Análise e simulação dum pistão automóvel sob diferentes condições de funcionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neta, Ricardo Miguel dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11734
Resumo: Atualmente o automóvel é um bem de conforto e trabalho imprescindível. Os padrões de segurança e fiabilidade envolvidos no fabrico dos seus componentes são de elevada exigência. No caso particular de peças integrando o motor (geralmente de combustão interna) ,o sucesso do bom desempenho em serviço depende de apurada investigação. Neste trabalho foi selecionado o estudo das solicitações de origem térmica e mecânica no pistão de um motor de 4 tempos. Para este projeto, foi efetuada simulação numérica a partir de software dotado da componente teórica necessária à caracterização do campo de temperaturas e deformações. As situações consideradas referem-se ao caso de combustão dita normal e com detonação, em que aqui o regime de pressões e temperaturas é muito severo, afetando a curto ou médio prazo a duração e integridade do componente. Para avaliar o grau de eficiência mecânica, foi efetuado o estudo das forças, determinando a compressão do pistão contra a face lateral cilíndrica e sua implicação no atrito. Foi também analisado o efeito de inversão do escoamento dos gases de admissão/escape e seu reflexo na assimetria térmica no pistão. Por fim, sugere-se um traçado melhorado para o pistão, a fim de minimizar os efeitos adversos referidos no estudo.
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