A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ricardo Tavares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11919
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_11cb51fc42573527f08bee1a2753bdbb
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/11919
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didácticaCinemaDocumentárioAudiovisualEducaçãoFerramentaRelatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente relatório refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da História e da Geografia inserida no Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, desenvolvida nas turmas 10ºC e 12ºC da Escola Básica e Secundária Passos Manuel do Agrupamento Vertical de Escolas Baixa-Chiado, em Lisboa, no ano lectivo de 2012/2013. Este documento divide-se essencialmente em dois momentos. No primeiro, fazemos uma breve introdução ao tema a desenvolver – o cinema/documentário como ferramenta didáctica, efectuando uma síntese da História do Cinema, um enquadramento histórico do tema proposto e uma fundamentação teórica sobre a utilização do cinema na prática lectiva. No segundo momento, fazemos uma breve contextualização, descrevemos as actividades mais relevantes de ensino-aprendizagem realizadas no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada, reflectindo sobre a aplicabilidade, eficácia e sucesso do cinema/documentário como ferramenta didáctica em contexto de sala de aula. As unidades e os temas escolhidos foram propícios à aplicação do objecto deste relatório, quer como introdução, quer como aprofundamento ou consolidação de conteúdos, demonstrando-se profícuo no enriquecimento do conhecimento, motivação e interesse dos alunos.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSantos, Ricardo Tavares2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11919TID:201031817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:39Zoai:run.unl.pt:10362/11919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:37.886516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
title A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
spellingShingle A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
Santos, Ricardo Tavares
Cinema
Documentário
Audiovisual
Educação
Ferramenta
title_short A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
title_full A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
title_fullStr A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
title_full_unstemmed A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
title_sort A câmara na escola – o cinema/documentário como ferramenta didáctica
author Santos, Ricardo Tavares
author_facet Santos, Ricardo Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ricardo Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Documentário
Audiovisual
Educação
Ferramenta
topic Cinema
Documentário
Audiovisual
Educação
Ferramenta
description Relatório de Estágio apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Mestrado em Ensino da História e da Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/11919
TID:201031817
url http://hdl.handle.net/10362/11919
identifier_str_mv TID:201031817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137847634034688