Plataforma de gestão para oficinas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2268 |
Resumo: | Atualmente o mercado de smartphones tem vindo a crescer de um modo muito significativo, proporcionando ao cidadão possuir um destes dispositivos. De modo a desenvolver o projeto descrito nesta dissertação, foram contactadas diversas oficinas do ramo automóvel, no sentido de melhor compreender algumas das necessidades de otimização dos seus processos de funcionamento. Como resultado, foi identificado a necessidade de uma plataforma de gestão, que permita ao dono da oficina gerir as marcações dos seus clientes e que estes possam, através de uma aplicação móvel, solicitar pedidos de marcações e visualizar o histórico de intervenções nas suas viaturas. Foi efetuada uma pesquisa de mercado por aplicações que pudessem suprir as necessidades das oficinas, e apesar das plataformas existentes já proporcionarem um bom desempenho, verifica-se a inexistência de um ecossistema, no qual seja possível ao dono da oficina gerir todo o processo de marcações e ao utilizador ter acesso a informações relativas às diversas intervenções nas suas viaturas, a partir do seu smartphone. Assim, foi desenvolvida uma aplicação móvel, um website e uma plataforma de gestão, destinados a oficinas do ramo automóvel, utilizando tecnologias web e móveis da atualidade. O principal objetivo da plataforma e aplicação móvel desenvolvidas, e aqui descritas nesta dissertação, passa, não só pelo apoio na gestão de marcações de uma oficina automóvel, mas também, pelo proporcionar de uma maior ligação entre um cliente e uma oficina, através de uma aplicação móvel específica para o efeito. Durante o desenvolvimento, foi possível verificar através de testes de usabilidade e de experiência do utilizador, realizados a potenciais utilizadores da plataforma e da aplicação móvel, o sucesso das mesmas, junto destes, potenciando uma maior aproximação entre o cliente e a oficina. |
id |
RCAP_11e891ff350eb819824040c6393f3587 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2268 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plataforma de gestão para oficinasSmartphonesPlataforma de gestãoAplicação móvelWebsiteRamo automóvelManagement platformMobile applicationAutomotive workshopsAtualmente o mercado de smartphones tem vindo a crescer de um modo muito significativo, proporcionando ao cidadão possuir um destes dispositivos. De modo a desenvolver o projeto descrito nesta dissertação, foram contactadas diversas oficinas do ramo automóvel, no sentido de melhor compreender algumas das necessidades de otimização dos seus processos de funcionamento. Como resultado, foi identificado a necessidade de uma plataforma de gestão, que permita ao dono da oficina gerir as marcações dos seus clientes e que estes possam, através de uma aplicação móvel, solicitar pedidos de marcações e visualizar o histórico de intervenções nas suas viaturas. Foi efetuada uma pesquisa de mercado por aplicações que pudessem suprir as necessidades das oficinas, e apesar das plataformas existentes já proporcionarem um bom desempenho, verifica-se a inexistência de um ecossistema, no qual seja possível ao dono da oficina gerir todo o processo de marcações e ao utilizador ter acesso a informações relativas às diversas intervenções nas suas viaturas, a partir do seu smartphone. Assim, foi desenvolvida uma aplicação móvel, um website e uma plataforma de gestão, destinados a oficinas do ramo automóvel, utilizando tecnologias web e móveis da atualidade. O principal objetivo da plataforma e aplicação móvel desenvolvidas, e aqui descritas nesta dissertação, passa, não só pelo apoio na gestão de marcações de uma oficina automóvel, mas também, pelo proporcionar de uma maior ligação entre um cliente e uma oficina, através de uma aplicação móvel específica para o efeito. Durante o desenvolvimento, foi possível verificar através de testes de usabilidade e de experiência do utilizador, realizados a potenciais utilizadores da plataforma e da aplicação móvel, o sucesso das mesmas, junto destes, potenciando uma maior aproximação entre o cliente e a oficina.Nowadays the smartphone market has been growing in a very significant way, providing that each citizen can own at least one of these devices. In order to develop the project described in this dissertation, several automotive workshops were contacted in order to better understand their needs, at the level of optimization of its operating processes. As a result, it has been identified the need for a management platform that allows the workshop owner to manage the schedules of its customers and to enable them through a mobile application to request schedules