Uma proposta de análise formal e técnico-interpretativa da peça Petals para violoncelo e eletrônica, de Kaija Saariaho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Monan
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15085
Resumo: A presente dissertação apresenta uma proposta de análise formal e interpretativa da peça Petals (1988) de Kaija Saariaho, para violoncelo solo e eletroacústica opcional. Para tanto, num primeiro momento faço um enquadramento geral da compositora, bem como reflexões críticas sobre seu material e forma e escrita idiomática para aquele instrumento. Por fim busco oferecer sugestões práticas de execução alcançadas com base nos processos analíticos e nas experiências pessoais no processo de preparação da obra. A metodologia adotada se deu através da revisão bibliográfica e da análise no âmbito formal e interpretativo. O objetivo fundamental do trabalho foi de dar respostas a indagações relacionadas a como interpretar uma peça com intervenção eletroacústica, como compreender seu material de base e sua estrutura formal. Abordam-se, ainda, os desafios técnicos de execução, associados ou não à eletroacústica. Dessa forma, pude chegar a conclusões específicas com relação à interpretação e interação de sons acústicos e eletroacústicos nesta peça, as quais poderão servir de suporte a violoncelistas interessados em interpretá-la. Para tal, adotou-se como principais referências teóricos Saariaho (1987, 2014) e Moisala (2000, 2009), entre outros livros, artigos e entrevistas de relevada importância à discussão.
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