Plataforma de gestão para oficinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João António Guimarães
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2268
Resumo: Atualmente o mercado de smartphones tem vindo a crescer de um modo muito significativo, proporcionando ao cidadão possuir um destes dispositivos. De modo a desenvolver o projeto descrito nesta dissertação, foram contactadas diversas oficinas do ramo automóvel, no sentido de melhor compreender algumas das necessidades de otimização dos seus processos de funcionamento. Como resultado, foi identificado a necessidade de uma plataforma de gestão, que permita ao dono da oficina gerir as marcações dos seus clientes e que estes possam, através de uma aplicação móvel, solicitar pedidos de marcações e visualizar o histórico de intervenções nas suas viaturas. Foi efetuada uma pesquisa de mercado por aplicações que pudessem suprir as necessidades das oficinas, e apesar das plataformas existentes já proporcionarem um bom desempenho, verifica-se a inexistência de um ecossistema, no qual seja possível ao dono da oficina gerir todo o processo de marcações e ao utilizador ter acesso a informações relativas às diversas intervenções nas suas viaturas, a partir do seu smartphone. Assim, foi desenvolvida uma aplicação móvel, um website e uma plataforma de gestão, destinados a oficinas do ramo automóvel, utilizando tecnologias web e móveis da atualidade. O principal objetivo da plataforma e aplicação móvel desenvolvidas, e aqui descritas nesta dissertação, passa, não só pelo apoio na gestão de marcações de uma oficina automóvel, mas também, pelo proporcionar de uma maior ligação entre um cliente e uma oficina, através de uma aplicação móvel específica para o efeito. Durante o desenvolvimento, foi possível verificar através de testes de usabilidade e de experiência do utilizador, realizados a potenciais utilizadores da plataforma e da aplicação móvel, o sucesso das mesmas, junto destes, potenciando uma maior aproximação entre o cliente e a oficina.
id RCAP_11e891ff350eb819824040c6393f3587
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataforma de gestão para oficinasSmartphonesPlataforma de gestãoAplicação móvelWebsiteRamo automóvelManagement platformMobile applicationAutomotive workshopsAtualmente o mercado de smartphones tem vindo a crescer de um modo muito significativo, proporcionando ao cidadão possuir um destes dispositivos. De modo a desenvolver o projeto descrito nesta dissertação, foram contactadas diversas oficinas do ramo automóvel, no sentido de melhor compreender algumas das necessidades de otimização dos seus processos de funcionamento. Como resultado, foi identificado a necessidade de uma plataforma de gestão, que permita ao dono da oficina gerir as marcações dos seus clientes e que estes possam, através de uma aplicação móvel, solicitar pedidos de marcações e visualizar o histórico de intervenções nas suas viaturas. Foi efetuada uma pesquisa de mercado por aplicações que pudessem suprir as necessidades das oficinas, e apesar das plataformas existentes já proporcionarem um bom desempenho, verifica-se a inexistência de um ecossistema, no qual seja possível ao dono da oficina gerir todo o processo de marcações e ao utilizador ter acesso a informações relativas às diversas intervenções nas suas viaturas, a partir do seu smartphone. Assim, foi desenvolvida uma aplicação móvel, um website e uma plataforma de gestão, destinados a oficinas do ramo automóvel, utilizando tecnologias web e móveis da atualidade. O principal objetivo da plataforma e aplicação móvel desenvolvidas, e aqui descritas nesta dissertação, passa, não só pelo apoio na gestão de marcações de uma oficina automóvel, mas também, pelo proporcionar de uma maior ligação entre um cliente e uma oficina, através de uma aplicação móvel específica para o efeito. Durante o desenvolvimento, foi possível verificar através de testes de usabilidade e de experiência do utilizador, realizados a potenciais utilizadores da plataforma e da aplicação móvel, o sucesso das mesmas, junto destes, potenciando uma maior aproximação entre o cliente e a oficina.Nowadays the smartphone market has been growing in a very significant way, providing that each citizen can own at least one of these devices. In order to develop the project described in this dissertation, several automotive workshops were contacted in order to better understand their needs, at the level of optimization of its operating processes. As a result, it has been identified the need for a management platform that allows the workshop owner to manage the schedules of its customers