Avaliação do risco para a navegação portuária: porto da praia da Vitória, Açores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/6813 |
Resumo: | Trabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de Hidráulica |
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Avaliação do risco para a navegação portuária: porto da praia da Vitória, AçoresAnálise de riscoResposta de sistemas linearesMovimentos verticaisPorto da Praia da VitóriaRisk analysisResponse of linear systemsVertical motionsPraia da Vitória portTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil na Área de Especialização de HidráulicaA avaliação do risco associado à navegação é cada vez mais importante devido às situações de perigo associadas à agitação marítima que podem ocorrer. Neste trabalho a avaliação do risco será realizada através do sistema SWAMS_ALERTA. Esta metodologia adota para a determinação da agitação marítima no interior do porto modelos numéricos de propagação das ondas cujos dados de entrada são a agitação marítima medida ou prevista ao largo. A avaliação do risco para a navegação é feita com base na altura do movimento vertical de um navio ao longo da sua trajetória no porto, cuja determinação é realizada considerando linear a interação do navio com as ondas incidentes. Esta metodologia será aplicada no porto da Praia da Vitória, pertencente à ilha Terceira dos Açores, Portugal.Abstract: The evaluation of the risk associated to the navigation is important because of dangeroussituations associated to the sea states that can occur. In this work the evaluation of the risk will be made through the SWAMS_ALERT systems. This methodology adopted numerical models for the propagation of waves whose input data is a sea waves characterization. The evaluation of the risk for the navigation is based on the height of the vertical movement of the ship along its course, whose determination is based on considering as linear the interactionof the ship with the incident waves. This methodology is applied in the Porto Praia da Vitória, pertaining to the Terceira island in the Açores, Portugal.Instituto Superior de Engenharia de LisboaSantos, João Alfredo Ferreira dosFortes, Conceição Juana Espinosa MoraisRCIPLCosta, Valentim Manuel Silva2017-02-16T15:20:09Z2017-01-192017-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6813TID:201614910porCOSTA, Valentim Manuel Silva - Avaliação do risco para a navegação portuária: porto da praia da Vitória, Açores. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2016. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.481691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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