Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barata, Sofia Ferreira Perdigoto Garcia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/25039
Resumo: Limitadas por recursos escassos, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma maior pressão para garantir uma posição competitiva no mercado global, marcado pelo galopante avanço tecnológico e pelo contexto pandémico. Como tal, o desenvolvimento de plataformas de comércio eletrónico com recurso à artificial intelligence (AI) em contextos ágeis tem sido cada vez maior. Por um lado, a AI permite um maior tratamento de dados e a criação de modelos de projeção. Por outro lado, a adoção de métodos ágeis assegura uma maior gestão da imprevisibilidade e adaptação às novas exigências de mercado. Verificando-se um reduzido número de estudos que abrangem as três áreas acima mencionadas, propõe-se a criação de um novo modelo que identifique os determinantes que favorecem ou inibem o desenvolvimento do comércio eletrónico, da AI e dos métodos ágeis em PMEs. Este será suportado pela aplicação de técnicas de mapeamento cognitivo, através da abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA), juntamente com a técnica DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), procurando extrair um conjunto de recomendações que permita às PMEs adquirir uma posição competitiva no mercado global.
id RCAP_120a74a13fd7de2402149417df3fb71f
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25039
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEsInteligência artificialComércio eletrónico -- E-commerceDEMATELMapa cognitivoMCDAMétodos ágeisSODATecnologiaArtificial IntelligenceCognitive mappingAgile methodsTechnologyLimitadas por recursos escassos, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma maior pressão para garantir uma posição competitiva no mercado global, marcado pelo galopante avanço tecnológico e pelo contexto pandémico. Como tal, o desenvolvimento de plataformas de comércio eletrónico com recurso à artificial intelligence (AI) em contextos ágeis tem sido cada vez maior. Por um lado, a AI permite um maior tratamento de dados e a criação de modelos de projeção. Por outro lado, a adoção de métodos ágeis assegura uma maior gestão da imprevisibilidade e adaptação às novas exigências de mercado. Verificando-se um reduzido número de estudos que abrangem as três áreas acima mencionadas, propõe-se a criação de um novo modelo que identifique os determinantes que favorecem ou inibem o desenvolvimento do comércio eletrónico, da AI e dos métodos ágeis em PMEs. Este será suportado pela aplicação de técnicas de mapeamento cognitivo, através da abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA), juntamente com a técnica DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), procurando extrair um conjunto de recomendações que permita às PMEs adquirir uma posição competitiva no mercado global.Constrained by scarce resources, SMEs face a great deal of pressure to maintain a competitive position in the global market, especially during the Covid-19 pandemic. As such, e-commerce platforms using Artificial Intelligence (AI) with agile methodology have been thriving. On the one hand, AI allows for better data processing and the creation of forecasting models. On the other hand, agile adoption ensures a management improvement over uncertainty and a better adaptation to new market requirements. Considering the limited number of studies that cover these three knowledge fields, we propose the creation of a new model to identify determinants that favor or inhibit the development of e-commerce, AI and agile methods in SMEs. This model will be developed using cognitive mapping techniques, based on the Strategic Options Development and Analysis (SODA) approach, and the DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) technique. The aim is to retrieve a set of recommendations that will allow SMEs to acquire competitive positions in the global market.2024-03-08T00:00:00Z2022-03-09T00:00:00Z2022-03-092022-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/25039TID:202960706porBarata, Sofia Ferreira Perdigoto Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-07T03:28:17Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/25039Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-07T03:28:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
title Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
spellingShingle Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
Barata, Sofia Ferreira Perdigoto Garcia
Inteligência artificial
Comércio eletrónico -- E-commerce
DEMATEL
Mapa cognitivo
MCDA
Métodos ágeis
SODA
Tecnologia
Artificial Intelligence
Cognitive mapping
Agile methods
Technology
title_short Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
title_full Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
title_fullStr Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
title_full_unstemmed Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
title_sort Identificação e análise causal de determinantes de inteligência artificial, comércio eletrónico e métodos ágeis em PMEs
author Barata, Sofia Ferreira Perdigoto Garcia
author_facet Barata, Sofia Ferreira Perdigoto Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barata, Sofia Ferreira Perdigoto Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Comércio eletrónico -- E-commerce
DEMATEL
Mapa cognitivo
MCDA
Métodos ágeis
SODA
Tecnologia
Artificial Intelligence
Cognitive mapping
Agile methods
Technology
topic Inteligência artificial
Comércio eletrónico -- E-commerce
DEMATEL
Mapa cognitivo
MCDA
Métodos ágeis
SODA
Tecnologia
Artificial Intelligence
Cognitive mapping
Agile methods
Technology
description Limitadas por recursos escassos, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma maior pressão para garantir uma posição competitiva no mercado global, marcado pelo galopante avanço tecnológico e pelo contexto pandémico. Como tal, o desenvolvimento de plataformas de comércio eletrónico com recurso à artificial intelligence (AI) em contextos ágeis tem sido cada vez maior. Por um lado, a AI permite um maior tratamento de dados e a criação de modelos de projeção. Por outro lado, a adoção de métodos ágeis assegura uma maior gestão da imprevisibilidade e adaptação às novas exigências de mercado. Verificando-se um reduzido número de estudos que abrangem as três áreas acima mencionadas, propõe-se a criação de um novo modelo que identifique os determinantes que favorecem ou inibem o desenvolvimento do comércio eletrónico, da AI e dos métodos ágeis em PMEs. Este será suportado pela aplicação de técnicas de mapeamento cognitivo, através da abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA), juntamente com a técnica DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL), procurando extrair um conjunto de recomendações que permita às PMEs adquirir uma posição competitiva no mercado global.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09T00:00:00Z
2022-03-09
2022-03
2024-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/25039
TID:202960706
url http://hdl.handle.net/10071/25039
identifier_str_mv TID:202960706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546476690079744