and to enable them through a mobile application to request schedules as well as to consult the history of repair and service in their vehicles. A market research was carried out on the applications that could meet the needs of the workshops, and although the existing platforms already provide good performance, there is no ecosystem, with which it is possible for the workshop owner to manage the entire process schedules and the user have access to information about the various repair and service operations in their vehicles, from their smartphone. Thus, a mobile application, a website and a management platform, were developed for automotive workshops using web and mobile technologies. The main objective of the platform and mobile application, was the support of schedule management, but also providing a greater connection between a client and the workshop, through a specific mobile application for the purpose. During the development, it was possible to verify, through usability and user experience tests, the suitability of the developed products, enabling a closer relationship between the customer and the automotive workshop.2019-12-11T17:53:30Z2019-05-30T00:00:00Z2019-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2268TID:202334473porRibeiro, João António Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:41:55Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:22.827567Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma de gestão para oficinas
title Plataforma de gestão para oficinas
spellingShingle Plataforma de gestão para oficinas
Ribeiro, João António Guimarães
Smartphones
Plataforma de gestão
Aplicação móvel
Website
Ramo automóvel
Management platform
Mobile application
Automotive workshops
title_short Plataforma de gestão para oficinas
title_full Plataforma de gestão para oficinas
title_fullStr Plataforma de gestão para oficinas
title_full_unstemmed Plataforma de gestão para oficinas
title_sort Plataforma de gestão para oficinas
author Ribeiro, João António Guimarães
author_facet Ribeiro, João António Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, João António Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Smartphones
Plataforma de gestão
Aplicação móvel
Website
Ramo automóvel
Management platform
Mobile application
Automotive workshops
topic Smartphones
Plataforma de gestão
Aplicação móvel
Website
Ramo automóvel
Management platform
Mobile application
Automotive workshops
description Atualmente o mercado de smartphones tem vindo a crescer de um modo muito significativo, proporcionando ao cidadão possuir um destes dispositivos. De modo a desenvolver o projeto descrito nesta dissertação, foram contactadas diversas oficinas do ramo automóvel, no sentido de melhor compreender algumas das necessidades de otimização dos seus processos de funcionamento. Como resultado, foi identificado a necessidade de uma plataforma de gestão, que permita ao dono da oficina gerir as marcações dos seus clientes e que estes possam, através de uma aplicação móvel, solicitar pedidos de marcações e visualizar o histórico de intervenções nas suas viaturas. Foi efetuada uma pesquisa de mercado por aplicações que pudessem suprir as necessidades das oficinas, e apesar das plataformas existentes já proporcionarem um bom desempenho, verifica-se a inexistência de um ecossistema, no qual seja possível ao dono da oficina gerir todo o processo de marcações e ao utilizador ter acesso a informações relativas às diversas intervenções nas suas viaturas, a partir do seu smartphone. Assim, foi desenvolvida uma aplicação móvel, um website e uma plataforma de gestão, destinados a oficinas do ramo automóvel, utilizando tecnologias web e móveis da atualidade. O principal objetivo da plataforma e aplicação móvel desenvolvidas, e aqui descritas nesta dissertação, passa, não só pelo apoio na gestão de marcações de uma oficina automóvel, mas também, pelo proporcionar de uma maior ligação entre um cliente e uma oficina, através de uma aplicação móvel específica para o efeito. Durante o desenvolvimento, foi possível verificar através de testes de usabilidade e de experiência do utilizador, realizados a potenciais utilizadores da plataforma e da aplicação móvel, o sucesso das mesmas, junto destes, potenciando uma maior aproximação entre o cliente e a oficina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11T17:53:30Z
2019-05-30T00:00:00Z
2019-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/2268
TID:202334473
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/2268
identifier_str_mv TID:202334473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131529040887808