Professores e conhecimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Joana Campos de
Data de Publicação: 2023
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/31749
Resumo: A investigação que se apresenta enquadra-se na problemática do conhecimento profissional dos professores, tendo como pano de fundo a centralidade destes na (discussão sobre a) educação. Teoricamente, partiu-se da lente que considera os professores enquanto grupo profissional, inscrevendose na discussão do conhecimento profissional dos grupos profissionais, no quadro dos respetivos processos de profissionalização. As questões focaram-se na relação dos professores com o conhecimento profissional, considerando-se os processos de produção, mobilização e circulação, nas diversas esferas profissionais. Metodologicamente, partiu-se da análise do processo de profissionalização do grupo profissional dos professores em Portugal (análise documental), que enquadrou os estudos seguintes. Um primeiro, qualitativo-intensivo, com 12 professoras de dois AE. Um segundo, quantitativo-extensivo, com inquirição dos docentes de um concelho da AML. A análise permitiu concluir que a relação com o Estado tem sido sempre marcante no processo de profissionalização deste grupo profissional. Analiticamente, revelou-se a coexistência de tendências de uniformização e de diferenciação do grupo profissional, contrariando a imagem de um grupo profissional homogeneizado. O conhecimento profissional evidenciou-se como elemento de distintividade do grupo profissional. Embora valorizado, o entendimento dos professores sobre o conhecimento profissional revelou uma razoável indistinção entre componentes. A elaboração de uma tipologia das relações de produção e de consumo de conhecimento profissional permitiu traçar perfis socioprofissionais. Esses perfis parecem configurar a segmentação do grupo profissional dos professores. Concluiu-se que o conhecimento profissional é distintivo de diferentes posições e condições em que os professores se encontram, assim como das conceções e práticas profissionais que desenvolvem.
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