Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Vânia Sofia Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19809
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_11e5b80304839c82351b0eae096b0b28
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/19809
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estereótipos e definições de género em oposição a HofstedeEstudos de géneroHofstedeMasculinidade vs FeminilidadeComportamento OrganizacionalEstratégia InternacionalNegócios InternacionaisGender StudiesMasculinity vs FemininityOrganizational BehaviorInternational StrategyInternational BusinessMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialÉ importante que haja uma atenção detalhada na análise cultural de um país ou região onde se pretende investir, mas esta é difícil de definir e medir. Dois dos modelos mais usados, são o projeto GLOBE de Javidian e House e as dimensões de Hofstede. Apesar do seu método ser criticado por vários autores, devido a problemas de enviesamento amostral e errada aplicação de conceitos, Hofstede é o nome principal na análise de mercados estrangeiros. De entre as seis dimensões, destaco a dimensão masculinidade versus feminilidade, vítima de várias críticas a nível conceptual. Desta dimensão surgiram três questões centrais de investigação: será que a sociedade atual corresponde às definições impostas por Hofstede na sua dimensão masculinidade versus feminilidade; será que existe uma correlação entre os vários pressupostos de género, para que estes sejam agrupados no mesmo conceito; por último, qual é a opinião atual dos participantes deste estudo sobre a associação de características psicológicas ao sexo biológico. Para responder a estas questões foi efetuada a aplicação e análise de questionários. Estes eram compostos por três partes: (parte 1) replicaram-se quatro perguntas do Values Survey Module; (parte 2) algumas perguntas de autocaracterizarão; e, por fim, sete perguntas de opinião sobre papeis de género (parte 3). Os resultados apresentados indicam uma globalização da sociedade num sentido mais igualitário, e que o sexo parece ser um fator mínimo face à caraterização psicológica de um indivíduo. Deste modo, este trabalho mostrou uma maior homogeneidade em comparação com os estudos anteriores que definiram estas dimensões.It is important that detailed attention is given when analyzing the culture of a country or region, where we are about to invest in, but this can be difficult to define and measure. Two of the most widely used are Javidian and House's GLOBE project and Hofstede's dimensions. Despite having his method criticized by several authors due to problems of sample bias and misapplication of concepts, Hofstede is the main name in foreign market analysis. Among the six dimensions stands out masculinity versus femininity, victim of various criticisms in terms of concepts. From this dimension, three main research questions arose: does the current society correspond to the definitions imposed by Hofstede in its dimension masculinity versus femininity; is there a correlation between the various gender related assumptions, in order to grouped them in the same concept; and last but not least, what is the participants' current opinion on the association of psychological characteristics with biological sex. Behind these research questions was the application and analysis of questionnaires. These consisted on three parts: (first part) four questions were answered from the Values Survey Module; (second part) followed by self-characterizing questions; and finally, with seven opinion questions about gender roles (third part). The results presented show a globalization of society in a more egalitarian way, and how an individual's gender seems a minimal factor when regarding their psychological characteristics. Hence, this project showed higher homogeneity compared to the previous studies that defined these dimensions.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Vânia Sofia Dias2020-02-28T11:12:27Z2020-022020-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19809porMarques, Vânia Sofia Dias (2020). "Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:48:18Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/19809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:48:18Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
title Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
spellingShingle Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
Marques, Vânia Sofia Dias
Estudos de género
Hofstede
Masculinidade vs Feminilidade
Comportamento Organizacional
Estratégia Internacional
Negócios Internacionais
Gender Studies
Masculinity vs Femininity
Organizational Behavior
International Strategy
International Business
title_short Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
title_full Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
title_fullStr Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
title_full_unstemmed Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
title_sort Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
author Marques, Vânia Sofia Dias
author_facet Marques, Vânia Sofia Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Vânia Sofia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos de género
Hofstede
Masculinidade vs Feminilidade
Comportamento Organizacional
Estratégia Internacional
Negócios Internacionais
Gender Studies
Masculinity vs Femininity
Organizational Behavior
International Strategy
International Business
topic Estudos de género
Hofstede
Masculinidade vs Feminilidade
Comportamento Organizacional
Estratégia Internacional
Negócios Internacionais
Gender Studies
Masculinity vs Femininity
Organizational Behavior
International Strategy
International Business
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28T11:12:27Z
2020-02
2020-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19809
url http://hdl.handle.net/10400.5/19809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, Vânia Sofia Dias (2020). "Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549375527714816