as well as to consult the history of repair and service in their vehicles. A market research was carried out on the applications that could meet the needs of the workshops, and although the existing platforms already provide good performance, there is no ecosystem, with which it is possible for the workshop owner to manage the entire process schedules and the user have access to information about the various repair and service operations in their vehicles, from their smartphone. Thus, a mobile application, a website and a management platform, were developed for automotive workshops using web and mobile technologies. The main objective of the platform and mobile application, was the support of schedule management, but also providing a greater connection between a client and the workshop, through a specific mobile application for the purpose. During the development, it was possible to verify, through usability and user experience tests, the suitability of the developed products, enabling a closer relationship between the customer and the automotive workshop.2019-12-11T17:53:30Z2019-05-30T00:00:00Z2019-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2268TID:202334473porRibeiro, João António Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-11T08:13:11Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2268Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-11T08:13:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plataforma de gestão para oficinas |
title |
Plataforma de gestão para oficinas |
spellingShingle |
Plataforma de gestão para oficinas Ribeiro, João António Guimarães Smartphones Plataforma de gestão Aplicação móvel Website Ramo automóvel Management platform Mobile application Automotive workshops |
title_short |
Plataforma de gestão para oficinas |
title_full |
Plataforma de gestão para oficinas |
title_fullStr |
Plataforma de gestão para oficinas |
title_full_unstemmed |
Plataforma de gestão para oficinas |
title_sort |
Plataforma de gestão para oficinas |
author |
Ribeiro, João António Guimarães |
author_facet |
Ribeiro, João António Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, João António Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Smartphones Plataforma de gestão Aplicação móvel Website Ramo automóvel Management platform Mobile application Automotive workshops |
topic |
Smartphones Plataforma de gestão Aplicação móvel Website Ramo automóvel Management platform Mobile application Automotive workshops |
description |
Atualmente o mercado de smartphones tem vindo a crescer de um modo muito significativo, proporcionando ao cidadão possuir um destes dispositivos. De modo a desenvolver o projeto descrito nesta dissertação, foram contactadas diversas oficinas do ramo automóvel, no sentido de melhor compreender algumas das necessidades de otimização dos seus processos de funcionamento. Como resultado, foi identificado a necessidade de uma plataforma de gestão, que permita ao dono da oficina gerir as marcações dos seus clientes e que estes possam, através de uma aplicação móvel, solicitar pedidos de marcações e visualizar o histórico de intervenções nas suas viaturas. Foi efetuada uma pesquisa de mercado por aplicações que pudessem suprir as necessidades das oficinas, e apesar das plataformas existentes já proporcionarem um bom desempenho, verifica-se a inexistência de um ecossistema, no qual seja possível ao dono da oficina gerir todo o processo de marcações e ao utilizador ter acesso a informações relativas às diversas intervenções nas suas viaturas, a partir do seu smartphone. Assim, foi desenvolvida uma aplicação móvel, um website e uma plataforma de gestão, destinados a oficinas do ramo automóvel, utilizando tecnologias web e móveis da atualidade. O principal objetivo da plataforma e aplicação móvel desenvolvidas, e aqui descritas nesta dissertação, passa, não só pelo apoio na gestão de marcações de uma oficina automóvel, mas também, pelo proporcionar de uma maior ligação entre um cliente e uma oficina, através de uma aplicação móvel específica para o efeito. Durante o desenvolvimento, foi possível verificar através de testes de usabilidade e de experiência do utilizador, realizados a potenciais utilizadores da plataforma e da aplicação móvel, o sucesso das mesmas, junto destes, potenciando uma maior aproximação entre o cliente e a oficina. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11T17:53:30Z 2019-05-30T00:00:00Z 2019-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2268 TID:202334473 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2268 |
identifier_str_mv |
TID:202334473 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543273194979328 |