Cooperação Portugal – Guiné-Bissau: os projetos portugueses no sistema educativo guineense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Fara
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/1226
Resumo: Portugal, enquanto membro participante da Declaração do Milénio das Nações Unidas, econsciente da importância da concretização deste compromisso até ao prazo estipulado (2015),define a cooperação para o desenvolvimento como uma das prioridades da sua política externa.Em consequência do passado histórico comum, da predominância da língua portuguesa e daexistência de sistemas administrativos e legais muito semelhantes, a maior percentagem daajuda bilateral portuguesa destina-se aos PALOP e a Timor-Leste.O presente artigo pretende dar a conhecer e analisar os projetos de cooperação implementadospelo Estado português, essencialmente durante a última década, na área da educação, noterritório específico da Guiné-Bissau. Trata-se de perceber em que medida é que tais projetosinterferem no desenvolvimento do sistema educativo guineense em particular, e nodesenvolvimento da Guiné-Bissau em geral.
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