Manutenção preventiva de pavimentos com microaglomerado enquanto estratégia económica e sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Diogo Andrade
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14111
Resumo: A presente dissertação teve como principal objetivo avaliar e comparar, a nível económico e ambiental, diferentes soluções de manutenção e reabilitação de pavimentos rodoviários. Foram consideradas 3 tipos de intervenções, com base em períodos de vida útil do pavimento de 10, 15 e 20 anos: reconstrução do pavimento, reforço estrutural e tratamento de manutenção preventiva com recurso a microaglomerado. O estudo contínuo de novas técnicas de manutenção preventiva de pavimentos rodoviários surge devido à necessidade de conciliar o impacto económico, de uma crescente rede rodoviária mundial, com as significativas implicações ambientais que esse crescimento acarreta. As situações mais desvantajosas foram as que incluíram reconstruções e não incluíram nenhum tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado. Já a mais vantajosa foi a situação com recurso apenas ao tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado, seguida da sua conjugação com o reforço estrutural e/ou reconstrução. Os resultados finais apontam para o tratamento de manutenção preventiva com microaglomerado ser um tratamento económica e ambientalmente sustentável, sendo o de menor custo, com menos emissões de CO2 e menor gasto energético, permitindo alcançar o horizonte de serviço pretendido de 40 anos. Os programas de manutenção preventiva demonstram inúmeras vantagens, no entanto, exigem uma mudança de mentalidades e um significativo controlo e planeamento das intervenções necessárias e dos seus custos, sendo essencial um maior envolvimento e investigação, por parte da engenharia, nestes tratamentos.
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