Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sandra Vanessa Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7432
Resumo: A presente dissertação baseia-se nas problemáticas da sociologia de públicos e recepção cultural (temáticas compatíveis com a gestão cultural, uma vez colocada a tónica na importância de perceber os públicos da cultura) e põe em evidência um modo particular de relação com a arte. Através do estudo de projectos que visam o envolvimento da comunidade, trata-se o acesso à obra por via da prática, quer do lado da oferta quer da procura. É com este ponto de partida que se exploram, depois, as influências nas práticas culturais dos indivíduos, a aproximação ou não à realidade das artes performativas e os contributos verificados na lógica da formação de públicos. Os dois estudos de caso são Atlas e Oxalá, integrados em dois festivais de artes performativas, Materiais Diversos e Circular, respectivamente. Ambos convocam a comunidade do respectivo espaço geográfico (com ou sem experiência profissional no âmbito das artes) e permitem a formação de uma comunidade participante construída sobre a partilha de experiências que visam aproximar a arte da vida e a criação da recepção cultural. Pensar a importância das motivações dos directores artísticos dos festivais e dos artistas que impulsionaram estes projectos e a pluralidade de dois grupos de participantes em acção é parte essencial deste estudo. Se por um lado, se conclui que a formação escolar e a ligação prévia à realidade artística, não apresentam consequências directas nas práticas culturais actuais, por outro estes projectos constituem um momento de continuidade nas suas práticas ou o início de uma relação mais próxima com as artes.
id RCAP_11790b54a4eb128b68c0010cc1a39f8b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7432
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?Artes performativasComunidadePráticaFormação de públicosPerforming artsCommunityPracticeAudience shapingA presente dissertação baseia-se nas problemáticas da sociologia de públicos e recepção cultural (temáticas compatíveis com a gestão cultural, uma vez colocada a tónica na importância de perceber os públicos da cultura) e põe em evidência um modo particular de relação com a arte. Através do estudo de projectos que visam o envolvimento da comunidade, trata-se o acesso à obra por via da prática, quer do lado da oferta quer da procura. É com este ponto de partida que se exploram, depois, as influências nas práticas culturais dos indivíduos, a aproximação ou não à realidade das artes performativas e os contributos verificados na lógica da formação de públicos. Os dois estudos de caso são Atlas e Oxalá, integrados em dois festivais de artes performativas, Materiais Diversos e Circular, respectivamente. Ambos convocam a comunidade do respectivo espaço geográfico (com ou sem experiência profissional no âmbito das artes) e permitem a formação de uma comunidade participante construída sobre a partilha de experiências que visam aproximar a arte da vida e a criação da recepção cultural. Pensar a importância das motivações dos directores artísticos dos festivais e dos artistas que impulsionaram estes projectos e a pluralidade de dois grupos de participantes em acção é parte essencial deste estudo. Se por um lado, se conclui que a formação escolar e a ligação prévia à realidade artística, não apresentam consequências directas nas práticas culturais actuais, por outro estes projectos constituem um momento de continuidade nas suas práticas ou o início de uma relação mais próxima com as artes.The present dissertation is based on the subjects of public sociology and cultural reception and puts in evidence a particular type of relationship between people and art. Its subjects are well-matched with Cultural Management, if we consider the importance of understanding the cultural publics. Throughout the study of projects that aim community involvement, this research explores the access to the work of art through its practice from both the supply side and the demand side. The two case studies are Atlas and Oxalá, integrated in the performing arts festivals Materiais Diversos and Circular, respectively. They both evoke their geographic space's community (with or without professional experience in arts) and allow the construction of an active community built through the sharing of experiences that intend an approach between art and life and the creation from cultural reception. Thinking about the importance of the festivals' and the artists’ motivations behind these projects and also the plurality of two groups of participants in action is an essential part of this research. If, on the one hand, the conclusions show that the academic formation and the participants' previous relationship with the arts don't show direct consequences in the actual cultural practices, on the other hand, these projects constitute a moment of continuity in their practices or the beginning of a closest relationship with the arts.2014-06-03T19:03:30Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7432TID:201036207porCardoso, Sandra Vanessa Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:39:08Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:58.835961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
title Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
spellingShingle Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
Cardoso, Sandra Vanessa Soares
Artes performativas
Comunidade
Prática
Formação de públicos
Performing arts
Community
Practice
Audience shaping
title_short Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
title_full Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
title_fullStr Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
title_full_unstemmed Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
title_sort Artes performativas e envolvimento da comunidade: que contributo para a formação de publicos?
author Cardoso, Sandra Vanessa Soares
author_facet Cardoso, Sandra Vanessa Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Sandra Vanessa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Artes performativas
Comunidade
Prática
Formação de públicos
Performing arts
Community
Practice
Audience shaping
topic Artes performativas
Comunidade
Prática
Formação de públicos
Performing arts
Community
Practice
Audience shaping
description A presente dissertação baseia-se nas problemáticas da sociologia de públicos e recepção cultural (temáticas compatíveis com a gestão cultural, uma vez colocada a tónica na importância de perceber os públicos da cultura) e põe em evidência um modo particular de relação com a arte. Através do estudo de projectos que visam o envolvimento da comunidade, trata-se o acesso à obra por via da prática, quer do lado da oferta quer da procura. É com este ponto de partida que se exploram, depois, as influências nas práticas culturais dos indivíduos, a aproximação ou não à realidade das artes performativas e os contributos verificados na lógica da formação de públicos. Os dois estudos de caso são Atlas e Oxalá, integrados em dois festivais de artes performativas, Materiais Diversos e Circular, respectivamente. Ambos convocam a comunidade do respectivo espaço geográfico (com ou sem experiência profissional no âmbito das artes) e permitem a formação de uma comunidade participante construída sobre a partilha de experiências que visam aproximar a arte da vida e a criação da recepção cultural. Pensar a importância das motivações dos directores artísticos dos festivais e dos artistas que impulsionaram estes projectos e a pluralidade de dois grupos de participantes em acção é parte essencial deste estudo. Se por um lado, se conclui que a formação escolar e a ligação prévia à realidade artística, não apresentam consequências directas nas práticas culturais actuais, por outro estes projectos constituem um momento de continuidade nas suas práticas ou o início de uma relação mais próxima com as artes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2013-09
2014-06-03T19:03:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/7432
TID:201036207
url http://hdl.handle.net/10071/7432
identifier_str_mv TID:201036207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134739048693760