A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobreira, Patrícia Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32887
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
id RCAP_120540e92a8fa9090d820f7ce6fb9f9b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de ValparaísoEscola de Arquitectura e Desenho de ValparaísoArquitectura, ensino, ChileDissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraArquitectura aprende-se viajando, conhecendo e vivendo o mundo. Arquitectura vive-se construindo, integrando-se o arquitecto e a sua obra na cidade. A Escola de Arquitectura e Desenho, PUCV, no Chile, apresenta-nos uma pedagogia radical, dotada de uma sensibilidade poética muito específica. Uma das particularidades desta Escola tão especial é a experiência das suas «Travesías», viagens poéticas arquitectónicas, em toda a América Latina, que permitem ao aluno concretizar todos os ideais desta Escola, numa experiência que partilha vida, trabalho e estudo. Esta Dissertação pretende dar a conhecer o método de ensino experimental desta Escola, que vive a arquitectura a partir do acto poético, com especial enfoco nas viagens realizadas, que resumem a pedagogia da Escola de uma forma prática e real, investigando a percepção que o aluno tem da arquitectura enquanto actividade eminentemente cultural. Ideologicamente, averiguar-se-á como é que estas viagens contribuem no sentido teórico e prático para a construção desta ideia de Escola, procurando a especificidade pedagógica desta experiência, aqui transformada em método de ensino. Em suma, pretende-se examinar a correlação entre as Travesías e o conceito lato da Escola de Valparaíso; a correspondência entre as diversas valências desta prática instrumental e forma de projectar do aluno, evidenciando o valor da Obra realizada por si. Numa extensão mais abrangente e de índole pessoal, indagar-se-á igualmente as influências desta experiência na sua própria vida, como aluno, como arquitecto, como pessoa, descobrindo o valor da descoberta a partir da Viagem em Arquitectura.Architecture is learnt by travelling, knowing and living the world. Architecture is lived by building, integrating the architect and his/her work in the city. The School of Architecture and Design, in Chile, introduces a radical pedagogy, given that it has a very specific poetic sensitivity. One of the features of this singular School is the experience of its “Travesías” (crossing), architectonic poetic journeys, throughout Latin America, which allow the student to materialize all the School’s ideals, in an experience that shares life, work and study. This Thesis intends to introduce the School’s experimental teaching method, which understands architecture from the poetic act, giving special highlight to the journeys undertaken since they summarize the School’s pedagogy from a real and practical point of view. They look into the student’s perception of architecture as a dominant cultural activity. Ideologically, an analysis will be done on how these trips contribute in a practical and theoretical sense for the construction of this idea of School, searching for the pedagogic specificity of this experience, which becomes method here. To sum up, the thesis pretends to study the correlation between “Travesías” and the broad concept of Valparaíso School; the correspondence between the different views of this instrumental practice and the way the students’ design will be established, showing the value of their Works. In a larger and personal extension, the influence of this experience on life itself will be investigated as well, as a student, as an architect, as a person, unfolding the value of the discovery from a Journey in Architecture.2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32887http://hdl.handle.net/10316/32887porSobreira, Patrícia Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:54:46.890879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
title A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
spellingShingle A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
Sobreira, Patrícia Santos
Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
Arquitectura, ensino, Chile
title_short A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
title_full A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
title_fullStr A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
title_full_unstemmed A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
title_sort A viagem poética como pedagogia : travesías da Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
author Sobreira, Patrícia Santos
author_facet Sobreira, Patrícia Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobreira, Patrícia Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
Arquitectura, ensino, Chile
topic Escola de Arquitectura e Desenho de Valparaíso
Arquitectura, ensino, Chile
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32887
http://hdl.handle.net/10316/32887
url http://hdl.handle.net/10316/32887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133834881531904