Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruno, Alicia
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Cabrera, Noemí
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22797
Resumo: Apresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões.
id RCAP_118e649be431bc10f08bd4893bba945a
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22797
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativosUna experiencia sobre la representación en la recta de números negativosArtigosApresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões.We present the results of a teaching experiment about negative numbers with high school students with general mathematical learning difficulties. The focus of the study was the way students translate between the number line dimension and the abstract and contextual dimensions. We analyzed students mistakes, distinguishing interpretation mistakes about the representations when students read or make them, from mistakes in writing the representations. We further analyzed the way students translate between the mentioned dimensions.APM - Associação de Professores de Matemática2005-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22797por2183-28380872-3915Bruno, AliciaCabrera, Noemíinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:50Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22797Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:17.846563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
title Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
spellingShingle Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
Bruno, Alicia
Artigos
title_short Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
title_full Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
title_fullStr Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
title_full_unstemmed Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
title_sort Una experiencia sobre la representación en la recta de números negativos
author Bruno, Alicia
author_facet Bruno, Alicia
Cabrera, Noemí
author_role author
author2 Cabrera, Noemí
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno, Alicia
Cabrera, Noemí
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Apresentamos os resultados de uma experiência de aula sobre a aprendizagem dos números negativos, com alunos do ensino secundário que apresentavam dificuldades gerais de aprendizagem em Matemática. O estudo centrou-se sobre a forma como os alunos realizam traduções da dimensão da recta para as dimensões abstracta e contextual, no que se refere ao conceito, à ordem, à adição e à subtracção de números negativos. Realizou-se uma análise dos erros cometidos, distinguindo os erros de interpretação das representações que os alunos lêem ou fazem na recta, dos erros de escrita que cometem ao fazer as representações, analisando-se, para além disso, como os alunos realizam as actividades de tradução entre as várias dimensões.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22797
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478022754304