Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19809 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_11e5b80304839c82351b0eae096b0b28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10400.5/19809 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estereótipos e definições de género em oposição a HofstedeEstudos de géneroHofstedeMasculinidade vs FeminilidadeComportamento OrganizacionalEstratégia InternacionalNegócios InternacionaisGender StudiesMasculinity vs FemininityOrganizational BehaviorInternational StrategyInternational BusinessMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialÉ importante que haja uma atenção detalhada na análise cultural de um país ou região onde se pretende investir, mas esta é difícil de definir e medir. Dois dos modelos mais usados, são o projeto GLOBE de Javidian e House e as dimensões de Hofstede. Apesar do seu método ser criticado por vários autores, devido a problemas de enviesamento amostral e errada aplicação de conceitos, Hofstede é o nome principal na análise de mercados estrangeiros. De entre as seis dimensões, destaco a dimensão masculinidade versus feminilidade, vítima de várias críticas a nível conceptual. Desta dimensão surgiram três questões centrais de investigação: será que a sociedade atual corresponde às definições impostas por Hofstede na sua dimensão masculinidade versus feminilidade; será que existe uma correlação entre os vários pressupostos de género, para que estes sejam agrupados no mesmo conceito; por último, qual é a opinião atual dos participantes deste estudo sobre a associação de características psicológicas ao sexo biológico. Para responder a estas questões foi efetuada a aplicação e análise de questionários. Estes eram compostos por três partes: (parte 1) replicaram-se quatro perguntas do Values Survey Module; (parte 2) algumas perguntas de autocaracterizarão; e, por fim, sete perguntas de opinião sobre papeis de género (parte 3). Os resultados apresentados indicam uma globalização da sociedade num sentido mais igualitário, e que o sexo parece ser um fator mínimo face à caraterização psicológica de um indivíduo. Deste modo, este trabalho mostrou uma maior homogeneidade em comparação com os estudos anteriores que definiram estas dimensões.It is important that detailed attention is given when analyzing the culture of a country or region, where we are about to invest in, but this can be difficult to define and measure. Two of the most widely used are Javidian and House's GLOBE project and Hofstede's dimensions. Despite having his method criticized by several authors due to problems of sample bias and misapplication of concepts, Hofstede is the main name in foreign market analysis. Among the six dimensions stands out masculinity versus femininity, victim of various criticisms in terms of concepts. From this dimension, three main research questions arose: does the current society correspond to the definitions imposed by Hofstede in its dimension masculinity versus femininity; is there a correlation between the various gender related assumptions, in order to grouped them in the same concept; and last but not least, what is the participants' current opinion on the association of psychological characteristics with biological sex. Behind these research questions was the application and analysis of questionnaires. These consisted on three parts: (first part) four questions were answered from the Values Survey Module; (second part) followed by self-characterizing questions; and finally, with seven opinion questions about gender roles (third part). The results presented show a globalization of society in a more egalitarian way, and how an individual's gender seems a minimal factor when regarding their psychological characteristics. Hence, this project showed higher homogeneity compared to the previous studies that defined these dimensions.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaMarques, Vânia Sofia Dias2020-02-28T11:12:27Z2020-022020-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19809porMarques, Vânia Sofia Dias (2020). "Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:48:18Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/19809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:48:18Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede |
title |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede |
spellingShingle |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede Marques, Vânia Sofia Dias Estudos de género Hofstede Masculinidade vs Feminilidade Comportamento Organizacional Estratégia Internacional Negócios Internacionais Gender Studies Masculinity vs Femininity Organizational Behavior International Strategy International Business |
title_short |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede |
title_full |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede |
title_fullStr |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede |
title_full_unstemmed |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede |
title_sort |
Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede |
author |
Marques, Vânia Sofia Dias |
author_facet |
Marques, Vânia Sofia Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nevado, Pedro Picaluga Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Vânia Sofia Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos de género Hofstede Masculinidade vs Feminilidade Comportamento Organizacional Estratégia Internacional Negócios Internacionais Gender Studies Masculinity vs Femininity Organizational Behavior International Strategy International Business |
topic |
Estudos de género Hofstede Masculinidade vs Feminilidade Comportamento Organizacional Estratégia Internacional Negócios Internacionais Gender Studies Masculinity vs Femininity Organizational Behavior International Strategy International Business |
description |
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-28T11:12:27Z 2020-02 2020-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19809 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, Vânia Sofia Dias (2020). "Estereótipos e definições de género em oposição a Hofstede". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549375527714816 |