Lúcio Costa em Ouro Preto: A invenção de uma "cidade barroca"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/23598 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em História da Arte, Património e Turismo Cultural apresentada ao Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. |
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Lúcio Costa em Ouro Preto: A invenção de uma "cidade barroca"Lúcio CostaOuro Preto -- BrasilInstituto do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional - IPHANServiço do Patrimonio Histórico e Artístico Nacional - SPHANBarroco mineiro -- BrasilArquitetura colonialArquitetura modernaPatrimónio arquitetónico -- BrasilDissertação de Mestrado em História da Arte, Património e Turismo Cultural apresentada ao Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Este trabalho propõe-se investigar mais a fundo o momento em que os temas “Lúcio Costa”, “Ouro Preto” e “Sphan” reuniram-se numa mesma conjuntura histórica: as décadas de 1930 a 1970, momento definidor das práticas preservacionistas no Brasil. Ao estudar tais assuntos, procura-se analisar a atuação do Sphan e, principalmente, de Lúcio Costa (principal teórico da instituição) em Ouro Preto, cidade que se tornou o símbolo da nacionalidade brasileira e paradigma para a política de preservação do património arquitetónico no Brasil. Procuramos entender a criação do Sphan, instituição responsável pela eleição dos patrimónios nacionais do Brasil, a atuação de Lúcio Costa como um de seus principais teóricos e as intervenções ocorridas em Ouro Preto, como produtos de um determinado contexto histórico em que diversos grupos, cada qual com uma proposta distinta para a Nação, lutavam entre si pela hegemonia. Compreendendo este contexto, procuramos mostrar que a atuação do Sphan e de Lúcio Costa em Ouro Preto, através dos tombamentos, reformas, restauros e demolições, contribuíram para reafirmar a cidade de Ouro Preto e o “barroco mineiro” como génese da cultura brasileira. Assim como, permitiu à arquitetura moderna, defendida por Lúcio Costa, justificar-se como herdeira direta da arquitetura colonial e nesse sentido, como a única capaz de expressar a verdadeira nacionalidade do povo brasileiro no século XX. Entre as demolições e reconstituições arquitetónicas efetuadas pelo Sphan inventou-se uma cidade de características “barrocas” onde a única arquitetura permitida além da colonial, era a moderna já que era considerada a legítima herdeira da boa tradição colonial.This work proposes a deeper investigation about the moment at which the themes “Lúcio Costa”, “Ouro Preto” and “Sphan” gathered in the same historical conjuncture: the decades of 1930 to 1970, defining moment of preservationists practices in Brazil. By studying such matters, seeks to analyze the acting of Spahn and mainly Lúcio Costa (the main theoretician of the institution) in Ouro Preto, a city that has become the symbol of Brazilian nationality and a paradigm for the preservation policy of the architectural heritage in Brazil. We look for understand the Sphan’s creation, institution responsible for the elections of the Brazil's national heritages, the Lúcio Costa's performance as one of its major theoretical and the interventions that occurred in Ouro Preto as products of a particular historical context in which several groups, each with a distinct proposal for the Nation, were fighting each other for hegemony. Understanding this context, we sought to show that the Sphan and Lúcio Costa´s performance in Ouro Preto, through the overturnings, reforms, restorations and demolitions, contributed to reaffirm the city of Ouro Preto and the "barroco mineiro" as the genesis of Brazilian culture. Even as, allowed modern architecture, defended by Lúcio Costa, be justified as direct heir of colonial architecture and in this way, as the only one capable of expressing the real nationality of the Brazilian people in the twentieth century. Among architectural demolitions and reconstructions made by Sphan was invented a city of "baroque" features where the only architecture that was allowed, apart of the colonial, was the modern one, since it was considered the legitimate heir of good colonial tradition.Este trabalho contou com o apoio da Rotary Foundation através do programa Ambassadorial Scholars 2010-112013-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFILHO, Ezequiel Barel - Lúcio Costa em Ouro Preto : a invenção de uma "cidade barroca". Coimbra : [s.n.], 2013. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW, em http://hdl.handle.net/10316/23598http://hdl.handle.net/10316/23598FILHO, Ezequiel Barel - Lúcio Costa em Ouro Preto : a invenção de uma "cidade barroca". Coimbra : [s.n.], 2013. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW, em http://hdl.handle.net/10316/23598http://hdl.handle.net/10316/23598porBarel Filho, Ezequielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:27Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:36.077405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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