou reconstrução. Os resultados finais apontam para o tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado ser um tratamento económica e ambientalmente sustentável, sendo o de menor custo, com menos emissões de CO2 e menor gasto energético, permitindo alcançar o horizonte de serviço pretendido de 40 anos. Os programas de manutenção preventiva demonstram inúmeras vantagens, no entanto, exigem uma mudança de mentalidades e um significativo controlo e planeamento das intervenções necessárias e dos seus custos, sendo essencial um maior envolvimento e investigação, por parte da engenharia, nestes tratamentos. |
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