A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Sofia Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37722
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_1199e1070829542ad29bc1619ddc90d4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino BásicoHistóriaEscrita epistolarTestemunhosGeografiaInterpretaçãoGráficosHistoryGeographyTestimoniesLettersGraphics93:372.893372.893:9391:372.891372.891:91Humanidades::História e ArqueologiaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::Geografia Económica e SocialRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório constitui um projeto desenvolvido em contexto real de aprendizagem nas disciplinas de História e de Geografia do 3.º ciclo do Ensino Básico. Este visa analisar a empatia histórica expressa pelos alunos aquando a escrita de cartas no caso da História, e a leitura e interpretação de gráficos, no caso da Geografia. Estes dois estudos foram implementados na Escola de Ensino Básico do 2º e 3º ciclo Dr. Francisco Sanches, numa turma do 9.º ano de escolaridade. Elegeram-se determinados conteúdos programáticos das disciplinas de História e de Geografia nos quais se enquadram os nossos estudos. Os subtemas intitulamse: «Segunda Guerra Mundial» (História) que salienta o período compreendido entre 1939 e 1945, após a grande depressão e a consequente implementação de regimes ditatoriais; e «Contrastes de Desenvolvimento» (Geografia) que esclarece os obstáculos ao desenvolvimento e as possíveis soluções para atenuar os contrastes deste. Dada a especificidade de cada disciplina, implementaram-se dois estudos que procuraram dar respostas às seguintes questões: Que tipos de empatia histórica os alunos expressam face a conflitos bélicos? Quais são os tipos de interpretação de gráficos que os alunos do 9.º ano de escolaridade apresentam? O estudo desenvolvido na disciplina de História consistiu na reconstrução de vivências de pessoas do passado, a partir das ideias tácitas e conhecimentos históricos dos alunos. Para tal, foram escritas cartas de pessoas imaginárias que viveram no gueto de Varsóvia (1939 a 1945), sendo que essas foram o nosso instrumento de recolha de dados. Num momento posterior, os alunos foram incumbidos de adicionar informações relativas ao conteúdo das cartas, tais como, fotografias e/ou imagens que estivessem de acordo com a época da escrita da carta. No estudo feito na disciplina de Geografia, os instrumentos de recolha de dados adotados foram três fichas de trabalho dedicadas à interpretação de gráficos, nas quais estava presente um conjunto de questões para cada gráfico. Procurou-se, respetivamente, conhecer o tipo de empatia histórica que os alunos expressam face a conflitos bélicos e a sua vivência, e determinar os tipos de interpretação de gráficos (geografia) com vista a desenvolver a sua literacia histórica e geográfica.This report describes a project developed in classes of History and Geography of the 3rd grade of Basic Education. In the case of History, it aims to analyze the historical empathy expressed by students when writing letters, and in Geography the interpretation of graphs. The implementation of the two studies took place at the School /2nd e 3rd cycles Dr. Francisco Sanches, within a 9th grade class. The study in History class was done during the teaching of the subject “The Second World War” from 1939 to 1945, after the Great Depression and the consequent implementation of the Dictatorship Regimes. The study in Geography class, the theme was “The Contrasts in Development”, which clarifies the obstacles to the development and possible attenuating solutions. Due to the specificity of each class, two studies were adopted pursuing answers the following questions: What kind of historical empathy the students express about the armed conflicts? What ways the 9th grade students use to read graphs? The study developed in the History class consists in the reconstruction of people from the past’s experiences, according to students’ tacit ideas and historical knowledge. The gathering instrument was letters that students wrote as people that had lived in the ghetto of Virchow (1939 to 1945). Afterwards, they were asked to add additional information, such as photos or images from that period. In the Geography class, it was used three worksheets with graphs and a sequence of questions that asks for an interpretation. Therefore, we aimed to characterize students’ historical empathy regarding armed conflicts and lived experiences, and the ways they read and interpret graphs in order to increase their historical and geographic literacies.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projeto LiDEs – a literacia das disciplinas escolares: Características e desafios para mais engagement e aprendizagem (FCOMP-01-0124-FEDER-041405 (Refª. FCT, EXPL/MHC-CED/0645/2013))Melo, Maria do CéuUniversidade do MinhoTeixeira, Diana Sofia Fernandes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37722por201513633info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:18:28.540631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Teixeira, Diana Sofia Fernandes
História
Escrita epistolar
Testemunhos
Geografia
Interpretação
Gráficos
History
Geography
Testimonies
Letters
Graphics
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
title_short A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_full A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
title_sort A escrita epistolar como estratégia de aprendizagem da História e a interpretação de gráficos na aula de Geografia: dois estudos com alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
author Teixeira, Diana Sofia Fernandes
author_facet Teixeira, Diana Sofia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Maria do Céu
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Diana Sofia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv História
Escrita epistolar
Testemunhos
Geografia
Interpretação
Gráficos
History
Geography
Testimonies
Letters
Graphics
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
topic História
Escrita epistolar
Testemunhos
Geografia
Interpretação
Gráficos
History
Geography
Testimonies
Letters
Graphics
93:372.893
372.893:93
91:372.891
372.891:91
Humanidades::História e Arqueologia
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Geografia Económica e Social
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/37722
url http://hdl.handle.net/1822/37722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201513633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132640272449536