A Gestão de Processos de Negócio como motor da Transformação Digital
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2264 |
Resumo: | A transformação digital dos processos da organização acelerou nos últimos anos e teve um forte impulso com a pandemia Covid-19. A transformação digital implica normalmente alterações dos processos e conduz a um aumento da automatização dos fluxos, de onde resultam muitos benefícios. Neste cenário, a utilização de sistemas de gestão de processos de negócios apresenta claras vantagens pela rapidez de implementação e, acima de tudo, pela facilidade e rápido ajuste do suporte digital às alterações dos processos de negócio. Para avaliar concretamente os benefícios da adoção de sistemas de gestão de processos de negócio no ensino superior, foi realizado um estudo de caso baseado na implementação de um processo interno num sistema de gestão de processos de negócio e na posterior realização de um inquérito junto dos utilizadores. O inquérito, baseado na norma de qualidade ISO/IEC-25010, permitiu concluir que o processo implementado no âmbito do caso de estudo é significativamente melhor em termos da qualidade de uso. |
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A Gestão de Processos de Negócio como motor da Transformação DigitalBusiness Process Management as a driver for Digital TransformationTransformação digitalGestão de processos de negóciosISO/IEC-25010:2011 StandardA transformação digital dos processos da organização acelerou nos últimos anos e teve um forte impulso com a pandemia Covid-19. A transformação digital implica normalmente alterações dos processos e conduz a um aumento da automatização dos fluxos, de onde resultam muitos benefícios. Neste cenário, a utilização de sistemas de gestão de processos de negócios apresenta claras vantagens pela rapidez de implementação e, acima de tudo, pela facilidade e rápido ajuste do suporte digital às alterações dos processos de negócio. Para avaliar concretamente os benefícios da adoção de sistemas de gestão de processos de negócio no ensino superior, foi realizado um estudo de caso baseado na implementação de um processo interno num sistema de gestão de processos de negócio e na posterior realização de um inquérito junto dos utilizadores. O inquérito, baseado na norma de qualidade ISO/IEC-25010, permitiu concluir que o processo implementado no âmbito do caso de estudo é significativamente melhor em termos da qualidade de uso.2022-01-27T14:37:43Z2022-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2264oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2264por978-989-54659-1-0http://hdl.handle.net/11110/2264metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, LeandroBasto, MárioSilva, Joaquim P.Lopes, Nunoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:32Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:32.342748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A transformação digital dos processos da organização acelerou nos últimos anos e teve um forte impulso com a pandemia Covid-19. A transformação digital implica normalmente alterações dos processos e conduz a um aumento da automatização dos fluxos, de onde resultam muitos benefícios. Neste cenário, a utilização de sistemas de gestão de processos de negócios apresenta claras vantagens pela rapidez de implementação e, acima de tudo, pela facilidade e rápido ajuste do suporte digital às alterações dos processos de negócio. Para avaliar concretamente os benefícios da adoção de sistemas de gestão de processos de negócio no ensino superior, foi realizado um estudo de caso baseado na implementação de um processo interno num sistema de gestão de processos de negócio e na posterior realização de um inquérito junto dos utilizadores. O inquérito, baseado na norma de qualidade ISO/IEC-25010, permitiu concluir que o processo implementado no âmbito do caso de estudo é significativamente melhor em termos da qualidade de uso. |
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