Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Violas Carvalho da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/20878
Resumo: O Heroic Imagination Project (HIP) procura redefinir o heroísmo e torná-lo mais relevante para a atualidade, com base na convicção de que não é uma competência exclusiva de pessoas excecionais, mas antes uma mentalidade e um conjunto de hábitos de natureza prossocial que podem ser aprendidos, incentivados e modelados, e são alcançáveis por qualquer pessoa em qualquer momento da sua vida (Zimbardo, s.d.). O desenvolvimento de uma imaginação heroica prepara o indivíduo para tomar medidas, se e quando a hora chegar. Ao se autorrotularem, "Eu sou um herói-em-espera" aumenta a probabilidade de tomarem uma ação heroica, quando a situação exige tal comportamento manifesto, incentivando-os a identificar atributos pessoais que são necessários para a ação heroica (Blau, Franco & Zimbardo, 2009). Este projeto tem como objetivo adaptar e validar uma das escalas do protocolo de avaliação do HIP Educacional. A amostra é composta por 1500 participantes. Após a composição da amostra, os dados adquiridos foram lançados numa base de dados informática e processados pelo programa estatístico SPSS. Esta escala revelou boas características psicométricas, permitindo a utilização desta versão em Portugal.
id RCAP_11a2b887fcae1e92b0cd6fd9021b5b90
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20878
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination ProjectAltruísmoImaginação heróicaEscolaHeroísmoAltruismHeroic imaginationSchoolHeroismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO Heroic Imagination Project (HIP) procura redefinir o heroísmo e torná-lo mais relevante para a atualidade, com base na convicção de que não é uma competência exclusiva de pessoas excecionais, mas antes uma mentalidade e um conjunto de hábitos de natureza prossocial que podem ser aprendidos, incentivados e modelados, e são alcançáveis por qualquer pessoa em qualquer momento da sua vida (Zimbardo, s.d.). O desenvolvimento de uma imaginação heroica prepara o indivíduo para tomar medidas, se e quando a hora chegar. Ao se autorrotularem, "Eu sou um herói-em-espera" aumenta a probabilidade de tomarem uma ação heroica, quando a situação exige tal comportamento manifesto, incentivando-os a identificar atributos pessoais que são necessários para a ação heroica (Blau, Franco & Zimbardo, 2009). Este projeto tem como objetivo adaptar e validar uma das escalas do protocolo de avaliação do HIP Educacional. A amostra é composta por 1500 participantes. Após a composição da amostra, os dados adquiridos foram lançados numa base de dados informática e processados pelo programa estatístico SPSS. Esta escala revelou boas características psicométricas, permitindo a utilização desta versão em Portugal.The Heroic Imagination Project (HIP) seeks to redefine heroism and make it more relevant to the present, based on the conviction that it is not an exclusive competence of exceptional people, but a mindset and a set of prosocial nature of habits that can be learned, encouraged and modeled, and are achievable by anyone at any time in your life (Zimbardo, sd). The development of a heroic imagination prepares the person to take action if and when the time comes. When we self-label, "I am a hero-in-waiting" increases the likelihood of taking a heroic action when the situation demands such overt behavior, encouraging them to identify personal attributes that are needed for heroic action (Blau, Franco & Zimbardo, 2009). This project aims to adapt and validate one of the scales of Educational HIP assessment protocol. The sample consists of 1500 participants. After the sample, the acquired data were released in a computer database and processed by SPSS. This scale showed good psychometric characteristics, allowing the use of this version in Portugal.Barbosa, Mariana ReisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Adriana Violas Carvalho da2016-10-13T09:49:27Z2016-07-2120162016-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/20878TID:201462770porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:26:48Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/20878Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:17.262654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
title Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
spellingShingle Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
Silva, Adriana Violas Carvalho da
Altruísmo
Imaginação heróica
Escola
Heroísmo
Altruism
Heroic imagination
School
Heroism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
title_full Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
title_fullStr Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
title_full_unstemmed Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
title_sort Adaptação da escala de autorrelato de alturísmo : um contributo português para o Heroic Imagination Project
author Silva, Adriana Violas Carvalho da
author_facet Silva, Adriana Violas Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Mariana Reis
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Violas Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Altruísmo
Imaginação heróica
Escola
Heroísmo
Altruism
Heroic imagination
School
Heroism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Altruísmo
Imaginação heróica
Escola
Heroísmo
Altruism
Heroic imagination
School
Heroism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description O Heroic Imagination Project (HIP) procura redefinir o heroísmo e torná-lo mais relevante para a atualidade, com base na convicção de que não é uma competência exclusiva de pessoas excecionais, mas antes uma mentalidade e um conjunto de hábitos de natureza prossocial que podem ser aprendidos, incentivados e modelados, e são alcançáveis por qualquer pessoa em qualquer momento da sua vida (Zimbardo, s.d.). O desenvolvimento de uma imaginação heroica prepara o indivíduo para tomar medidas, se e quando a hora chegar. Ao se autorrotularem, "Eu sou um herói-em-espera" aumenta a probabilidade de tomarem uma ação heroica, quando a situação exige tal comportamento manifesto, incentivando-os a identificar atributos pessoais que são necessários para a ação heroica (Blau, Franco & Zimbardo, 2009). Este projeto tem como objetivo adaptar e validar uma das escalas do protocolo de avaliação do HIP Educacional. A amostra é composta por 1500 participantes. Após a composição da amostra, os dados adquiridos foram lançados numa base de dados informática e processados pelo programa estatístico SPSS. Esta escala revelou boas características psicométricas, permitindo a utilização desta versão em Portugal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-13T09:49:27Z
2016-07-21
2016
2016-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/20878
TID:201462770
url http://hdl.handle.net/10400.14/20878
identifier_str_mv TID:201462770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131858955403264