Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/14506 |
Resumo: | As Instituições do Ensino Superior (IES) têm investido em ambientes virtuais de aprendizagem (Institutional Managed Learning Environment – iMLE), com o objetivo de conseguir mudanças organizacionais e pedagógicas, promotoras da inovação e da competitividade. A gestão destes ambientes, que têm associada uma arquitetura complexa, é uma temática emergente na literatura, nomeadamente no capítulo das ferramentas informáticas de apoio. Neste artigo, partindo do caso do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, faz-se uma aproximação ao tema: primeiramente, é descrita a arquitetura do iMLE instituição, evidenciando-se a relação entre os vários subsistemas que a compõem, e é demonstrada a centralidade do subsistema Learning Content Management System (LCMS); seguidamente, é apresentado um contributo mais prático na gestão do iMLE; em concreto, é descrito e fundamentado o processo de conceção de uma ferramenta informática que permite gerir a integração do LCMS no processo de ensino e aprendizagem. A apresentação do problema da gestão das complexas arquiteturas dos iMLE, através de uma abordagem panorâmica, agregadora de vários conceitos e perspetivas, e a proposta de uma ferramenta informática para essa gestão são os principais contributos deste trabalho. |
id |
RCAP_116de0f13d90cdd4ae54a1f815cc5c47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14506 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestãoAmbientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologiaGestãoInstitutional Managed Learning Environment (iMLE)Learning Content ManagementSystem (LCMS)As Instituições do Ensino Superior (IES) têm investido em ambientes virtuais de aprendizagem (Institutional Managed Learning Environment – iMLE), com o objetivo de conseguir mudanças organizacionais e pedagógicas, promotoras da inovação e da competitividade. A gestão destes ambientes, que têm associada uma arquitetura complexa, é uma temática emergente na literatura, nomeadamente no capítulo das ferramentas informáticas de apoio. Neste artigo, partindo do caso do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, faz-se uma aproximação ao tema: primeiramente, é descrita a arquitetura do iMLE instituição, evidenciando-se a relação entre os vários subsistemas que a compõem, e é demonstrada a centralidade do subsistema Learning Content Management System (LCMS); seguidamente, é apresentado um contributo mais prático na gestão do iMLE; em concreto, é descrito e fundamentado o processo de conceção de uma ferramenta informática que permite gerir a integração do LCMS no processo de ensino e aprendizagem. A apresentação do problema da gestão das complexas arquiteturas dos iMLE, através de uma abordagem panorâmica, agregadora de vários conceitos e perspetivas, e a proposta de uma ferramenta informática para essa gestão são os principais contributos deste trabalho.Universidade Católica PortuguesaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Sérgio AndréAndrade, António2014-06-05T16:44:43Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14506porFERREIRA, Sérgio André ; ANDRADE, António - Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 243-2741645-4006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:33.413963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão |
title |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão |
spellingShingle |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão Ferreira, Sérgio André Ambientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologia Gestão Institutional Managed Learning Environment (iMLE) Learning Content Management System (LCMS) |
title_short |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão |
title_full |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão |
title_fullStr |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão |
title_full_unstemmed |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão |
title_sort |
Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão |
author |
Ferreira, Sérgio André |
author_facet |
Ferreira, Sérgio André Andrade, António |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sérgio André Andrade, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologia Gestão Institutional Managed Learning Environment (iMLE) Learning Content Management System (LCMS) |
topic |
Ambientes de aprendizagem enriquecidos pela tecnologia Gestão Institutional Managed Learning Environment (iMLE) Learning Content Management System (LCMS) |
description |
As Instituições do Ensino Superior (IES) têm investido em ambientes virtuais de aprendizagem (Institutional Managed Learning Environment – iMLE), com o objetivo de conseguir mudanças organizacionais e pedagógicas, promotoras da inovação e da competitividade. A gestão destes ambientes, que têm associada uma arquitetura complexa, é uma temática emergente na literatura, nomeadamente no capítulo das ferramentas informáticas de apoio. Neste artigo, partindo do caso do Centro Regional do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, faz-se uma aproximação ao tema: primeiramente, é descrita a arquitetura do iMLE instituição, evidenciando-se a relação entre os vários subsistemas que a compõem, e é demonstrada a centralidade do subsistema Learning Content Management System (LCMS); seguidamente, é apresentado um contributo mais prático na gestão do iMLE; em concreto, é descrito e fundamentado o processo de conceção de uma ferramenta informática que permite gerir a integração do LCMS no processo de ensino e aprendizagem. A apresentação do problema da gestão das complexas arquiteturas dos iMLE, através de uma abordagem panorâmica, agregadora de vários conceitos e perspetivas, e a proposta de uma ferramenta informática para essa gestão são os principais contributos deste trabalho. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-06-05T16:44:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/14506 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/14506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
FERREIRA, Sérgio André ; ANDRADE, António - Ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia – Arquitetura e contributos para a gestão. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 12 (2012), p. 243-274 1645-4006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131792796549120 |