Estudo longitudinal sobre as adaptações da frequência cardíaca nas sessões de natação para bebés

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Alberto Manuel Sousa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5989
Resumo: A resposta fisiológica tem sido usada para caraterizar e analisar as exigências físicas durante o exercício. O objetivo deste estudo foi analisar as adaptações fisiológicas expressas pela frequência cardíaca ao longo de um programa de natação para bebés. Catorze bebés (36 ± 5,08 meses de idade) foram avaliados no início do programa (M1) e quatro meses após (M2) a sua aplicação. As aulas de natação objetivaram o desenvolvimento da prontidão aquática, do comportamento cognitivo e da interação social. A resposta fisiológica foi avaliada com base em medições da frequência cardíaca (FC; bpm) a uma taxa de amostragem de 1 Hz durante várias habilidades motoras aquáticas básicas: (i) deslocamento ventral (Dv); (ii) deslocamento na parede (Dp); (iii) imersão (Im); (iv) passagem (P); (v) salto da parede (Sp); (vi) salto do colchão (Sc); (vii) salto do escorrega (Se). No tratamento de dados foi utilizada a estatística descritiva, tendo-se recorrido ao teste de Wilcoxon para analisar as alterações ao longo do tempo. Os resultados demonstraram a imersão como a habilidade com os valores finais mais baixos (~ 119 bpm) após a aplicação do programa. A tendência geral foi para uma diminuição ao longo do tempo da FC na maioria das habilidades analisadas (FC@Im: -14,17 ± 17,76 %; FC@Dv: -8,16 ± 9,16%; FC@Sp: -10,36 ± 12,70%; FC@Se: -3,48 ± 6,40%). Nas restantes habilidades a FC permaneceu inalterada. Os resultados sugerem que os bebés apresentam reduções significativas na resposta fisiológica com a sua participação num programa aquático. A diminuição da FC ao longo do tempo sugere uma melhoria na capacidade para desempenhar as habilidades motoras aquáticas básicas e um quadro de menor stress ao longo das aulas.
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