A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/66050 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação) |
id |
RCAP_1201f48334def96076a02558c07452d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66050 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoriaThe digital communication of the Rio Grande do Norte Federal University (UFRN) on the institutional Facebook: a case study and improvement proposalsJornalismoEngajamentoOn lineInteratividadeCompartilhamentoJournalismEngagementInteractivitySharingCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação)Apesar de intensos estudos revelando a importância da comunicação, ela é, muitas vezes, relegada, quando deveria ser usada, exatamente, como ferramenta de gestão. Em consonância com esse quadro, as reações dos usuários da internet aos conteúdos postados pelas organizações são aqui tomadas como objeto de estudo, visando aferir padrões de interação, engajamento e compartilhamento no tocante às informações postadas. A propagação de conteúdos institucionais, no formato de notícia em redes sociais, é observada como uma ação que confere possibilidade de um engajamento mais efetivo, atuação colaborativa e compartilhamento social. Compreende-se as redes sociais da internet como fenômenos midiáticos distintos dos meios de comunicação de massa ao oportunizar, principalmente, maior interatividade entre produção e recepção. O estudo é efetivado com foco na comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que, também, utiliza essas plataformas e disponibiliza uma página (Fan Page), no Facebook, que congrega mais de 42.000 (quarenta e dois mil) seguidores. O objetivo é que, com base nos dados obtidos neste estudo e posterior análise seja elaborado o desenho de um projeto de ação para a Agência de Comunicação da UFRN (Agecom), visando à melhoria da visibilidade da instituição. Para alcançar esse objetivo, foram analisadas as interações dos internautas na Fan Page da UFRN no Facebook, durante o período de novembro de 2018 a maio de 2019. Com a análise dessas interações e, percebendo os tipos de conteúdos que geram um maior compartilhamento, e consequentemente, uma maior visibilidade da instituição, foi possível delinear o desenho de um plano de ação para melhorar a comunicação digital no Facebook institucional da UFRN.Despite many studies showing the importance of communication, it is often highlighted in the background, when it should be used precisely as a management tool. Within this scenario, the reactions of internet users to content posted by organizations are taken here as an object of study, to gauge patterns of interaction, engagement, and sharing regarding the information displayed. The propagation of institutional content in the format of news on social networks is observed as an action that gives the possibility of greater engagement, collaborative work, and social sharing. Virtual social networks are understood as media phenomena distinct from mass media, mainly by allowing greater interactivity between production and reception. The study is conducted with a focus on communication from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) which also uses these platforms and provides a page (Fan Page) on Facebook, which congregates more than 42,000 (forty-two thousand) followers. The purpose of this study is, from the data obtained and their subsequent analysis, to elaborate the design of an action project for the Communication Agency of UFRN (Agecom), aiming at improving the visibility of the institution. To reach this goal, we analyzed the interactions of Internet users on the UFRN Facebook Fan Page, from November 2018 to May 2019. With the analysis of these interactions and realizing which types of content generate greater sharing and, consequently, greater visibility of the institution, it was possible to outline the design of an action plan to improve digital communication on UFRN's institutional Facebook.Mota-Ribeiro, SilvanaCosta, José Zilmar Alves daUniversidade do MinhoPorto, Antonio Carlos Farache20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/66050por202500535info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/66050Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:48.390340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria The digital communication of the Rio Grande do Norte Federal University (UFRN) on the institutional Facebook: a case study and improvement proposals |
title |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria |
spellingShingle |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria Porto, Antonio Carlos Farache Jornalismo Engajamento On line Interatividade Compartilhamento Journalism Engagement Interactivity Sharing Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria |
title_full |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria |
title_fullStr |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria |
title_full_unstemmed |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria |
title_sort |
A comunicação digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Facebook institucional: um estudo de caso e propostas de melhoria |
author |
Porto, Antonio Carlos Farache |
author_facet |
Porto, Antonio Carlos Farache |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota-Ribeiro, Silvana Costa, José Zilmar Alves da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Antonio Carlos Farache |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jornalismo Engajamento On line Interatividade Compartilhamento Journalism Engagement Interactivity Sharing Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Jornalismo Engajamento On line Interatividade Compartilhamento Journalism Engagement Interactivity Sharing Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Investigação) |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/66050 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/66050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202500535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132224338001920 |