Joalharia como ferramenta de criação de estímulos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77658 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Produto e Serviços |
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Joalharia como ferramenta de criação de estímulosDesign emocionalJoalhariaLinguagemSemânticaEmotional designJewelryLanguageSemanticsHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Produto e ServiçosEsta dissertação visa a compreensão e avaliação dos referenciais semânticos presentes na joalharia, com o intuito de contribuir com informação essencial para o sucesso do desenvolvimento de peças de joalharia. Mais especificamente, tem como finalidades: 1) perceber como as pessoas interpretam as joias; 2) identificar a emoção, o significado e afetividade gerada a partir das joias; 3) avaliar como é que atributos como a forma, o material, a textura e a cor podem contribuir para o significado e 4) avaliar e compreender o que se valoriza na joalharia. Para o efeito, foi aplicado online um questionário a trinta e quatro participantes, o que nos permitiu concluir que: 1) por princípio, as pessoas interpretam as jóias maioritariamente pelo recurso ao primeiro impacto, o visual; 2) as emoções, os significados e a afetividade gerada por cada peça revelaram-se diferentes; 3) indubitavelmente, os atributos (forma, material, textura e cor) contribuem para o significado e 4) os inquiridos valorizam joias contemporâneas, de formas e texturas simples, que possibilitem o seu uso diário, com conforto e pragmatismo.This dissertation aims to understand and evaluate the semantic references present in jewelry, in order to contribute with essential information for the successful development of jewelry pieces. More specifically, it aims to: 1) understand how people interpret jewelry; 2) identify the emotion, the meaning and the affection generated from the jewelry; 3) assess how attributes such as shape, material, texture, and colour can contribute to meaning and 4) assess and understand what is valued in jewelry. With this purpose, an online questionnaire was applied to thirty-four participants, which allowed us to conclude that: 1) by default, people interpret jewelry mainly by resorting to the first impact, the visual; 2) the emotions, the meanings and the affection generated by each piece proved to be different; 3) undoubtedly, the attributes (shape, material, texture and colour) contribute to the meaning and 4) respondents value contemporary jewelry, with simple shapes and textures, which allow its daily use, with comfort and pragmatism.Providencia, BMedeiros, Wellington GomesUniversidade do MinhoSampaio, Inês Gomes20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77658por202970760info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:55.915964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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