Auto-avaliação de uma escola secundária: aplicação do Modelo de Excelência da EFQM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4684 |
Resumo: | Num contexto em que a velocidade da mudança é exponencial e a reforma administrativa é imperiosa, a modernização dos sistemas de ensino constituise como basilar para a formação de alunos qualificados e bem preparados para os desafios que o futuro lhes colocará. Desta forma, o papel da avaliação e da auto-avaliação do desempenho das escolas ganha uma importância acrescida. Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Gestão Pública, pretende-se contribuir para essa discussão, apresentando uma experiência de interpretação e adaptação do modelo de excelência da EFQM. Este modelo, inicialmente concebido para avaliar o desempenho das organizações privadas, foi progressivamente adaptado e adoptado quer por organizações sem fins lucrativos, quer pelas organizações do sector público, com elevados impactos ao nível da gestão para a qualidade e da avaliação do desempenho organizacional. Neste sentido, recorrendo à metodologia de estudo de caso, propõe-se fazer uma interpretação e adaptação do modelo de excelência da EFQM a uma escola pública portuguesa, sem perder de vista a especificidade desta enquanto organização, com o objectivo fundamental de contribuir para a compreensão da forma como este modelo se pode aplicar numa escola pública, e o porquê de se proceder a esta aplicação. Equacionados vários factores e para além das limitações deste trabalho, foi possível concluir que a aplicação do modelo de excelência da EFQM, embora se tenha demonstrado um processo com alguma complexidade, fornece à escola um conjunto de ferramentas de grande utilidade para desencadear processos de melhoria da qualidade. Para além disso, e apesar de o grande beneficiário ser obviamente, a própria escola, também dela beneficiam os professores, pessoal não docente, bem como todos aqueles que de alguma forma, directa ou indirectamente, usufruem das actividades nela realizadas e dos serviços por ela prestados, sendo aqui de destacar pela sua óbvia importância, os alunos, principal razão de ser da própria escola. A aplicação do modelo requer, acima de tudo que os órgãos de gestão e administração escolar, e grande parte das pessoas que nela exercem as suas funções, estejam plenamente convencidas da necessidade de apostar na melhoria da qualidade e na utilização sistemática de processos de autoavaliação e gestão da mudança. |
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Auto-avaliação de uma escola secundária: aplicação do Modelo de Excelência da EFQMGestão públicaAdministração escolarAvaliação da educaçãoAuto-avaliação (grupos)Qualidade do ensinoMelhoria da educaçãoEscolas secundáriasNum contexto em que a velocidade da mudança é exponencial e a reforma administrativa é imperiosa, a modernização dos sistemas de ensino constituise como basilar para a formação de alunos qualificados e bem preparados para os desafios que o futuro lhes colocará. Desta forma, o papel da avaliação e da auto-avaliação do desempenho das escolas ganha uma importância acrescida. Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Gestão Pública, pretende-se contribuir para essa discussão, apresentando uma experiência de interpretação e adaptação do modelo de excelência da EFQM. Este modelo, inicialmente concebido para avaliar o desempenho das organizações privadas, foi progressivamente adaptado e adoptado quer por organizações sem fins lucrativos, quer pelas organizações do sector público, com elevados impactos ao nível da gestão para a qualidade e da avaliação do desempenho organizacional. Neste sentido, recorrendo à metodologia de estudo de caso, propõe-se fazer uma interpretação e adaptação do modelo de excelência da EFQM a uma escola pública portuguesa, sem perder de vista a especificidade desta enquanto organização, com o objectivo fundamental de contribuir para a compreensão da forma como este modelo se pode aplicar numa escola pública, e o porquê de se proceder a esta aplicação. Equacionados vários factores e para além das limitações deste trabalho, foi possível concluir que a aplicação do modelo de excelência da EFQM, embora se tenha demonstrado um processo com alguma complexidade, fornece à escola um conjunto de ferramentas de grande utilidade para desencadear processos de melhoria da qualidade. Para além disso, e apesar de o grande beneficiário ser obviamente, a própria escola, também dela beneficiam os professores, pessoal não docente, bem como todos aqueles que de alguma forma, directa ou indirectamente, usufruem das actividades nela realizadas e dos serviços por ela prestados, sendo aqui de destacar pela sua óbvia importância, os alunos, principal razão de ser da própria escola. A aplicação do modelo requer, acima de tudo que os órgãos de gestão e administração escolar, e grande parte das pessoas que nela exercem as suas funções, estejam plenamente convencidas da necessidade de apostar na melhoria da qualidade e na utilização sistemática de processos de autoavaliação e gestão da mudança.In a society where climbing seed changes are exponential and administrative improvement is urgent, new educational systems are becoming essential to form qualified and well-prepared students for future challenges. Thus, the assessment of all schools’ performances turns out to be extremely important. Whit this work, within Public Management Masters Degree, we intend to bring about this debate, by presenting a comprehension and adaptation from the EFQM Model. This model, initially intended to evaluate private organisations’ performances, was then adapted and adopted both by non-profitable organisations and public administration organisations, with deep impact on the management for quality and performance assessment. Following this line, and bearing in mind the study case methodology, an interpretation and adaptation of the EFQM Model will be carried out in a Portuguese Public School. However, we must not forget that a school is also an organisation, whose main goal is to help on the understanding of the use of this model in a public school and the reasons for that use. Focussing on several issues and beyond this work’s restrictions, we concluded that the use of the EFQM Model, although it is a tangled process, provides the school with vital tools to unchain improving procedures. Besides that, the school itself derives profit from this application and so the teachers, employees, the community and, above, the students because, without them, there would be no school. We can also say that the use of the model depends on the leadership and on the people who work at school, since they are the ones who need to be aware of the importance of higher quality and how self-assessment is important when it comes to innovation.Universidade de Aveiro2011-12-21T12:29:05Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4684porTavares, Maria do Rosário Pinheiro da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:36Zoai:ria.ua.pt:10773/4684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:34.851762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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