Estudo longitudinal sobre as adaptações da frequência cardíaca nas sessões de natação para bebés
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5989 |
Resumo: | A resposta fisiológica tem sido usada para caraterizar e analisar as exigências físicas durante o exercício. O objetivo deste estudo foi analisar as adaptações fisiológicas expressas pela frequência cardíaca ao longo de um programa de natação para bebés. Catorze bebés (36 ± 5,08 meses de idade) foram avaliados no início do programa (M1) e quatro meses após (M2) a sua aplicação. As aulas de natação objetivaram o desenvolvimento da prontidão aquática, do comportamento cognitivo e da interação social. A resposta fisiológica foi avaliada com base em medições da frequência cardíaca (FC; bpm) a uma taxa de amostragem de 1 Hz durante várias habilidades motoras aquáticas básicas: (i) deslocamento ventral (Dv); (ii) deslocamento na parede (Dp); (iii) imersão (Im); (iv) passagem (P); (v) salto da parede (Sp); (vi) salto do colchão (Sc); (vii) salto do escorrega (Se). No tratamento de dados foi utilizada a estatística descritiva, tendo-se recorrido ao teste de Wilcoxon para analisar as alterações ao longo do tempo. Os resultados demonstraram a imersão como a habilidade com os valores finais mais baixos (~ 119 bpm) após a aplicação do programa. A tendência geral foi para uma diminuição ao longo do tempo da FC na maioria das habilidades analisadas (FC@Im: -14,17 ± 17,76 %; FC@Dv: -8,16 ± 9,16%; FC@Sp: -10,36 ± 12,70%; FC@Se: -3,48 ± 6,40%). Nas restantes habilidades a FC permaneceu inalterada. Os resultados sugerem que os bebés apresentam reduções significativas na resposta fisiológica com a sua participação num programa aquático. A diminuição da FC ao longo do tempo sugere uma melhoria na capacidade para desempenhar as habilidades motoras aquáticas básicas e um quadro de menor stress ao longo das aulas. |
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Estudo longitudinal sobre as adaptações da frequência cardíaca nas sessões de natação para bebésCardiovascularExercícioFisiologiaPediatriaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA resposta fisiológica tem sido usada para caraterizar e analisar as exigências físicas durante o exercício. O objetivo deste estudo foi analisar as adaptações fisiológicas expressas pela frequência cardíaca ao longo de um programa de natação para bebés. Catorze bebés (36 ± 5,08 meses de idade) foram avaliados no início do programa (M1) e quatro meses após (M2) a sua aplicação. As aulas de natação objetivaram o desenvolvimento da prontidão aquática, do comportamento cognitivo e da interação social. A resposta fisiológica foi avaliada com base em medições da frequência cardíaca (FC; bpm) a uma taxa de amostragem de 1 Hz durante várias habilidades motoras aquáticas básicas: (i) deslocamento ventral (Dv); (ii) deslocamento na parede (Dp); (iii) imersão (Im); (iv) passagem (P); (v) salto da parede (Sp); (vi) salto do colchão (Sc); (vii) salto do escorrega (Se). No tratamento de dados foi utilizada a estatística descritiva, tendo-se recorrido ao teste de Wilcoxon para analisar as alterações ao longo do tempo. Os resultados demonstraram a imersão como a habilidade com os valores finais mais baixos (~ 119 bpm) após a aplicação do programa. A tendência geral foi para uma diminuição ao longo do tempo da FC na maioria das habilidades analisadas (FC@Im: -14,17 ± 17,76 %; FC@Dv: -8,16 ± 9,16%; FC@Sp: -10,36 ± 12,70%; FC@Se: -3,48 ± 6,40%). Nas restantes habilidades a FC permaneceu inalterada. Os resultados sugerem que os bebés apresentam reduções significativas na resposta fisiológica com a sua participação num programa aquático. A diminuição da FC ao longo do tempo sugere uma melhoria na capacidade para desempenhar as habilidades motoras aquáticas básicas e um quadro de menor stress ao longo das aulas.The physiological response has been used to characterize or estimate physical demands while exercising. The aim of this study was to analyse the infant’s physiological adaptations over an intervention water program. Fourteen infants (36±5.08 months-old) were tested before (M1) and 4 months after (M2) a well-designed swimming program aiming to develop aquatic readiness, cognitive behaviour and social interaction. The physiological response was assessed based on heart rate measurements (HR, bpm) at a sampling rate of 1 Hz during several basic aquatic motor skills: (i) individual displacement in ventral position (HR@InD); (ii) Individual displacement in vertical position (HR@VD); (iii) immersion (HR@Im); (iv) voluntary underwater displacement (HR@UnD); (v) jump from the deck (HR@JD); (vi) jump from the swimming mat (HR@JM); (vii) from a swimming slider (HR@Sli). Changes over time were analyzed with the Wilcoxon Signed-Rank Test and the relative frequency of change (%) also calculated (P ? 0.05). The HR@Im showed the lowest values (~119 bpm) at the end of the program. Main trend was for a HR decreased over time (HR@Im: -14.17±17.76%; HR@InD: - 8.16±9.16%; HR@JD: -10.36±12.70%; HR@Sli: -3.48±6.40%. In all other skills, HR remained unchanged. Our findings suggest that infants experience significant hear rate adaptations while participating on a swimming program. The HR decreases suggests a higher capability to perform the basic aquatic motor skills and a less stressful behaviour through the lessons.Costa, MárioMarinho, Daniel AlmeidauBibliorumRamos, Alberto Manuel Sousa2018-08-31T16:08:13Z2014-11-262014-10-242014-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5989TID:201330555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:48.937364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A resposta fisiológica tem sido usada para caraterizar e analisar as exigências físicas durante o exercício. O objetivo deste estudo foi analisar as adaptações fisiológicas expressas pela frequência cardíaca ao longo de um programa de natação para bebés. Catorze bebés (36 ± 5,08 meses de idade) foram avaliados no início do programa (M1) e quatro meses após (M2) a sua aplicação. As aulas de natação objetivaram o desenvolvimento da prontidão aquática, do comportamento cognitivo e da interação social. A resposta fisiológica foi avaliada com base em medições da frequência cardíaca (FC; bpm) a uma taxa de amostragem de 1 Hz durante várias habilidades motoras aquáticas básicas: (i) deslocamento ventral (Dv); (ii) deslocamento na parede (Dp); (iii) imersão (Im); (iv) passagem (P); (v) salto da parede (Sp); (vi) salto do colchão (Sc); (vii) salto do escorrega (Se). No tratamento de dados foi utilizada a estatística descritiva, tendo-se recorrido ao teste de Wilcoxon para analisar as alterações ao longo do tempo. Os resultados demonstraram a imersão como a habilidade com os valores finais mais baixos (~ 119 bpm) após a aplicação do programa. A tendência geral foi para uma diminuição ao longo do tempo da FC na maioria das habilidades analisadas (FC@Im: -14,17 ± 17,76 %; FC@Dv: -8,16 ± 9,16%; FC@Sp: -10,36 ± 12,70%; FC@Se: -3,48 ± 6,40%). Nas restantes habilidades a FC permaneceu inalterada. Os resultados sugerem que os bebés apresentam reduções significativas na resposta fisiológica com a sua participação num programa aquático. A diminuição da FC ao longo do tempo sugere uma melhoria na capacidade para desempenhar as habilidades motoras aquáticas básicas e um quadro de menor stress ao longo das aulas. |
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