Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22797 |
Resumo: | Apresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões. |
id |
RCAP_118e649be431bc10f08bd4893bba945a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22797 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativosUna experiencia sobre la representación en la recta de números negativosArtigosApresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões.We present the results of a teaching experiment about negative numbers with high school students with general mathematical learning difficulties. The focus of the study was the way students translate between the number line dimension and the abstract and contextual dimensions. We analyzed students mistakes, distinguishing interpretation mistakes about the representations when students read or make them, from mistakes in writing the representations. We further analyzed the way students translate between the mentioned dimensions.APM - Associação de Professores de Matemática2005-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22797por2183-28380872-3915Bruno, AliciaCabrera, Noemíinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:17.846563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos |
title |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos |
spellingShingle |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos Bruno, Alicia Artigos |
title_short |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos |
title_full |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos |
title_fullStr |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos |
title_full_unstemmed |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos |
title_sort |
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos |
author |
Bruno, Alicia |
author_facet |
Bruno, Alicia Cabrera, Noemí |
author_role |
author |
author2 |
Cabrera, Noemí |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruno, Alicia Cabrera, Noemí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Apresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22797 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478022754304 |