Resposta estratégica do Grupo RAR à crise económica e financeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26573 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
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Resposta estratégica do Grupo RAR à crise económica e financeiraCriseSubprimeEstratégiaGrupo RARRecuperaçãoGrupo EmpresarialCriseStrategyRAR groupRecoveryBusiness GroupMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisA criação de uma estratégia em âmbito empresarial permite prever eventos exógenos. Sendo a crise o espoletar de instabilidade, a readaptação da estratégia possibilita uma melhor alocação do capital. Por sua vez, as estratégias de recuperação surgem como um complemento e auxiliam as organizações a adaptarem a natureza das suas atividades ou operações no âmbito de reajustar a forma como competem no mercado. A presente dissertação irá analisar o modo de atuação do grupo empresarial português RAR durante a crise do subprime. A RAR passou por vários momentos de mudança e algumas das suas empresas, como a RAR Açúcar, viram-se assoberbadas pela competitividade do mercado em que se inserem. Por outro lado, empresas como a Colep ou a Vitacress, conseguiram reequacionar-se tendo em conta o ambiente externo que as condicionava. Apesar da falta de acesso a alguma informação primordial para a análise deste estudo de caso, foi possível elaborar uma análise qualitativa onde são mencionadas as estratégias de recuperação aplicadas pelas empresas do grupo e com que finalidade.The creation of a strategy in a business framework allows for the prediction of exogeneous events. Being a crisis the trigger of instability, strategy readaptation enables a better allocation of capital. In turn, recovery strategies appear as a complement and help organizations to adapt the nature of their activities or operations in the scope of readjusting the way they compete in the market. The present dissertation examines how the Portuguese business group RAR operated during the subprime crisis. The RAR group went through several moments of change and some of its companies, such as RAR Açucar, found themselves overwhelmed by the competitiveness of the market where they operate. On the other hand, companies such as Colep or Vitacress, were able to re-equate themselves taking in consideration the external environment that conditioned them. Despite the lack of access to some relevant information for the analyses of this case study, it was possible to elaborate a qualitative analysis where it is mentioned the recovery strategies applied by the companies of the RAR group and for what purposeInstituto Superior de Economia e GestãoNeves, PedroSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaBessa, Joana Marisa Brochado Teixeira2022-12-26T14:27:44Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26573porBessa, Joana Marisa Brochado Teixeira (2022). “Resposta estratégica do Grupo RAR à crise económica e financeira”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:01Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:12.030988Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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