Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rita Joana da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7165
Resumo: Tendo em conta a atual diversidade sociocultural nos territórios educativos, e de forma a dar resposta às desigualdades sociais implicadas, o sistema educativo em Portugal prevê uma reforma através de uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania e para a inclusão social. No entanto, esta é, muitas vezes, uma mudança ideológica e retórica, que faz manter no quotidiano um ensino dividido entre a uniformidade e a diversidade, entre a tradição e a modernização. Este projeto socioeducativo que constitui este relatório de projeto para o Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, decorre no âmbito da componente de atividades de animação e apoio à família que decorre em diversos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, promovido pela Câmara Municipal de Peniche. Depois de feito um diagnóstico de forma mediadora, ouvindo os sujeitos, quer as crianças quer as famílias, bem como da minha observação participante no terreno, foram detetadas algumas necessidades no decorrer do ano letivo de 2020/21. Feito o diagnóstico, foram planificadas atividades no sentido de ultrapassar algumas destas necessidades, numa planificação que é feita em comunhão e em diálogo com todos os agentes educativos. Neste relatório, dá-se ênfase particularmente à revisão da literatura e à fase do diagnóstico, sendo que os outros capítulos que remetem para a planificação, avaliação, que só decorrerá no final do ano letivo 2021/22, estão apresentados com atividades planificadas, apenas, tal como explico na introdução e capítulos seguintes e serão postos em prática já depois da entrega deste projeto.
id RCAP_11345c5586c5408c4eb6afe02085485e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de PenicheMediação InterculturalIntervenção socialMediação socieducativaRelação escola-familiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaTendo em conta a atual diversidade sociocultural nos territórios educativos, e de forma a dar resposta às desigualdades sociais implicadas, o sistema educativo em Portugal prevê uma reforma através de uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania e para a inclusão social. No entanto, esta é, muitas vezes, uma mudança ideológica e retórica, que faz manter no quotidiano um ensino dividido entre a uniformidade e a diversidade, entre a tradição e a modernização. Este projeto socioeducativo que constitui este relatório de projeto para o Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, decorre no âmbito da componente de atividades de animação e apoio à família que decorre em diversos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, promovido pela Câmara Municipal de Peniche. Depois de feito um diagnóstico de forma mediadora, ouvindo os sujeitos, quer as crianças quer as famílias, bem como da minha observação participante no terreno, foram detetadas algumas necessidades no decorrer do ano letivo de 2020/21. Feito o diagnóstico, foram planificadas atividades no sentido de ultrapassar algumas destas necessidades, numa planificação que é feita em comunhão e em diálogo com todos os agentes educativos. Neste relatório, dá-se ênfase particularmente à revisão da literatura e à fase do diagnóstico, sendo que os outros capítulos que remetem para a planificação, avaliação, que só decorrerá no final do ano letivo 2021/22, estão apresentados com atividades planificadas, apenas, tal como explico na introdução e capítulos seguintes e serão postos em prática já depois da entrega deste projeto.Vieira, Ricardo Manuel das NevesIC-OnlineRodrigues, Rita Joana da Silva2022-05-19T13:32:11Z2022-02-102022-02-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7165TID:203012348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:37Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:12.687420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
title Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
spellingShingle Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
Rodrigues, Rita Joana da Silva
Mediação Intercultural
Intervenção social
Mediação socieducativa
Relação escola-familia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
title_short Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
title_full Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
title_fullStr Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
title_full_unstemmed Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
title_sort Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de Peniche
author Rodrigues, Rita Joana da Silva
author_facet Rodrigues, Rita Joana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Ricardo Manuel das Neves
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Rita Joana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação Intercultural
Intervenção social
Mediação socieducativa
Relação escola-familia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
topic Mediação Intercultural
Intervenção social
Mediação socieducativa
Relação escola-familia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia
description Tendo em conta a atual diversidade sociocultural nos territórios educativos, e de forma a dar resposta às desigualdades sociais implicadas, o sistema educativo em Portugal prevê uma reforma através de uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania e para a inclusão social. No entanto, esta é, muitas vezes, uma mudança ideológica e retórica, que faz manter no quotidiano um ensino dividido entre a uniformidade e a diversidade, entre a tradição e a modernização. Este projeto socioeducativo que constitui este relatório de projeto para o Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, decorre no âmbito da componente de atividades de animação e apoio à família que decorre em diversos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, promovido pela Câmara Municipal de Peniche. Depois de feito um diagnóstico de forma mediadora, ouvindo os sujeitos, quer as crianças quer as famílias, bem como da minha observação participante no terreno, foram detetadas algumas necessidades no decorrer do ano letivo de 2020/21. Feito o diagnóstico, foram planificadas atividades no sentido de ultrapassar algumas destas necessidades, numa planificação que é feita em comunhão e em diálogo com todos os agentes educativos. Neste relatório, dá-se ênfase particularmente à revisão da literatura e à fase do diagnóstico, sendo que os outros capítulos que remetem para a planificação, avaliação, que só decorrerá no final do ano letivo 2021/22, estão apresentados com atividades planificadas, apenas, tal como explico na introdução e capítulos seguintes e serão postos em prática já depois da entrega deste projeto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19T13:32:11Z
2022-02-10
2022-02-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/7165
TID:203012348
url http://hdl.handle.net/10400.8/7165
identifier_str_mv TID:203012348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136994686664704