Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grilo, Ricardo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/12629
Resumo: A realização de atividades práticas em contexto laboratorial desempenha um papel essencial no ensino das engenharias e de outras áreas científicas. Neste sentido, os laboratórios remotos e virtuais estão a ganhar importância e destaque nas escolas e universidades, pois permitem a redução de custos em equipamentos e manutenção, possibilitam a realização de experiências práticas no ensino à distância e permitem a partilha de recursos entre instituições de ensino. Todavia, a avaliação e acompanhamento de atividades em contextos não tradicionais é um processo complexo e demorado, que traz novos desafios para os professores. Facto que pode limitar a adoção generalizada deste tipo de ferramentas. A presente dissertação descreve o processo de análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um laboratório remoto para o ensino de redes de computadores, integrado com a plataforma Inven!RA. Esta, permite a recolha de analytics relevantes durante a realização de planos de atividades, possibilitando assim, que os professores consultem dashboards de acompanhamento que os auxiliem no processo de avaliação da sua intervenção pedagógica, de acordo com o progresso dos alunos, num ambiente integrado com uma plataforma de e-learning. Os resultados obtidos revelam que o protótipo do laboratório criado, permite o desenvolvimento de diversas atividades de redes de computadores, oferece um contributo efetivo ao acompanhamento dos alunos por parte dos professores, acolhe novas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e promove metodologias ativas de aprendizagem.
id RCAP_120bda600d839d82b4558ce03af403fd
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learningLaboratórios remotosEnsino a distânciaRedes de computadoresAmbientes de aprendizagem interativosRemote laboratoriesDistance learningComputer networkInteractive learning environmentsODS::04:Educação de QualidadeODS::09:Indústria, Inovação e InfraestruturasA realização de atividades práticas em contexto laboratorial desempenha um papel essencial no ensino das engenharias e de outras áreas científicas. Neste sentido, os laboratórios remotos e virtuais estão a ganhar importância e destaque nas escolas e universidades, pois permitem a redução de custos em equipamentos e manutenção, possibilitam a realização de experiências práticas no ensino à distância e permitem a partilha de recursos entre instituições de ensino. Todavia, a avaliação e acompanhamento de atividades em contextos não tradicionais é um processo complexo e demorado, que traz novos desafios para os professores. Facto que pode limitar a adoção generalizada deste tipo de ferramentas. A presente dissertação descreve o processo de análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um laboratório remoto para o ensino de redes de computadores, integrado com a plataforma Inven!RA. Esta, permite a recolha de analytics relevantes durante a realização de planos de atividades, possibilitando assim, que os professores consultem dashboards de acompanhamento que os auxiliem no processo de avaliação da sua intervenção pedagógica, de acordo com o progresso dos alunos, num ambiente integrado com uma plataforma de e-learning. Os resultados obtidos revelam que o protótipo do laboratório criado, permite o desenvolvimento de diversas atividades de redes de computadores, oferece um contributo efetivo ao acompanhamento dos alunos por parte dos professores, acolhe novas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e promove metodologias ativas de aprendizagem.The realization of practical activities in a laboratory context plays an essential role in the education of engineering and other scientific areas. The use of remote and virtual laboratories has become increasingly popular solutions in schools and universities. Its use allows for a reduction in equipment and maintenance costs, makes it possible to carry out practical experiences in distance learning contexts and allows the sharing of resources between educational institutions. However, the evaluation and monitoring of activities in non-traditional contexts is a complex and time-consuming process, which brings new challenges for instructors. This fact may limit the widespread adoption of this type of tools. This dissertation describes the process of analysis, design, development and evaluation of a prototype for a remote laboratory for computer network education, integrated with the Inven!RA platform. This enables the collection of relevant analytics during the execution of activity plans, which allows teachers to consult monitoring dashboards that helps them in the process of evaluating their pedagogical intervention, according to the student’s progress, in an integrated environment with an e-learning platform. The obtained results reveal that the created prototype of the laboratory, allows the development of several activities for computer networks, offers an effective contribution to the monitoring of students by instructors, welcomes new dynamics of work inside and outside the classroom and promotes active learning methodologies.Morgado, LeonelBaptista, Ricardo José VieiraRepositório AbertoGrilo, Ricardo2022-11-23T10:42:06Z2022-11-112022-11-232022-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/12629TID:203143531porGrilo, Ricardo - Laboratórios remotos [Em linha]: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning. [S.l.]: [s.n.], 2022. 233 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:43:17Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/12629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:51:51.127691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
title Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
spellingShingle Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
Grilo, Ricardo
Laboratórios remotos
Ensino a distância
Redes de computadores
Ambientes de aprendizagem interativos
Remote laboratories
Distance learning
Computer network
Interactive learning environments
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
title_short Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
title_full Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
title_fullStr Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
title_full_unstemmed Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
title_sort Laboratórios remotos: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning
author Grilo, Ricardo
author_facet Grilo, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Leonel
Baptista, Ricardo José Vieira
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Grilo, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratórios remotos
Ensino a distância
Redes de computadores
Ambientes de aprendizagem interativos
Remote laboratories
Distance learning
Computer network
Interactive learning environments
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
topic Laboratórios remotos
Ensino a distância
Redes de computadores
Ambientes de aprendizagem interativos
Remote laboratories
Distance learning
Computer network
Interactive learning environments
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
description A realização de atividades práticas em contexto laboratorial desempenha um papel essencial no ensino das engenharias e de outras áreas científicas. Neste sentido, os laboratórios remotos e virtuais estão a ganhar importância e destaque nas escolas e universidades, pois permitem a redução de custos em equipamentos e manutenção, possibilitam a realização de experiências práticas no ensino à distância e permitem a partilha de recursos entre instituições de ensino. Todavia, a avaliação e acompanhamento de atividades em contextos não tradicionais é um processo complexo e demorado, que traz novos desafios para os professores. Facto que pode limitar a adoção generalizada deste tipo de ferramentas. A presente dissertação descreve o processo de análise, conceção, desenvolvimento e avaliação de um protótipo de um laboratório remoto para o ensino de redes de computadores, integrado com a plataforma Inven!RA. Esta, permite a recolha de analytics relevantes durante a realização de planos de atividades, possibilitando assim, que os professores consultem dashboards de acompanhamento que os auxiliem no processo de avaliação da sua intervenção pedagógica, de acordo com o progresso dos alunos, num ambiente integrado com uma plataforma de e-learning. Os resultados obtidos revelam que o protótipo do laboratório criado, permite o desenvolvimento de diversas atividades de redes de computadores, oferece um contributo efetivo ao acompanhamento dos alunos por parte dos professores, acolhe novas dinâmicas de trabalho dentro e fora da sala de aula e promove metodologias ativas de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-23T10:42:06Z
2022-11-11
2022-11-23
2022-11-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/12629
TID:203143531
url http://hdl.handle.net/10400.2/12629
identifier_str_mv TID:203143531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Grilo, Ricardo - Laboratórios remotos [Em linha]: interação remota com braços robóticos e integração com plataformas de e-learning. [S.l.]: [s.n.], 2022. 233 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135110799294464